Exército disponibiliza todo o acervo de cartas topográficas para visualização e download

Através do BDGEX Mobile da Diretoria de Serviço Geográfico (DSG) do Exército Brasileiro, o exército colocou todo o acervo de cartas topográficas (a maioria elaborada nos anos 70) para acesso livre. O Webmap mostra na tela do seu smartphone, tablet ou computador a carta topográfica de maior escala disponível para cada localização do território nacional, podendo ainda mostrar sua posição via GPS do aparelho.

Porém sem um cadastro de vários níveis, nem todas as informações estão disponíveis para download. Neste post você verá como acessar, cadastrar e baixar os dados.

Como Acessar via WMS no QGIS?

Não é preciso baixar nenhum aplicativo, basta acessar via navegador do mobile usando o link: https://bdgex.eb.mil.br/bdgex/mobile/ ou acessar este link para uso no desktop: https://bdgex.eb.mil.br .

Veja no vídeo abaixo como acessar os dados das cartas do exército em WMS/WMTS diretamente no QGIS (ou ArcGIS):

Link WMS: http://bdgex.eb.mil.br/mapcache

Download, mais Informações e data das Cartas?

Para acessar data de conclusão da carta, escala, nomenclatura, metadados e outros, pesquise aqui pelo seu município e veja na listagem o resultado. (É preciso estar logado. Crie uma conta grátis aqui)

  • Como você pode ver na sessão “Níveis de acesso” abaixo, praticamente só as cartas 1:250 mil matriciais e vetoriais estão disponíveis para qualquer visitante baixar.
exercito_baixar_cartas-matriciais
Como buscar e baixar as cartas em formato Tiff se você tem acesso nível 1 ou 2 – Clique aqui para buscar e na imagem para ampliar

Níveis de Acesso

Nem todo mundo terá acesso a todos os dados. Certamente o Exército não deixa tão fácil obter estes dados. As permissões para pesquisar, visualizar, abrir e baixar são de acordo com a tabela a seguir:

Fonte: Site do Exército, adaptado

Basicamente os níveis são: (veja mais detalhes aqui)

  • Nível 1: Visitante, sem cadastro, qualquer pessoa.
  • Nível 2: Cadastrados no sistema BDGEx, sem comprovação documental (cadastre aqui)
  • Nível 3: Militares com endereço de email mil.br (comprovação documental necessária)
  • Nível 4: Profissionais de órgãos públicos, militares com liberação necessária via ofício do diretor da instituição.

As cartas 1:250 mil

Segundo o exército, a base cartográfica vetorial na escala 1:250.000 foi elaborada no ano de 1999 com o seguinte processo:

a- Digitalização matricial dos originais cartográficos das cartas topográficas, em meio analógico, na escala 1:250.000;

b- Georreferenciamento e vetorização com procedimentos semi automatizados;

c- Atualização SEM COMPROVAÇÃO DE CAMPO com imagens Landsat5.

A maior parte das cartas topográficas que constituíam a base cartográfica original foi produzida há mais de 30 anos, através da generalização das folhas 1:100.000, utilizando os procedimentos e tecnologias disponíveis na época. Este fato, conciliado com: os erros inerentes à conversão para o meio digital; o periodo transcorrido desde a atualização, agravado pela falta de recursos para a comprovação de campo, conduziram o grupo de controle de qualidade da DSG a classificar esta base com PEC-PCD categoria “d” (maiores informações sobre a classificação consultar ET-ADGV ver 2.1.3)

Em face do exposto, esta base é indicada APENAS para utilização em caráter ilustrativo ou para aplicações que não demandem uma base atualizada e cuja acurácia não necessite ser superior a da escala 1:500.000. (Fonte: Exército)

DSGTools -Plugin para QGIS

Dia 18 de outubro de 2019 foi lançada a versão 4.0 do plugin DSGTools, disponível para os usuários do QGIS 3 a partir de 20 de outubro.

O DSGTools é o conjunto de funcionalidades de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) desenvolvidos pela Diretoria de Serviço Geográfico do Exército Brasileiro (DSG) para atender às demandas de suas linhas de produção cartográfica. A aplicação é utilizada sob a forma de um complemento ao QGIS, software livre de SIG.

Um dos requisitos do projeto DSGTools é utilizar as versões estáveis mais recentes do QGIS. Com o lançamento da nova versão LTR (long term release) do QGIS (QGIS 3.4 Madeira) foram implementadas diversas alterações da API (application programming interface) dos plugins, com destaque para atualização das tecnologias do PyQt 5 e Python 3. Essas melhorias trouxeram melhorias de desempenho e novas funcionalidades, porém exigiram uma reengenharia dos plugins da versão anterior (QGIS 2).

Site do Plugin: http://plugins.qgis.org/plugins/DsgTools/

Tutoriais da BDGEx

A DSG disponibilizou novos tutoriais, entre eles os de uso dos serviços OGC do BDGEx e os sobre as novas funcionalidades recentemente adicionadas.

Cartas em kmz no Google Earth

Cartas 1:50 mil do estado do Rio Grande do Sul em kmz

Posts Relacionados

Vem ai o Georreferenciamento Urbano Brasileiro
Georeferenciamento | GERAL | GIS
Vem ai o Georreferenciamento Urbano Brasileiro

Acaba de ser publicada um decreto-lei que institui a Regularização Fundiária Urbana no Brasil – REURB. Objetivos   O Decreto 9310 que você pode ler clicando aqui, estabelece a: Demarcação urbanística – procedimento destinado a identificar os imóveis públicos e privados abrangidos pelo núcleo urbano informal e a …

Gostou? Compartilhe

7 Comentários em “Exército disponibiliza todo o acervo de cartas topográficas para visualização e download”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *