O ArcGIS Field Maps é o aplicativo de mapas principal da Esri agora. Disponível para dispositivos iOS e Android na Apple App Store e Google Play, respectivamente. Lembra do ArcPAD? Pois o Field Maps é o seu sucessor na era iOS e Android.
Mas, por melhor que seja, as vezes o ArcGIS Field Maps dá problemas, principalmente offline e não é possível sincronizar os dados. Ele armazena réplicas offline em um banco de dados SQLite ou geodatabase runtime (como arquivos .geodatabase) antes de serem sincronizados com o serviço da feição no ArcgiS Online.
Caso as edições offline não possam ser sincronizadas por erros ou por que o mapa original tenha sido atualizado antes de a sincronização ocorrer, as edições armazenadas localmente ainda podem ser acessadas e extraídas do dispositivo móvel e convertidas em um arquivo geodatabase.
As instruções fornecidas abaixo descrevem as etapas para fazer isso no ArcGIS Field Maps em sistemas operacionais Android e como trabalhar com ou converter os dados recuperados.
Recupere o geodatabase de tempo de execução do dispositivo Android
- Conecte o dispositivo Android ao PC via cabo USB.
- Navegue até a pasta ArcGIS Field Maps.
Por exemplo:
<Nome do telefone>\Armazenamento compartilhado interno\Android\data\com.esri.fieldmaps\files\<username>\mapareas
- Se tiver problemas para acessar os dados nos Androids mais novos, veja aqui como fazer
- Copie toda a pasta que contém o arquivo .geodatabase do dispositivo e cole-o na máquina local. Certifique-se de que o arquivo .geodatabase esteja dentro da pasta primeiro, conforme mostrado na imagem abaixo.
Recriando ou convertendo os dados recuperados
No ArcMap
No ArcMap, use o geodatabase runtime recuperado do dispositivo mostrado anteriormente como a entrada de dados (input) para a ferramenta de geoprocessamento Copy Runtime Geodatabase to File Geodatabase . A saída (output) desta ferramenta é um arquivo geodatabase que vai conter as edições não sincronizadas e anexos (caso existam). Our usando Python arcpy: arcpy.conversion.CopyRuntimeGdbToFileGdb(in_file, out_file)
Depois de rodar, abra o gdb no ArcCatalog ou ArcMap e verá que seus dados não sincronizados estarão nele. Agora basta selecionar e migrar os dados para o ArcGIS Online novamente, se necessário (pode usar a GP append).
No ArcGIS Pro
A função Copy Runtime Geodatabase to File Geodatabase não está disponível no ArcGIS PRO. Então vamos usar outro recurso, exportar para XML e importar XML para Geodatabase, que na prática fará a mesma coisa do processo visto para o ArcMap:
- Recupere o geodatabase de tempo de execução (com base no explicado acima).
- Abra o ArcGIS Pro.
- Vamso agora converter o geodatabase de tempo de execução em um arquivo geodatabase usando as seguintes etapas:
- No ArcGIS Pro, procure pela ferramenta Export XML Workspace Document .
- Para Dados de entrada , arraste e solte o arquivo ou arquivos .geodatabase do seu dispositivo.
- Selecione um local para o arquivo .xml de saída. Todas as outras opções devem permanecer no padrão.
- Clique em Executar .
- Depois de concluído, procure e abra a ferramenta Importar Documento de Espaço de Trabalho XML (Gerenciamento de Dados > Banco de Dados Distribuídos).
- Para Target Geodatabase , selecione o local do geodatabase para conter todos os dados exportados. (A ferramenta cria automaticamente um se ele não existir na pasta especificada.) Sempre use um geodatabase em branco.
- Para Importar arquivo , selecione o arquivo .xml criado anteriormente. Todas as outras opções devem permanecer no padrão.
- Clique em Executar .
Exatamente o que eu estava precisando para não perder vários dias de inspeções coletadas. Muito obrigado, funcionou certinho!
Muito bom! Me salvou aqui.