Software mais utilizados pelo setor florestal

Esta é uma página voltada a divulsgação dos softwares mais utilizados pelos profissionais da Eng. Florestal no mercado atualmente (Chamado TI Florestal). Utilitários, GIS, processadores de Inventário, gerenciadores diversos, aplicativos para dispositivos móveis e diversos outros.

Dica: Para indicar um software FLORESTAL para integrar esta lista, preencha o formulário no final desta página e nos envie.

Mobile

Nome: ArcPAD (já sem suporte oficial) 

Descrição: Software da família Esri para dispositivos com windows mobile. Faz captura de dados GPS, pós processa com auxílio de extensões, além de permitir edição de shapefiles em campo, tomada de fotos georreferenciadas dentre outros. Roda em equipamentos com Windows Mobile portanto não é mais recomendado pela ESRI, sendo aos poucos substituído pelo Collector for ArcGIS.
Licenciamento:
Comercial (em torno de U$ 700). Versão demo fecha a cada 20 minutos.
Links de Referência: 

http://www.esri.com/software/arcgis/arcpad/evaluate.html
*A ESRI possui agora um pacote de 4 aplicativos mobile oficiais: Explorer, Survey123, Collector e Workforce for ArcGIS


Nome:  ArcGIS Field Maps app

Descrição:  O mais novo aplicativo da ESRI para utilizar mapas em campo, junta os dois aplicativos já existentes – Collector e Explorer . Use mapas em qualquer lugar para fundamentar seus dados, fazer observações e responder a eventos. 
Características: – Coletar e atualizar dados usando o mapa ou o GPS – Baixar mapas para o seu dispositivo e trabalhar offline – Coletar pontos, linhas, áreas e dados relacionados – Preencher formulários fáceis de usar e orientados por mapa – Anexar fotos aos seus recursos – Usar receptores de GPS de nível profissional – Procurar lugares e características – Acompanhar e relatar onde você estevir, etc. Tudo isso com suporte a carga de dados offline, basemaps tpk e vetores mmpk.
Licenciamento: 
Gratuito, porém para criar mapas para ele é preciso ArcGIS PRO ou ArcGIS online.

  • Leia nosso post sobre o aplicativo aqui

Links de Referência: https://www.esri.com/en-us/arcgis/products/arcgis-field-maps/overviewPara Android


NomeLocus GIS – land survey, data collection, SHP edit 

Descrição: Aplicativo Android de SIG profissional para trabalhar com dados geográficos em campo. Permite a coleta e a visualização de dados. Todos os seus recursos estão disponíveis em uma ampla seleção dos melhores mapas online e offline do mundo.

Licenciamento: Gratuito (in-app purchase)

Links de ReferênciaGoogle Play


NomeAvenza Maps (antigo PDF Maps)

DescriçãoO aplicativo PDFMaps é um leitor de PDF geoespacial (GeoPDF®) e leitor de mapas em GeoTIFF para smartphones e tablets Windows, iOS e Android, permitindo navegar e ver sua posição sobre os  seus mapas proprietários (limitado a 3) ou baixados da Avenza Store.
Em 2017 a Avenza limitou o uso da versão grátis a apenas 3 mapas. Para usar qualquer quantidade de mapas agora é preciso pagar U$ 30 ao ano.
Licenciamento
Grátis (limitado a 3 mapas), U$ 30 para ilimitados mapas e versão PRO (U$ 130) para mapas ilimitados e acesso a todos os mapas da Avenza Store + Suporte

Links de Referência:

 http://www.avenza.com/pdf-maps
https://www.avenzamaps.com/commercial-usage/subscription.html


NomeC7 LDFP

DescriçãoO Aplicativo C7 LDFP – Levantamentos de Dados I – Florestas Plantadas, desenvolvido na UFSM pelo departamento de Engenharia Rural, professor Enio Giotto.
Licenciamento
Gratuito

Links de Referência:Clique aqui – Para mais softwares android gratuítos do mesmo autor confira o link: http://www.crcampeiro.net/


NomeC7 Relação H/D

DescriçãoO Aplicativo C7 Relação H/D – Relação Hipsométrica – opera com os dados de altura e diametro obtidos e registrados no aplicativo de levantamentos de dados I, e procede o ajuste a modelos de regressão  com cálculos de coeficientes da regressão e outros como coeficiente de determinação (R2), erro padrão da estimativa (Sxy).  Estão pré-definidos 12 modelos que comumente são utilizados em tais levantamentos.
Licenciamento
Gratuito

Links de Referência: Google Play – Clique aqui


NomeSW Maps

DescriçãoO SW Maps é um aplicativo GIS grátis para coleta e apresentação de dados geográficos. Captura de layers de ponto, linha e polígono além de navegação sob seus shapefiles e mapas base que podem ser colocados em cache para nevagação offline. Abre kml, permite edição na tela e muito mais. (Bug: Arquivos shapefile muito grandes causam o aplicativo a fechar)
Licenciamento
Gratuito

Links de Referência:Google Play – Clique aquihttp://swmaps.softwel.com.np/


NomeSuperSurv

DescriçãoSuperSurv é a aplicação GIS móvel especialmente projetado para Android e iOS da família do SuperGEO (SuperGIS). A integração com as tecnologias de SIG e GPS, SuperSurv permite coletar dados facilmente e fazer levantamento de dados espaciais no campo com  dispositivos móveis Android e iOS.

LicenciamentoVersão demo que fecha a cada 10 minutos ou consulte preço via staff@supergeotek.com

Links de Referência: 

https://www.supergeotek.com


NomeGPS Waypoint

DescriçãoO GPS Waypoints é um aplicativo emulador de GPS de mapeamento e navegação usado em vários setores, incluindo agricultura, gestão florestal, planejamento urbano e imobiliário, mapeamento de emergências e manutenção de infraestrutura (por exemplo, estradas e redes elétricas).
Apesar de não ter sido desenvolvido para uso exclusivo em gestão florestal, permite a criação de milhares de pontos que podem ser classificados com informações textuais e exportados para arquivos KML, GPX, CSV. Dispõe igualmente de dois compassos/bússolas (um magnético e outro GPS) que permite navegar até pontos importados de arquivos CSV e GPX para validação ou reclassificação temática.

LicenciamentoGratuita (Fremium)

Links de Referência:

 https://www.bluecover.pt/gps-waypoints/


NomeMapfactor Navigator

DescriçãoMapFactor Navigator é um aplicativo gratuito turn-by-turn de navegação GPS para celulares Android e tablets que usam dados OpenStreetMaps. Os mapas são instalados no cartão SD para que não haja necessidade de uma conexão com a Internet quando se viaja. Atualizações de Mapas e app são grátis a cada mês.

LicenciamentoGratuito para uso com OSM

Links de ReferênciaClique aqui


NomeLumberJack – Estimador de volume em pé

DescriçãoO Lumberjack foi criado a pensar nos profissionais da floresta e na sua difícil tarefa de estimar e orçamentar a matéria-prima. Tivemos o cuidado de pensar na facilidade de utilização, tornando a tarefa de orçamentação num processo fácil de executar. Funcionalidades:
Cálculo de área com o seu smartphone e GPS.
Estimação de volume em pé.
Cálculo de quantidade por parcela medida.
Cálculo de Custos com pessoal, máquinas e transporte.
Determinação de valor final para o cliente.
LicenciamentoGrátis para 1 dispositivo e 9 projetos

Links de Referência: Clique aqui


Nome:  Mata Nativa Mobile

DescriçãoAplicativo desenvolvido para resolver algumas das principais dificuldades do profissional do setor florestal. Seus principais objetivos são: Agilizar a coleta de dados do inventário florestal, calcular a estatística completa da amostragem, informando ao profissional a suficiência amostral com o número ótimo de parcelas e o erro de amostragem, transferir os dados coletados no campo diretamente para o software Mata Nativa, eliminando uma das tarefas mais demoradas do inventário, ou seja, a digitação da planilha de campo para uma planilha digital. O aplicativo é compatível com smartphones e tablets com sistemas Android à partir da versão 4.0.3.

LicenciamentoGratuito

Links de ReferênciaGoogle Play


Sistemas de Informação Geográfica (SIGs)

Nome ArcMap e ArcGIS PRO

Descrição:  Aplicativo SIG ou GIS mais completo do mercado e SIG proprietário mais utilizado do mundo. Usado para análises e gerenciamento de dados geográficos de inúmeras fontes e formatos. ArcGIS Pro agora para 64 bits, muito mais rápido e moderno !

LicenciamentoComercial. Três Níveis de licença ,sendo que a mais completa passa de 50 mil reais. Possui opções de extensões para diversos fins, como 3D analyst, Geostatistical Analyst, Network analyst dentre outros.  A ESRI, a fabricante, fornece versão demo full por 60 dias gratuitamente, clique aqui

Links de Referência: 

 http://www.esri.com/ ou img.com.br (Representante no Brasil)


NomeQGIS  (Antigo Quantum GIS)

Descrição:   O Quantum GIS (ou QGIS) é um sistema livre de informação geográfica (SIG) multi-plataforma que suporta formatos vectoriais, “raster”, e de bases de dados. Permite adicionar layers de imagens do Google Earth e Bing via plugin OpenLayer. Hoje é o SIG opensource mais utilizado do mundo.

LicenciamentoOpenSource – Gratuíto 

Links de Referênciahttp://qgis.or para as versões mais recentes – Para ver e baixar todas as versões anteriores clique aqui


Nome:  Google Earth PRO

DescriçãoO Google Earth Pro inclui as mesmas funcionalidades e imagens fáceis de utilizar que a versão gratuita do Google Earth, mas com ferramentas profissionais adicionais concebidas especificamente para utilizadores empresariais. Utilize camadas de dados para localizar o seu alvo demográfico; 
Calcular distâncias e áreas utilizando ferramentas de medição; Utilize o Movie Maker para produzir material colateral para meios de comunicação social; Imprima imagens de alta resolução para apresentações e relatórios; Importar ficheiros de grandes dimensões de imagens e vetores para mapear rapidamente os dados GIS; Mapeie endereços com o Importador de Folhas de Cálculo

LicenciamentoGratuíto. Entre com a chave de licença GEPFREE

Links de Referênciahttp://earth.google.com/intl/en/download-earth-pro.html


NomeArcGIS Earth

DescriçãoExplore qualquer parte do mundo com o ArcGIS Earth. Trabalhe com uma variedade de formatos de dados de mapa 3D e 2D … incluindo o KML e Shapefile. Exibir dados, esboçar marcadores, medir distâncias e áreas e adicionar anotações. O ArcGIS Earth tem tudo o que você precisa para entender facilmente as informações espaciais para que você tenha uma visão completa.

LicenciamentoGratuito.

Links de Referência:

http://www.esri.com/software/arcgis-earth


NomeOpenJump

DescriçãoOpenJUMP é uma aplicação open source GIS modular que permite a consulta e criação / modificação de vetores geográficos armazenados em diferentes formatos, incluindo como GML, DXF ou ESRI shapefile. O programa também permite a exploração de serviços de WMS. Inicialmente seu nome era Jump.

LicenciamentoOpenSource – Gratuíto

Links de Referênciahttp://jump-pilot.sourceforge.net/index.html  Download – clique aqui


NomeFGIS

DescriçãoFGIS é um compacto e robusto  programa de edição de  shapefile. Ferramenta GIS de consulta de dados para Windows. Foi projetado para quem não é especialistas GIS. É fácil de usar e simples de instalar. Muitos usuários avançados também gostam do FGIS porque eles podem rodar em laptops ou computadores de casa sem problemas de direitos autorais, e produzir dados  compatíveis com os programas de SIG comerciais, além disso o FGIS é gratuito. (Fonte: website do produto)

Licenciamento: Grátis (sistema não está sendo mais atualizado)

Links de Referênciahttp://www.forestpal.com/fGIS_Setup.exe


NomegvSIG – Módulo SIFOMAP 3 para manejo Florestal 

DescriçãoSIFOMAP 3.0 é um conjunto de aplicativos personalizados que integra a fins florestais chave de gestão,administração, gestão, actualização e manutenção de informações das mudanças que ocorrem no património florestal, orientada para a gestão do informações de floresta em diferentes estágios de implementação, gestão de Critérios e Indicadores de Desenvolvimento Sustentável, a gestão de mudanças dinâmicas do manejo Florestal e Gestão de Património Incêndio Florestal, e gestão Hidrorreguladoras cintos Floresta, que funcionam de forma isolada ou integrada com os outros, permitindo seu uso por diferentes tipos de usuários.

Licenciamento

Opensource – em espanhol

Links de Referência: http://outreach.gvsig.org/node/511?utm_source=dlvr.it&utm_medium=twitter


NomeAutoCAD MAP 3D 

DescriçãoCom o software AutoCAD® Map 3D, você pode acessar e utilizar os dados CAD e GIS a partir de uma variedade de fontes. Com o gás global, água, águas residuais e modelos de dados do setor elétrico, você pode mais facilmente organizar as informações de ativos díspares e aplicar os padrões da indústria e requisitos de negócio.

LicenciamentoComercial

Links de Referênciahttp://www.autodesk.com/products/autocad-map-3d/overview


NomeManifold System – GIS and Mapping 

DescriçãoManifold GIS é uma combinação de software de mapeamento, CAD, SGBD e processamento de imagens. A marca do GIS é o poder de usar uma interface visual para ver, adquirir, analisar, manipular e transformar os dados que não seriam compreensíveis na linha clássica e apresentações de texto linhas x coluna de um DBMS. Embora muitas pessoas usam Manifold para criar mapas brilhantes e atraentes para as apresentações, o poder exclusivo de Manifold vem da computação visual torna possível com bancos de dados que variam de dados pessoais para os maiores bancos de dados, mais sofisticado, de classe empresarial.  Manifold oferece muita capacidade de processamento de dados a um preço MUITO menos que os concorrentes de Mercado. Com o Manifold é possível colocar seus dados em um Web GIS com poucos cliques, basta comprar uma versão com o IMS (Internet Map Server) incluso.

LicenciamentoComercial (USD 500)

Links de Referênciahttp://www.manifold.net/info/products.shtml


NomeSpring 

DescriçãoO SPRING é um SIG brasileiro, desenvolvido pelo INPE e tido como estado-da-arte com funções de processamento de imagens, análise espacial, modelagem numérica de terreno e consulta a bancos de dados espaciais.

LicenciamentoGratuito

Links de Referência:

 http://www.dpi.inpe.br/spring/portugues/index.html


 NomeTatukGIS 

DescriçãoTrata-se de um GIS Desktop profissional para uso geral com capacidade de scripting, programação, 3D, etc. Além de módulos de programação que são pagos, possui um viewer GIS totalmente gratis que suporta a maioria dos formatos de dados disponíveis.  Visualizador grátis. Editor e SDK pagos.

LicenciamentoVisualizador grátis. Editor e SDK pagos.

Links de Referência: Download free, clique aqui. Mais info aqui


NomeMultiSpec 

DescriçãoUm software para ensino de classificação de imagens multiespectral produzido pela Purdue University em Indiana a pedido da NASA

LicenciamentoGratuito

Links de Referência Clique aqui para baixar


NomeSAGA GIS 

DescriçãoUm software GIS opensource que contém inúmeras ferramentas que análise geo científicas e muitos algoritmos que nem mesmo ArcGIS ou QGIS possuem ainda.

LicenciamentoGratuito

Links de Referência:  Clique aqui para baixar


LiDAR

NomeFugroViewer 

Descrição: O FugroViewerTM é um software freeware robusto e fácil de usar, projetado para ajudar os usuários a aproveitar ao máximo seus dados geoespaciais. Foi desenvolvido para uso com vários tipos de conjuntos de dados geoespaciais baseados em raster e vetor, incluindo dados de fontes fotogramétricas, lidar e IFSAR.

Licenciamento:  Gratis

Links de Referência: https://www.fugro.com/about-fugro/our-expertise/technology/fugroviewer


Otimizadores

NomeRemsoft – WoodstocK 

DescriçãoFerramenta de suporte a decisão florestal. Alternativas de manejo e  planejamento otimizado de corte de talhões, logística de colheita, transporte dentre muitas outras ferramentas. Umas das ferramentas mais utilizadas no mundo para este fim.

Licenciamento:  Comercial

Links de Referênciahttps://www.remsoft.com/


NomeTigermoth 

Descrição :O software Tigermoth fornece aos usuários uma estrutura de descrição e otimização de propriedade florestal padronizada para entender e avaliar os ativos florestais. Ele é usado para descrever, prever e analisar os resultados das estratégias de manejo florestal. Proprietários de florestas, gerentes, investidores, financiadores e avaliadores independentes precisam ser capazes de entender clara e claramente as suposições que sustentam o valor da floresta. O objetivo do software é fornecer essa clareza. O software fornece uma estrutura consistente para dados florestais, permitindo o uso de restrições contínuas e inteiras para produzir um modelo de propriedade florestal que pode ser otimizado. A solução do modelo de otimização é usada para determinar futuros fluxos de madeira e fluxos de caixa e compreender as principais métricas do patrimônio florestal, como o valor presente líquido (VPL) dos ativos florestais individuais.

Licenciamento:  Comercial

Links de Referência: https://tigermoth.com


NomeOptimber-LP 

Descrição:  Desenvolvido em parceria com responsáveis pelo planejamento de empresas florestais. Focalizado nas respostas que devem ser dadas aos proprietários (acionistas) das florestas. Permite simular, formular e resolver diversos cenários de planejamento florestal. Saídas compostas por relatórios, tabelas gráficos e mapas de fácil interpretação e compatíveis com planilhas eletrônicas. – Florestas: costar, plantar, desbastar, podar.– Madeira: comprar, vender, transferir.– Subprodutos: comprar, vender, transferir.– Terras: arrendar, comprar, vender, abandonar

Licenciamento: Comercial

Links de Referência: http://www.optimber.com.br/softwares.html  e FlorExel


Invetário Florestal

NomeFlorExcel 

Descrição:  O FlorExel foi desenvolvido visando auxiliar no processamento de informações florestais sem sair do ambiente da planilha eletrônica MS Excel. Composto por funções florestais que podem ser chamadas da mesma maneira que as funções próprias do Excel (soma, média, etc.), o FlorExel possui, adicionalmente, módulos onde são combinadas estas funções juntamente com rotinas específicas para os cálculos mais comumente empregados no processamento de informações florestais. Os módulos disponíveis atualmente no FlorExel são:. Inventário Florestal. Análise Fitossociológica . Ajuste de Funções Alométricas . Simulação de Crescimento e Produção 

LicenciamentoComercial  (baixe o demo)

Links de Referênciahttp://www.florexel.com.br/


Nome: Mata Nativa 

Descrição:  O software Mata Nativa possui as principais técnicas de inventário e análise fitossociológica adotadas mundialmente, com aplicação efetiva em todos os biomas brasileiros. 
Desde seu lançamento em 2001, vem sido reconhecido como um dos principais softwares para o setor florestal. Com mais de 1000 usuários, presente em todos os estados brasileiros, o Mata Nativa é ferramenta de trabalho e pesquisa nas principais empresas de consultoria, órgãos de fiscalização do governo, universidades e centros de pesquisa, além de contar com importantes clientes como Petrobrás, Vale, Cenibra, International Paper e Natura.

Licenciamento: Comercial

Links de Referência: http://www.matanativa.com.br/


NomeFitoPAC 

DescriçãoO Fitopac é um programa bem antigo, e às vezes um pouco anacrônico, considerando a disponibilidade no mercado de bons programas para inventário florestal.  
No entanto, possui algumas grandes vantagens: 
– É gratuito! 
– É desenvolvido por um dos grandes especialistas no assunto, o professor George Sheperd, da UNICAMP; 
– Através do fórum taxondata (www.taxondata.org, cadastre-se já!), os usuários expõem suas dúvidas e dão contribuições ao desenvolvimento do programa.

LicenciamentoGratuita

Links de Referência: Baixe aqui


Nome: Treevia – SmartForest 

Descrição:

O SmartForest um sistema amigável, facil usabilidade, web , desenvolvido de ponta a ponta para o inventario florestal. Onde trazemos ferramentas para aumentar a precisão e qualidade dos dados com uso do APP SmartForest em campo, monitorar produtividade de equipes de coleta rapidez e inteligência no processamento, detecção de outliers e geração de relatórios com inteligência .
Um sistema preparado para Floresta 4.0 com integração com uso dos sensores em campo.

Os módulos disponíveis atualmente no SmartForest são:
. Inventário Florestal
. Cadastro Digital
. Planejamento ( Parcelas, Cubagem, IPC, IFC)
.Coleta( Geração de O.S)
.Processamento
. Relatórios, Dashboard e Exportações dos dados

LicenciamentoComercial

Links de ReferênciaSite Treevia


Sistemas de Gestão Florestal

NomeSGF ou Inflor Forest 

DescriçãoAs soluções da Inflor para o segmento de Papel e Celulose e de Florestas para Produção de Energia, vão além do planejamento, controle do manejo e dos custos inerentes a toda cadeia produtiva florestal. Também suportam a conformidade referente as certificações exigidas pelos órgãos reguladores. Gestão integrada e eficiente, descomplicando o dia-a-dia, garantindo qualidade e rastreabilidade em todas etapas do processo.
Os sistemas são disponibilizados na plataforma WEB, para serem acessados de qualquer lugar com acesso a internet, com grande flexibilidade para realizar parametrizações de regras de negócio específicas de sua empresa. Podem utilizar a infraestrutura disponível em sua empresa ou utilizar a infraestrutura na nuvem.

LicenciamentoComercial, modular; mediante projeto exclusivo ou produto SaaS

Links de Referência: http://www.inflor.com.br/solucoes/sistemas-para-gestao-florestal/


NomeCengea (LRM, The Connected Forest ou Trimble Forestry) 

DescriçãoO Cengea LRM/BRM é um dos sistemas de gestão florestal mais utilizados nos EUA e Oceania e um dos maiores fornecedores de sistemas e serviços para empresas envolvidas no gerenciamento de bases de terras florestais (Timberland). Os aplicativos Cengea ou Trimble Forestry atendem à função crítica de planejamento, reportagem e gerenciamento de recursos florestais com a opção de três diferentes módulos que atendem a diferentes requisitos dos clientes: arquitetura, funções discretas, estilo, etc. Complementando as opções Planner (Planejador) / Resources (Recursos) / TheForestManager, outros módulos da solução proporcionam controle sólido de:Registros de terras, Colheitas, Contratação, construção de estradas e vendas de madeiras. Medição de volumes de madeira, otimização do uso de caminhões. Gerenciamento de inventários e pátios, dentre outros.  (Fonte: website do produto)

LicenciamentoComercial

Links de Referênciahttp://www.trimble.com/forestry


Nome: Zenith (Savcor, a Trimble Company) 

DescriçãoO ZENITH é um moderno sistema de gestão florestal que atua em todas as etapas da cadeia de produção, desde as fases de compra de terras, licenciamento e gestão fundiária, cadastros e certificações, produção de mudas, formação florestal, colheita, manutenções, logística e pátio de madeira. Além disso, possui soluções em mobilidade e também outras altamente especializadas para Inventário, Clima, Pesquisa e Produção de Carvão Vegetal.   O ZENITH ajuda pequenos e grandes produtores a melhorar a sua previsibilidade, eficiência e rentabilidade das operações florestais. A partir de Março 2017 a SAVCOR passou a fazer parte da empresa TRIMBLE consolidando-se como a maior empresa de sistemas florestais no mundo e com abrangência de mais de 54 milhões de ha sob sua gestão. 

LicenciamentoComercial (modelos sob consulta para pequeno, médio e grandes produtores)

Links de Referência:  https://www.savcor.com/http://www.trimble.com/forestry/index.aspx


NomeBrisa – FSIGN 

DescriçãoSistema Integrado de Gestão de Negócios Florestais – Estruturado para trabalhar de forma integrada entre seus módulos e com outras ferramentas de TI existentes, como ERP, BI e SIG.– Ferramenta modular para planejamento, gerenciamento e controle das operações envolvidas na atividade florestal.- Cada módulo é responsável por uma área do empreendimento. Abrange desde o controle de atividades no viveiro até a gestão de informações da colheita florestal.- Módulos divididos em quatro grandes grupos: Módulos Florestais, Operacionais, Comerciais e Financeiros. (Fonte: website do produto)

LicenciamentoComercial

Links de Referência: http://www.brisaconsulting.com.br/


Nome: IPTIM 

Descrição:  O Iptim é um sistema Finlandes de suporte à decisão para a gestão florestal. Ele lida com todos os seus problemas decisórios desde a avaliação de potenciais investimentos até o gerenciamento de um portfolio existente. Veja Vídeo do produto em Português

LicenciamentoComercial

Links de Referência: http://www.iptim.com/pt/index.html 


NomeMicroForest

DescriçãoMicroforest Plantation Manager (PM) é um SGF Sul Africano. Possui uma base GIS e um sistema integrado de manejo de plantações. Ele cobre o ciclo de vida completo de operações florestais desde o planejamento até a gestão de operações. Um banco de dados abrangente florestal constitui o fundamento da PM. Seu design state-of-the art suporta cada um dos principais tipos de uso da terra – plantações comerciais, áreas naturais, estradas e outros tipos de infra-estrutura. Constituído de editores de dados, visualizadores espaciais e ferramentas de relatórios abrangentes combinados em um ambiente fácil de usar e conveniente interface desktop. É o sistema florestal mais utilizado na África do Sul.

LicenciamentoComercial

Links de Referência: http://microforest.co.za/


Nome:  e-Kersys 

Descrição:  A Kersys é uma empresa de tecnologia da informação especializada em soluções para otimizar a Gestão Florestal. Empresa que já tem mais de 15 módulos desenvolvidos para planejar, coletar dados em campo e controlar as atividades em todas as fases da floresta. Esses módulos funcionam de forma independente e integrado entre si e com outros softwares. Além dos módulos customizados conforme a necessidade de cada cliente, dispõem de uma plantaforma onde o cliente tem um sistema de Planejamento e Gestão florestal na web, no modelo SaaS (como serviço), onde não precisa fazer investimento com servidores e departamento de TI. Com apenas um computador com acesso a web pode usufruir das funcionalidades do e-kersys.  Entre as principais funcionalidades estão:
* Planejamento e controle das operações;
* Coleta de dados em campo;
* Integração com dados climáticos para gerar alertas associados as atividades planejadas;
* Painéis de indicadores gerenciais com comparativos entre planejado X realizado

LicenciamentoComercial

Links de Referênciawww.e-kersys.com.br e kersys.com.br


Nome: ANI Gestão Florestal 

Descrição:  O ANI Gestão Florestal, acompanha toda a cadeia produtiva, desde a gestão fundiária, gestão de licenças ambientais e exploratórias, viveiro de mudas clonais e nativas, doações de mudas para restauração ambiental, cadastro florestal, ativo biológico, silvicultura, colheita florestal, transporte de madeira, controle de combustível e pneus, manutenção de máquinas e equipamentos, GIS (sistema de informações geográficas), monitoramento de pragas, tratamento de madeira, serrarias, produção de cavaco, produção carvão e APP Florestal para apontamento off-line em campo.
Integramos com os principais ERPs do mercado como: TOTVS, SAP B1 e SAP R3.

LicenciamentoComercial

Links de Referência: http://www.anisistemas.com.br/site/index.php/floresta


Manejo Florestal & Simuladores

NomeSisPinus / SisEucalipto e Outros 

DescriçãoOs softwares Embrapa da Família SIS são simuladores para manejo, análise econômica, modelagem e de crescimento e produção de florestas plantadas utilizados para auxiliar no planejamento dos desbates (colheitas parciais, retirando-se linhas e/ou árvores selecionadas). Os usuários podem utilizar os softwares para testar todas as opções de manejo da floresta para cada condição de clima e solo, fazer prognoses de produções presente e futura, efetuar análises econômicas e, depois, levar para o campo apenas a melhor alternativa.Para operacionalizar os simuladores “Sis”, o usuário fornece os dados de inventário da floresta e os softwares prevêem o crescimento e produção, indicando o quanto de madeira a floresta produz, em qualquer idade. Eles possibilitam simular desbastes e testar qualquer regime de manejo que se deseja aplicar nos povoamentos

Licenciamento: Gratuito

Links de Referência: http://www.cnpf.embrapa.br/software/

Manual em Português   |  Download gratuito (mediante cadastro)  


NomePlanin / Planin Matte (Software para análise econômica de plantações florestais da Embrapa) 

DescriçãoO software Planin possibilita o cálculo dos parâmetros de análise econômica mais utilizados para a avaliação da produção madeireira de regimes de manejo de plantações florestais. Possibilita, também, a análise de sensibilidade da rentabilidade a diferentes taxas de atratividade. Ele permite que o usuário acompanhe seus custos, emitindo relatórios dos gastos anuais. Nele consideramse os diversos segmentos de custos operacionais de implantação, manutenção e colheita florestal. O Planin permite a realização de análise econômica da produção madeireira em larga escala, por meio de vários critérios de avaliação e a tomada de decisão sobre regimes de manejo ideais em função do custo de produção, taxas de juros, preço de madeira no mercado consumidor e necessidade de fornecimento de matéria prima para indústrias verticalizadas.
    Já o Planin_Matte possibilita a análise econômica dos plantios de erva-mate considerando os diversos segmentos de custos operacionais de implantação, manutenção, manejo e colheita do erval.

LicenciamentoGratuito

Links de Referênciahttps://www.embrapa.br/florestas/transferencia-de-tecnologia/softwares-florestais

Manual do Planin  |  Baixe o Planin gratuitamente mediante breve cadastro 


Gerenciadores & Banco de Dados

NomeSistema Nature 4.0 

DescriçãoSoftware gerenciador de coleções científicas de plantas, exsicatas, xiloteca, carpoteca, espermoteca, orquídeas, líquens, musgos, fungos, etc e pode utilizar padrão Darwin Core ou modo herbário. Serve para administrar seu catálogo ou herbário. UFSM, HDCF, Herbário Florestal da UFSM.

Licenciamento:  Gratuito 

Links de Referência:http://sistemanature.blogspot.com/   Baixar versão 4.0      |   Baixe versão 2 para computadores antigos apenasBaixe também o CPM, gerenciador de plantas carnívoras (Carnivorous plant manager)


NomeSoftware Hórus Ambiental 

DescriçãoFerramenta completa de gestão de recursos naturais e restauração ecológica dividida nos seguintes módulos: Táxon, Semente, Muda, Restauração, Monitoramento e Pesquisa e Proteção.

LicenciamentoComercial, sob consulta (contato@hs1.com.br)

Links de Referênciahttp://hs1.com.br/horus-ambiental/ 


Nome:  Banco de Dados Forest2Market (SilvaStat360 Platform – Forest to Market Brasil)

Descrição:

O banco de dados de preços de madeira da Forest2Market contém 20 anos de detalhes no nível de transação, com mais de US $ 6 bilhões em vendas de madeira. Esses dados transacionais fornecem uma visão completa da dinâmica do mercado e incluem informações detalhadas fornecidas por empresas de produtos florestais, revendedores de madeira, madeireiras, consultores e proprietários de terras.

Os dados de preços da madeira da Forest2Market são exclusivos, pois são o único conjunto abrangente de dados coletados no nível da transação. Todos os dados coletados pelo Forest2Market passam por um rigoroso processo de validação e padronização antes de serem inseridos em nossos bancos de dados exclusivos; cada transação, juntamente com seus atributos de vendas ou componentes de custo, é revisada antes de ser inserida. A profundidade e a amplitude desses dados permitem uma visão incomparável dos preços de estocagem e entrega.

Análise da oferta de madeira 360
A única ferramenta que fornece acesso a dados em nível de paisagem sobre crescimento, inventário e colheitas em um único local.

Licenciamento: Comercial, sob consulta (veronica@indexflorestal.com.br)

Links de Referência: 

Blog em Português do F2M   |  https://www.forest2market.com/timber-prices

Timber Supply Analysis 360


Outros

NomeAgrotis para Viveiros de Mudas 

DescriçãoFluxo de caixa e posição de cada cliente; Administra contratos de compra/venda, previsões de vendas, escalonamento de entregas; 
Processos de avaliação da qualidade ( matéria-prima/fornecedor, processos equipamentos e colaboradores, e produto final/processo); 
Otimiza a logística dos processos de compra, venda e entrega (veículos, rotas e embalagens), e de armazenagem (espaço e tratamentos); 
Acompanha o dia a dia de todas as atividades da produção, registrando todos os processos de agenda, vistorias e visitas técnicas; 
Controle da movimentação de mercadoria, com etiquetagem especial; 
Avaliação completa por produto, variedade, produtor, época, perda, produtividade, qualidade, índice de frequência e pontualidade; 
Sequenciação dos lotes (Entrada M.P) (Entrada de Produção); 
Controle de redes – por CNPJ, por sócio, por compra e/ou por controle verificado; 
Permite o controle dos lotes por códigos de barra, e a integração com coletores de dados; 
Controle de incidentes. (Fonte: website do produto)

LicenciamentoComercial

Links de Referência: Agrotis Softwares
http://www.agrotis.com/software


NomeOpenForis 

DescriçãoO Open Foris é um conjunto de software livre, em open-source, que facilita a recolha de dados, a análise e a apresentação de resultados, em atividades como inventários florestais, estudos de alterações climáticas, inquéritos sócio-económicos, avaliações da biodiversidade e monitorizações de alterações do uso do solo. Foi pensado principalmente para ser usado em países em vias de desenvolvimento e já é usado por várias instituições de investigação, governos e ONG. O software funciona em sistemas operativos Windows/Linux e Android, e pode ser baixado gratuitamente. (Fonte: website do produto)

LicenciamentoGratuito

Links de Referênciahttp://www.openforis.org/


NomeAbsolut Industria Madeireira 

DescriçãoControle de toras, pátio, romaneio, etc. 
Principais Funções:
-Entradas de toras/subprodutos no pátio.
-Transformação de tora em produto.
-Acompanhamento de toras utilizadas.
-Estoque de Pátio
-Subprodutos gerados
-Subprodutos Utilizados
-Vendas
-Geração de fardos
-Controle de Estufa
-Modulo especifico para faqueado.

LicenciamentoComercial

Links de Referência: http://absolutsistemas.com.br/?pg=produto&id=10
http://absolutsistemas.blogspot.com/2007/08/software-para-madeireiras-e-depositos.html


NomeArbo (Gestão de Colheita Florestal) 

Descrição:   Controlar a produção de cada máquina, as horas de serviço, os intervalos e o faturamento, emitindo, ainda, um relatório detalhado com análises de eficiência. Essa é a proposta do ARBO, o software que gerencia as etapas da colheita florestal mecanizada, conciliando todos os equipamentos envolvidos no processo, como harvesters, forwarders, fellers, caminhões e gruas, independente do seu fabricante ou modelo

LicenciamentoComercial

Links de Referência: http://www.arbobrazil.com.br/


Nome:  LPF – Banco de Dados de Espécies de Madeiras Brasileiras 

Descrição

O LPF dedica-se ao estudo dos principais estágios que envolvem o processamento da madeira, visando desenvolver e transferir tecnologias e processos racionais de secagem, de tratamento preservativo, além de novas aplicações da madeira, incluindo o desenvolvimento de painéis compostos. Do mesmo modo, é possível dar utilidade a resíduos madeireiros, florestais e agrícolas, na forma de manufaturas associadas a outros materiais, como o plástico.

Veja os produtos e publicações do LPF disponíveis ao público e saiba mais sobre os temas pesquisados pelo laboratório

LicenciamentoGratuito. (DVD Catálogo de Árvores tem custo, clique abaixo para ver)

Links de Referência: 


Nome:  Zonation 

Descrição

Software desenvolvido para planejamento de conservação ambiental, onde a proposta é a identificação das áreas mais apropriadas para conservação da biodiversidade, fauna ou flora. É atualmente uma importante ferramenta de análise espacial da distribuição da biodiversidade e tem contribuído para o alcance dos alvos da COP – 10.
Infelizmente não existem muitos tutoriais de uso do software, mesmo tendo um manual em inglês, acredito que vídeos de uso do software trariam grandes contribuições a várias áreas de estudos ambientais.

LicenciamentoGratuito. (Software Livre – Univ. de Helsinque)

Links de Referência: 



Quer indicar um software que poderia fazer parte desta lista? Envie abaixo:

Se você criou, é da empresa criadora, ou apenas utiliza um software no dia a dia das operaçòes florestais e não está na lista acima, nos indique: