Mobile Geodatabases: Conheça o sucessor do personal geodatabase (mdb)

Antes de iniciar, por que o ArcGIS PRO não suporta personal geodatabase?

Muitos dos usuários ESRI queriam que os geodatabase pessoais (mdb) fossem suportado no ArcGIS Pro. Alguns consideraram adiar a migração para o ArcGIS Pro até que os geodatabases pessoais fossem suportados. No entanto, segundo a ESRI, isto não vai acontecer e o porque é: A Microsoft encerrou o suporte para as bibliotecas do Microsoft Jet Database Engine 4.0 e considera a tecnologia Data Access Objects (DAO) obsoleta. Esta é a tecnologia da Microsoft que anteriormente tornou possível o suporte para geodatabases pessoais (mdb) no ArcMap dentro do ArcGIS Desktop desde a versão 8.0. Além disso, não há versões de 64 bits dessas bibliotecas e o ArcGIS Pro é um aplicativo de 64 bits. Como a tecnologia usada para fazer geodatabases pessoais não é mais suportada e a Microsoft desaconselha o uso desses formatos obsoletos, não há um caminho viável ou suportado para oferecer acesso e uso de (mdb) geodatabases pessoais no ArcGIS Pro.

O que fazer antes de migrar para o PRO?

Como não há suporte para mdb no ArcGIS PRO, antes de migrar e remover o ArcMap do seu computador ou do seu grupo de trabalho, certifique-se que os geodatabases em mdb sejam todos convertidos para FILE GEODATABASE ou agora Mobile Geodatabase, o sucesso do MDB.

MOBILE GEODATABASE?

A ESRI recomenda a migração de MDBs para o formato novo, o .geodatabase. OK, mas o que é um geodatabase móvel?

Desde o ArcGIS Pro 2.7, a Esri introduziu um novo tipo de geodatabase baseado em um banco de dados aberto, o SQLite—e o chamou de geodatabase móvel. Os geodatabases móveis suportam todos os conjuntos de dados e comportamentos comuns de geodatabases, como domínios, subtipos, regras de atributos, topologias, malhas de parcelas e redes.

Feature class properties in a mobile geodatabase
Fonte: ESRI Blog

Vantagens?

Os geodatabases móveis (.geodatabase) são armazenados em um banco de dados SQLite, oferecendo as seguintes vantagens:

  • SQLite é um banco de dados amplamente disponível, estável e confiável.
  • O SQLite é de código aberto de domínio público, portanto, nenhum licenciamento é necessário (como QGIS).
  • Os bancos de dados SQLite são suportados em várias plataformas e são armazenados em um único arquivo em disco (diferentemente do File Geodatabase), tornando-os portáteis e um formato de troca de dados eficiente.
  • SQLite é um banco de dados relacional completo que permite consultas e relatórios de fluxos de trabalho e suporta operações como visualizações e índices.
  • O SQLite é interoperável e onipresente no desenvolvimento de aplicativos móveis hoje em dia.
  • Esse arquivo único pode conter até 2 TB de dados, é portátil e tem suporte em todas as plataformas. Muito mais do que o velho mdb.
  • Os geodatabases móveis usam o tipo espacial Esri ST_Geometry. Usando um cliente SQL, você pode acessar seus dados espaciais por meio de instruções SQL que implementam o ISO SQL/MM Spatial Standard e a Simple Feature Specification do OGC. Ter acesso SQL aos dados permite que você use outros aplicativos para consultar ou gerar relatórios sobre dados armazenados em um geodatabase móvel (PowerBI por exemplo). Para saber como ativar a extensão ST_Geometry, consulte Carregar ST_Geometry em um geodatabase móvel para acesso SQL.

No ArcGIS PRO 3.0 é possivel agora configurar um geodatabase móvel como o banco de dados padrão de projeto. Um grande passo para aumentar a funcionalidade do geodatabase móvel para fluxos de trabalho diários é habilitar um geodatabase móvel como o banco de dados padrão para um projeto de mapa. O geodatabase móvel padrão torna-se o local inicial do mapa e pode ser usado como o local principal para adicionar e armazenar dados resultantes de operações de edição e geoprocessamento.

Para tornar seu geodatabase móvel o espaço de trabalho padrão, no painel Catalog, clique com o botão direito do mouse em um geodatabase móvel existente e selecione a opção Make Default.

Making mobile geodatabase the default database in the Catalog pane
Fonte :ESR IBlog

Posts Relacionados com Geodatabase

O Sistema Geodatabase do IPEF
IPEF lança base de dados espaciais para silvicultura

O Sistema Geodatabase* do IPEF foi estabelecido para proporcionar acesso a informações edafo-bio-climáticas espacializadas (mapas) as quais são cada vez mais necessárias para as atividades de pesquisa e planejamento florestal dos programas cooperativos do IPEF, das empresas associadas e da comunidade florestal em geral.

FONTE: ipef.br

*Geodatabase é um termo registrado pela ESRI. O ForestGIS apenas cita o termo usado no site do IPEF.

Gostou? Compartilhe

One Comment on “Mobile Geodatabases: Conheça o sucessor do personal geodatabase (mdb)”

Deixe um comentário (deixe nome, email e site em branco para comentar como anônimo)

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.