Eclipse Solar de 14 de Outubro 2023. Veja onde poderá ser visto no Brasil

Um dos principais eventos astronômicos de 2023, o eclipse anular do Sol que acontece no dia 14 de outubro será visível em todo o Brasil, de forma parcial ou total, dependendo da região. Será uma grande oportunidade de observá-lo, pois na última vez em que ele ocorreu, em 2021, foi registrado apenas na região do Ártico.

No sábado, 14 de outubro de 2023, o eclipse solar anular cruzará as Américas do Norte, Central e do Sul. Será visível em partes dos Estados Unidos, México e muitos países da América do Sul e Central. Incluindo o Brasil.

Fonte: Simulação NASA/Wikipedia

Também conhecido como “anel de fogo”, o fenômeno raro acontece quando a Terra, o Sol e a Lua se alinham, da mesma forma que no eclipse total. Mas em algumas ocasiões, o satélite natural pode estar mais distante para cobrir completamente o disco solar.

Neste caso, a borda do Sol fica parcialmente visível para qualquer pessoa na superfície terrestre dentro do caminho percorrido pelo astro, ganhando a aparência de um anel de luz no céu diurno. Vem daí o outro nome dado ao fenômeno, que não chega a transformar o dia em noite.

Veja abaixo onde será visível e o percentual do sol que estará encoberto:

Fonte: NASA

Por volta das 16h48 (horário de Brasília), o fenômeno inicia a sua jornada final, que se encerrará ao pôr do Sol, em mar aberto

Como observar o eclipse com segurança?

Observar um eclipse solar é uma experiência incrível e única, mas é importante fazê-lo com segurança. Nunca olhe diretamente para o sol, mesmo durante um eclipse. A luz solar pode danificar seus olhos permanentemente.

A maneira mais segura e econômica de observar um eclipse solar é usando uma máscara de soldador, um óculos de papel+polímero escuro (compre o seu com antecedência)

Veja mais dicas de como observar com segurança

O grande eclipse de 2024

eclipse solar de 8 de abril de 2024 será um eclipse solar total, que será visível em toda América do Norte é apelidado como o Grande Eclipse da América do Norte por alguns meios de comunicação. Se você estiver na América do norte neste dia, será um grande evento astronômico!

Fonte: Nasa/Wikipedia
Gostou? Compartilhe

18 Comentários em “Eclipse Solar de 14 de Outubro 2023. Veja onde poderá ser visto no Brasil”

  1. É apenas um avento natural que ocorre todo ano, só muda as regiões que conseguem observar…..não tem nada de “AVISO”… isso é papinho de fanático religioso

  2. Boa noite .
    Vai ser bem visível para o Est.Esp.Santo?
    Anciosa pra ver☺️.
    Acho muito interessante ,e mais ainda a inteligência dos estudiosos nessa área, admiro muito .
    Abraço.

    1. Gostei apesar de ser coisa que nao estao ao nosso poder de saber tudo , mas eu gosto . Eu gostaria de ver as chuva de meteoro mas nuca vi sai pra fora nuca vejo sou de fortaleza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *