ESRI UC 2023 – Percepções e novidades

O maior evento GIS do mundo, a ESRI UC, foi realizado em 2023 com um público recorde. O fundador da Esri, Jack Dangermond, afirmou que cerca de 18 mil pessoas estiveram presentes, enquanto a equipe de inscrições estimou que o número era de 21 mil. O evento foi tão popular que foi difícil navegar pelos corredores e houve uma sensação geral de superlotação. No entanto, a superlotação não se compara com a da Comic-Con, que atrai cerca de 150 mil pessoas para o mesmo local a cada ano.

O tema deste ano da ESRI UC foi “Criando o mundo que você quer ver”. O evento contou com uma variedade de palestras, workshops e exposições, todas focadas no uso de tecnologias GIS para resolver problemas do mundo real. Os tópicos incluíram planejamento urbano, gestão de recursos naturais, resposta a desastres e muito mais.

A ESRI UC é um evento importante para a comunidade GIS e é uma oportunidade para profissionais de todo o mundo compartilharem suas ideias e aprenderem sobre as últimas tecnologias. O evento de 2023 foi um sucesso e é claro que o uso de GIS está crescendo em popularidade.

Imagens da semana na ESRI UC 2023

Assim como nas últimas versões, pouco se ouviu falar sobre o ArcMap, apenas como migrar dele pro PRO o mais rápido que puder.

As apresentações técnicas e a plenária se concentraram no ArcGIS Pro e AGOL, mas é nítido que a ESRI está cada vez mais empurrando as pessoas para a plataforma online, ou seja, o ArcGIS Online (AGOL). O AGOL é o mesmo que o ArcGIS Enterprise, mas é hospedado e gerenciado pela ESRI na nuvem e é cobrado por créditos.

Aqui talvez estão algumas razões pelas quais a ESRI está se movendo para o AGOL:

  • É mais escalável e fácil de gerenciar do que o ArcGIS Enterprise.
  • É mais acessível para organizações de pequeno e médio porte.
  • É mais integrado com outros produtos e serviços da ESRI.
  • É mais fácil de usar para usuários remotos.
  • Se você está considerando mudar para o AGOL, há algumas coisas que você precisa saber:

O AGOL não é exatamente idêntico ao ArcGIS Enterprise, pois você precisará de uma conexão com a internet para acessar o AGOL e você precisará de uma assinatura do ArcGIS Online para usar todas as funcionalidades.
No geral, o AGOL é uma boa opção de SaaS para organizações que procuram uma solução de GIS online escalável, acessível e fácil de usar.

A EXPO – Onde você encontra com as empresas e técnicos da ESRI
Video da EXPO
Sabe Programar?

Outra percepção é que, cada vez mais, o profissional GIS precisa programar em alguma linguagem se quiser ir além do básico e se diferenciar. Seja o velho e bom Python (arcpy para desktop e agora Python API for ArcGIS para o AGOL) ou sua nova linguagem própria, o ARCADE. Para quem quer ir além, o Javascript (ArcGIS API for Javascript) é o que há de mais avançado para o profissional GIS que quer desenvolver ferramentas e construir aplicações com ArcGIS. Em praticamente todas as apresentações técnicas que participei, alguma coisa de programação foi mostrado o que demonstra a importância de não ignorarmos estas linguagens de programação a medida que avançamos em nossa carreira. Felizmente temos o Github onde eles compartilham muitos códigos e notebooks para fazer as mais diversas tarefas e aprender também – confira em https://github.com/Esri/

Novidades no ArcGIS PRO 3.1
O que explorar mais?

Entre as principais ferramentas e novidades que vale a pena você explorar e aprender estão Tasks no ArcGIS PRO; um app gratis para iOS para planejar e executar voos com seu drone (ArcGIS Flight App); ArcGIS Workflow Manager; ArcGIS Image Analyst e Deep Learning/AI tools; ArcGIS Arcade; Smart Forms no ArcGIS Field Maps; Como virtualizar o ArcGIS e economizar com licenças e Automações possíveis utilizando Python e API no ArcGIS PRO e AGOL.


Em 2021…

ESRI UC 2021 – Veja as novidades e tudo o que rolou no maior evento GIS do mundo

A maior conferência e maior evento GIS do mundo, a ESRI UC, aconteceu entre 12 e 15 de Julho de 2021. Confira abaixo a gravação das principais sessões do evento:

Playlist gravado na ESRI UC 2021 – Assista todos clicando aqui

Alguns Destaques

Novidades no ArcGIS PRO
O novo Aplicativo Field Maps, veja como funciona
Novidades no ArcGIS Online
Extending 3D GIS with Reality Capture

Anteriormente…

SITE OFICIAL

https://uc2021.esri.com/

Você que sempre quis ir a San Diego para a conferência mas nunca teve a oportunidade, será sua chance de se juntar a mais de 85 mil colegas profissionais GIS de mais de 180 países e conferir a dimensão que nossa profissão tem, além de ver em primeira mão tudo o que há de mais novo vindo ai no campo das geotecnologias. Não perca esta chance !

Veja o que vem por ai na nova versão do ArcGIS PRO (2.9)

Como funciona a inscrição?

O registro é gratuito para todo mundo este ano. Você só precisa de uma conta Esri com um endereço de e-mail para se inscrever – ou crie uma conta pública gratuita ESRI a qualquer momento sem nenhum custo aqui.

Se você não estiver em dia com sua assinatura ou manutenção dos produtos, ou se não é cliente ESRI ainda, terá acesso apenas à Sessão Plenária (na prática a parte mais importante).

As sessões técnicas e exposições de empresas somente serão abertas aos clientes ou estudantes.

  • Para se registrar como um não cliente clique aqui
  • Para se registrar como estudante (provando matrícula) clique aqui

Gostou? Compartilhe

One Comment on “ESRI UC 2023 – Percepções e novidades”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *