Como se livrar de micro polígonos em bases de dados GIS?

Os micropolígonos ou slivers em inglês, são geralmente pequenos polígonos vetoriais e que não representam feições mas são resultantes de operações de geoprocessamento como ferramentas de análise de sobreposição, Merge, Split, Intersect ou Union.

Os micro polígonos normalmente têm uma área muito menor que o perímetro médio dos outros polígonos. A verificação e correção destes problemas pode ser trabalhoso, demorado e tedioso, mas existe uma ferramenta que pode ajudar. A ELIMINATE do ArcGIS PRO e ArcMap:

A Eliminate Tool


Eliminate mescla os micro polígonos com polígonos vizinhos que possuem a maior área ou a borda compartilhada mais longa. Eliminate é freqüentemente usado para remover pequenos polígonos que são o resultado de operações de sobreposição, como aquelas executadas pelas ferramentas Intersect e Union.

Uso


As características que serão eliminadas são determinadas por uma seleção aplicada a uma camada de polígono. A seleção deve ser determinada em uma etapa anterior usando a ferramenta Selecionar Camada por Atributo ou a ferramenta Selecionar Camada por Localização, ou consultando uma camada em um mapa.

A ferramenta Eliminate pode não eliminar todos os recursos selecionados, dependendo do seu conjunto de dados. As feições selecionadas não podem ser mescladas com uma feição vizinha selecionada. Por exemplo, uma feição selecionada que está rodeada por outras feições selecionadas, ou apenas bordas em outras feições selecionadas não podem ser mescladas. Para eliminar as feições selecionadas que não foram mescladas, selecione as feições novamente e execute a ferramenta novamente.

Uma feição selecionada que não tem feições vizinhas com um limite comum não pode ser mesclada.

O parâmetro Input Layer deve incluir uma seleção; caso contrário, a ferramenta falhará.

Os parâmetros Expressão de Exclusão e Camada de Exclusão não são mutuamente exclusivos e podem ser usados juntos para fornecer controle total sobre o que é eliminado.

Disponível com licença avançada.

Exemplo em Python ArcPy
import arcpy
arcpy.env.workspace = "C:/data/Portland.gdb/Census"
arcpy.MakeFeatureLayer_management("blockgrp", "blocklayer")
arcpy.SelectLayerByAttribute_management("blocklayer", "NEW_SELECTION", 
                                        '"Area_Sq_Miles" < 0.15')
arcpy.Eliminate_management("blocklayer", "C:/output/output.gdb/eliminate_output", 
                           "LENGTH", '"OBJECTID" = 9')

Fonte: https://desktop.arcgis.com/en/arcmap/latest/tools/data-management-toolbox/eliminate.htm

Gostou? Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *