ArcGIS QuickCapture: A solução mais simples para seus usuários de campo

Você provavelmente já utiliza o ArcGIS Field Maps para coleta de dados a campo, mas quer simplicar ainda mais para sua equipe de campo?

Você já teve dificuldades para implementar este ou outro software GIS na sua empresa? Geralmente sempre existe aquele(s) grupo(s) de pessoas que não são muito adeptos as novas tecnologias, não são fluentes ou tem suas preferências pessoais já determinadas e não gostam de mudanças.

Quando nos deparamos com estas dificuldades, sempre ajuda fazer as coisas o mais simples possíveis\l. Ao invés de fazer com que os funcionários digitalizem, coletem pontos manualmente etc, o que acha de, com apenas um clique em um botão em um aplicativo, capturar vários dados ao mesmo tempo, sem que o usuário nem perceba ou tenha que digitar nada? Pois isto é possível com o ArcGIS QuickCapture

O ArcGIS QuickCapture é a maneira mais rápida de coletar observações de campo. Com este aplicativo simples, você pode registrar rapidamente observações de campo de um veículo em movimento enquanto explora locais, realiza levantamentos aéreos ou avaliar danos. Envie dados de volta ao escritório para análise em tempo real e elimine o tempo gasto no processamento manual de anotações. O ArcGIS QuickCapture é integrado ao ArcGIS Online, para que novos dados do campo possam ser usados instantaneamente para uma melhor tomada de decisão. – ESRI

Capture vários dados com apenas um clique em um botão. Fonte:ESRI Blog

Configure absolutamente tudo

Você analista / profissional GIS fica com o trabalho de configurar o aplicativo e colocar todos as funções e capturas de dados em cada botão do aplicativo no QC Designer (que também é bastante simples e intuitivo). O Usuário de campo apenas vai clicar e coletar tudo no plano de fundo, sem complicações de forma muito simples e sem reclamações.

IsmaelChivite_0-1654213299974.png
Você configura tudo no QC Designer: https://www.arcgis.com/apps/quickcapture/

Comece criando um novo projeto QC com os layers que você já possui no ArcGIS Online ou adicione um web feature layer em branco. A partir dele, os botões de coleta adicionados ao projeto adicionarão dados ao layer, preenchendo os campos que você quiser automaticamente, ficando disponível no seu webmap, portal, web layer e/ou ArcGIS PRO.

Em vídeo

Difícil explicar em texto como você o configura. Melhor assistir o vídeo abaixo on o Ismail (um dos criadores do produto na ESRI) explica tudo. Da para ter uma ideia de como começar e como é fácil:

Video do QC Designer. O QC já vem incluso em várias licenças do AGOL como o Field Worker e Professional

E ai, bora tentar fazer o seu primeiro projeto no QC? Comente abaixo se precisar de ajuda ou tiver alguma dúvida que teremos o maior prazer em ajudar.

Post Relacionado

Gostou? Compartilhe

One Comment on “ArcGIS QuickCapture: A solução mais simples para seus usuários de campo”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *