ArcGIS Online: Sempre configure Pop-ups em seus mapas Web

Este artigo foi traduzido e adaptado do ArcGIS Blog, escrito por Bern Szukalski

Uma parte importante, mas às vezes esquecida, da criação de bons mapas web é configurar pop-ups para os layers. Um bom pop-up pode transformar uma lista de dados brutos em informações significativas e fornecer uma experiência informativa para os visualizadores e usuários dos seus mapas.

Os pop-ups são criados configurando e adicionando elementos de conteúdo.

Os elementos são: Lista de campos, Gráfico, Imagem, Texto e Arcade. Arcade é a nova linguagem de programação criada pela ESRI e incorporada no ArcGIS Online. Também pode ser usado para criar expressões que podem ser usadas em elementos de texto. Você pode adicionar vários elementos de qualquer tipo e organizá-los em qualquer ordem, orientando-os verticalmente, horizontalmente ou ambos.

Map Layers
Clique em Layers, escolha o layer a ser configurado, Propriedades, escolha o botão Configure Popups na lateral direita.

Antes de adicionar elementos de conteúdo, é uma boa ideia configurar os campos da camada e o título do pop-up.

Add pop-up media
Os pop-ups do tipo Fields (campos), chart e imagem são simples e são apenas isso, uma lista de campos, gráficos e imagens, por isso vamos pular estes e ir direto para os mais interessantes e flexíveis.

Pop-ups do tipo Texto

Uma das maneiras mais flexíveis de criar pop-ups elegantes e interessantes é usar o modo Texto (acima).

Escolhendo este modo, você consegue digitar o texto que quiser na caixa de texto, e pode inserir qualquer campo da camada entre o seu texto personalizado, simplesmente digitando “{“. A lista de campos se abrirá e você poderá selecionar qualquer quer usar em cada momento, como mostrado abaixo.

Text editor

Quando concluído, clique em OK.

Veja que existe um botão acima (<> lápis) que permite você digitar código html diretamente. Ai você conseguirá personalizar completamente a aparência do seu texto no pop-up

Formatted text

Opção Arcade

Finalmente temos a opção Arcade, ou seja, usar linguagem de programação para efetuar cálculos e até mesmo overlays em tempo de execução com outros layers e mostrar dados aos seus usuários.

Add expression
Em Popups, clique em Manage Expressions e então Add Expression. Arcade abrirá em uma tela cheia.

Antes de usar a expressão Arcade como um campo, precisamos criar a expressão e o código. Clique no link Add Expression e adicione sua expressão arcade. Não sabe nada de Arcade, a ESRI tem um site só para te ensinar a nova linguagem de programação GIS.

Ficou alguma dúvida? Pergunte abaixo:

Gostou? Compartilhe

Deixe um comentário (deixe nome, email e site em branco para comentar como anônimo)

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.