Acessar edições offline do ArcGIS Field Maps diretamente quando ele não sincroniza

O ArcGIS Field Maps é o aplicativo de mapas principal da Esri agora. Disponível para dispositivos iOS e Android na Apple App Store e Google Play, respectivamente. Lembra do ArcPAD? Pois o Field Maps é o seu sucessor na era iOS e Android.

Se você ainda não utiliza o Field Maps, veja aqui como começar

Mas, por melhor que seja, as vezes o ArcGIS Field Maps dá problemas, principalmente offline e não é possível sincronizar os dados. Ele armazena réplicas offline em um banco de dados SQLite ou geodatabase runtime (como arquivos .geodatabase) antes de serem sincronizados com o serviço da feição no ArcgiS Online.

Caso as edições offline não possam ser sincronizadas por erros ou por que o mapa original tenha sido atualizado antes de a sincronização ocorrer, as edições armazenadas localmente ainda podem ser acessadas e extraídas do dispositivo móvel e convertidas em um arquivo geodatabase. 

Erro de sincronização no Field Maps

As instruções fornecidas abaixo descrevem as etapas para fazer isso no ArcGIS Field Maps em sistemas operacionais Android e como trabalhar com ou converter os dados recuperados.

Recupere o geodatabase de tempo de execução do dispositivo Android

  1. Conecte o dispositivo Android ao PC via cabo USB.
  2. Navegue até a pasta ArcGIS Field Maps.
    Por exemplo:
<Nome do telefone>\Armazenamento compartilhado interno\Android\data\com.esri.fieldmaps\files\<username>\mapareas
  1. Se tiver problemas para acessar os dados nos Androids mais novos, veja aqui como fazer
  2. Copie toda a pasta que contém o arquivo .geodatabase do dispositivo e cole-o na máquina local. Certifique-se de que o arquivo .geodatabase esteja dentro da pasta primeiro, conforme mostrado na imagem abaixo.
Localização do arquivo .geodatabase no dispositivo Android
Fonte: ESRI

Recriando ou convertendo os dados recuperados

No ArcMap

No ArcMap, use o geodatabase runtime recuperado do dispositivo mostrado anteriormente como a entrada de dados (input) para a ferramenta de geoprocessamento Copy Runtime Geodatabase to File Geodatabase . A saída (output) desta ferramenta é um arquivo geodatabase que vai conter as edições não sincronizadas e anexos (caso existam). Our usando Python arcpy: arcpy.conversion.CopyRuntimeGdbToFileGdb(in_file, out_file)

Depois de rodar, abra o gdb no ArcCatalog ou ArcMap e verá que seus dados não sincronizados estarão nele. Agora basta selecionar e migrar os dados para o ArcGIS Online novamente, se necessário (pode usar a GP append).

No ArcGIS Pro

A função Copy Runtime Geodatabase to File Geodatabase não está disponível no ArcGIS PRO. Então vamos usar outro recurso, exportar para XML e importar XML para Geodatabase, que na prática fará a mesma coisa do processo visto para o ArcMap:

  1. Recupere o geodatabase de tempo de execução (com base no explicado acima).
  2. Abra o ArcGIS Pro.
  3. Vamso agora converter o geodatabase de tempo de execução em um arquivo geodatabase usando as seguintes etapas:
  1. No ArcGIS Pro, procure pela ferramenta Export XML Workspace Document .
O painel de pesquisa da ferramenta ArcGIS Pro Geoprocessing usado para pesquisar a ferramenta Export XML Workspace Document
  1. Para Dados de entrada , arraste e solte o arquivo ou arquivos .geodatabase do seu dispositivo.
  2. Selecione um local para o arquivo .xml de saída. Todas as outras opções devem permanecer no padrão.
  3. Clique em Executar .
A ferramenta Export XML Workspace Document no painel de geoprocessamento com os parâmetros a serem preenchidos
  1. Depois de concluído, procure e abra a ferramenta Importar Documento de Espaço de Trabalho XML (Gerenciamento de Dados > Banco de Dados Distribuídos).
O painel de pesquisa da ferramenta ArcGIS Pro Geoprocessing usado para pesquisar a ferramenta Import XML Workspace Document
  1. Para Target Geodatabase , selecione o local do geodatabase para conter todos os dados exportados. (A ferramenta cria automaticamente um se ele não existir na pasta especificada.) Sempre use um geodatabase em branco.
  2. Para Importar arquivo , selecione o arquivo .xml criado anteriormente. Todas as outras opções devem permanecer no padrão.
  3. Clique em Executar .
A ferramenta Importar Documento do Espaço de Trabalho XML no painel de geoprocessamento com os parâmetros a serem preenchidos
Fonte: ESRI
Gostou? Compartilhe

2 Comments on “Acessar edições offline do ArcGIS Field Maps diretamente quando ele não sincroniza”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *