Antes de iniciar, por que o ArcGIS PRO não suporta personal geodatabase?
Muitos dos usuários ESRI queriam que os geodatabase pessoais (mdb) fossem suportado no ArcGIS Pro. Alguns consideraram adiar a migração para o ArcGIS Pro até que os geodatabases pessoais fossem suportados. No entanto, segundo a ESRI, isto não vai acontecer e o porque é: A Microsoft encerrou o suporte para as bibliotecas do Microsoft Jet Database Engine 4.0 e considera a tecnologia Data Access Objects (DAO) obsoleta. Esta é a tecnologia da Microsoft que anteriormente tornou possível o suporte para geodatabases pessoais (mdb) no ArcMap dentro do ArcGIS Desktop desde a versão 8.0. Além disso, não há versões de 64 bits dessas bibliotecas e o ArcGIS Pro é um aplicativo de 64 bits. Como a tecnologia usada para fazer geodatabases pessoais não é mais suportada e a Microsoft desaconselha o uso desses formatos obsoletos, não há um caminho viável ou suportado para oferecer acesso e uso de (mdb) geodatabases pessoais no ArcGIS Pro.
O que fazer antes de migrar para o PRO?
Como não há suporte para mdb no ArcGIS PRO, antes de migrar e remover o ArcMap do seu computador ou do seu grupo de trabalho, certifique-se que os geodatabases em mdb sejam todos convertidos para FILE GEODATABASE ou agora Mobile Geodatabase, o sucesso do MDB.
MOBILE GEODATABASE?
A ESRI recomenda a migração de MDBs para o formato novo, o .geodatabase. OK, mas o que é um geodatabase móvel?
Desde o ArcGIS Pro 2.7, a Esri introduziu um novo tipo de geodatabase baseado em um banco de dados aberto, o SQLite—e o chamou de geodatabase móvel. Os geodatabases móveis suportam todos os conjuntos de dados e comportamentos comuns de geodatabases, como domínios, subtipos, regras de atributos, topologias, malhas de parcelas e redes.
Vantagens?
Os geodatabases móveis (.geodatabase) são armazenados em um banco de dados SQLite, oferecendo as seguintes vantagens:
- SQLite é um banco de dados amplamente disponível, estável e confiável.
- O SQLite é de código aberto de domínio público, portanto, nenhum licenciamento é necessário (como QGIS).
- Os bancos de dados SQLite são suportados em várias plataformas e são armazenados em um único arquivo em disco (diferentemente do File Geodatabase), tornando-os portáteis e um formato de troca de dados eficiente.
- SQLite é um banco de dados relacional completo que permite consultas e relatórios de fluxos de trabalho e suporta operações como visualizações e índices.
- O SQLite é interoperável e onipresente no desenvolvimento de aplicativos móveis hoje em dia.
- Esse arquivo único pode conter até 2 TB de dados, é portátil e tem suporte em todas as plataformas. Muito mais do que o velho mdb.
- Os geodatabases móveis usam o tipo espacial Esri ST_Geometry. Usando um cliente SQL, você pode acessar seus dados espaciais por meio de instruções SQL que implementam o ISO SQL/MM Spatial Standard e a Simple Feature Specification do OGC. Ter acesso SQL aos dados permite que você use outros aplicativos para consultar ou gerar relatórios sobre dados armazenados em um geodatabase móvel (PowerBI por exemplo). Para saber como ativar a extensão ST_Geometry, consulte Carregar ST_Geometry em um geodatabase móvel para acesso SQL.
No ArcGIS PRO 3.0 é possivel agora configurar um geodatabase móvel como o banco de dados padrão de projeto. Um grande passo para aumentar a funcionalidade do geodatabase móvel para fluxos de trabalho diários é habilitar um geodatabase móvel como o banco de dados padrão para um projeto de mapa. O geodatabase móvel padrão torna-se o local inicial do mapa e pode ser usado como o local principal para adicionar e armazenar dados resultantes de operações de edição e geoprocessamento.
Para tornar seu geodatabase móvel o espaço de trabalho padrão, no painel Catalog, clique com o botão direito do mouse em um geodatabase móvel existente e selecione a opção Make Default.
Posts Relacionados com Geodatabase
Quais as diferenças entre File geodatabase e Personal geodatabase ?
Quais as diferenças entre File geodatabase e Personal geodatabase ?
Domínios, Subtipos e Relações em um geodatabase
Domínios, Subtipos e Relações em um geodatabase
A Topologia precisa ser mais explorada
Alguma vez você já se perguntou se seu geodatabase estaria ok, se não haveriam polígonos que não deveriam ser sobrepostos mas na verdade estão sobrepostos em algumas partes? Se há polígonos que deveriam cobrir outros totalmente e não estão – chamados gaps – ? como prevenir isto? como facilmente identificá-los?
Dica Rápida: Linhas para Polígonos no ArcGIS
Converter Linha para Polígonos ArcMap
IPEF lança base de dados espaciais para silvicultura
O Sistema Geodatabase* do IPEF foi estabelecido para proporcionar acesso a informações edafo-bio-climáticas espacializadas (mapas) as quais são cada vez mais necessárias para as atividades de pesquisa e planejamento florestal dos programas cooperativos do IPEF, das empresas associadas e da comunidade florestal em geral.
FONTE: ipef.br
*Geodatabase é um termo registrado pela ESRI. O ForestGIS apenas cita o termo usado no site do IPEF.
Criando Domínios para seu Geodatabase
Criando Domínios para seu Geodatabase
Labels no ArcGis: Multi linhas e cores é possível?
Labels multi-linhas no ArcMap
Esri divulga nota sobre problema grave encontrado em geodatabases
Esri divulga nota sobre problema grave encontrado em geodatabases
Salvando e mostrando imagens e fotos em feature classes
Salvando e mostrando imagens e fotos em feature classes
IBGE atualiza e disponibiliza base 1:250 mil do País todo.
IBGE atualiza e disponibiliza base 1:250 mil do País todo. – Atualizado 2019
Interessante! Temos que progredir. Vejo muitos ainda usando autocad para fazer mapas. Parece anos 90.