Eclipse Solar de 14 de Outubro 2023. Veja onde poderá ser visto no Brasil

Um dos principais eventos astronômicos de 2023, o eclipse anular do Sol que acontece no dia 14 de outubro será visível em todo o Brasil, de forma parcial ou total, dependendo da região. Será uma grande oportunidade de observá-lo, pois na última vez em que ele ocorreu, em 2021, foi registrado apenas na região do Ártico.

No sábado, 14 de outubro de 2023, o eclipse solar anular cruzará as Américas do Norte, Central e do Sul. Será visível em partes dos Estados Unidos, México e muitos países da América do Sul e Central. Incluindo o Brasil.

Fonte: Simulação NASA/Wikipedia

Também conhecido como “anel de fogo”, o fenômeno raro acontece quando a Terra, o Sol e a Lua se alinham, da mesma forma que no eclipse total. Mas em algumas ocasiões, o satélite natural pode estar mais distante para cobrir completamente o disco solar.

Neste caso, a borda do Sol fica parcialmente visível para qualquer pessoa na superfície terrestre dentro do caminho percorrido pelo astro, ganhando a aparência de um anel de luz no céu diurno. Vem daí o outro nome dado ao fenômeno, que não chega a transformar o dia em noite.

Veja abaixo onde será visível e o percentual do sol que estará encoberto:

Fonte: NASA

Por volta das 16h48 (horário de Brasília), o fenômeno inicia a sua jornada final, que se encerrará ao pôr do Sol, em mar aberto

Como observar o eclipse com segurança?

Observar um eclipse solar é uma experiência incrível e única, mas é importante fazê-lo com segurança. Nunca olhe diretamente para o sol, mesmo durante um eclipse. A luz solar pode danificar seus olhos permanentemente.

A maneira mais segura e econômica de observar um eclipse solar é usando uma máscara de soldador, um óculos de papel+polímero escuro (compre o seu com antecedência)

Veja mais dicas de como observar com segurança

O grande eclipse de 2024

eclipse solar de 8 de abril de 2024 será um eclipse solar total, que será visível em toda América do Norte é apelidado como o Grande Eclipse da América do Norte por alguns meios de comunicação. Se você estiver na América do norte neste dia, será um grande evento astronômico!

Fonte: Nasa/Wikipedia
Gostou? Compartilhe

18 Comments on “Eclipse Solar de 14 de Outubro 2023. Veja onde poderá ser visto no Brasil”

    1. Gostei apesar de ser coisa que nao estao ao nosso poder de saber tudo , mas eu gosto . Eu gostaria de ver as chuva de meteoro mas nuca vi sai pra fora nuca vejo sou de fortaleza

  1. Boa noite .
    Vai ser bem visível para o Est.Esp.Santo?
    Anciosa pra ver☺️.
    Acho muito interessante ,e mais ainda a inteligência dos estudiosos nessa área, admiro muito .
    Abraço.

  2. É apenas um avento natural que ocorre todo ano, só muda as regiões que conseguem observar…..não tem nada de “AVISO”… isso é papinho de fanático religioso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *