Qual computador (configuração) comprar para rodar o ArcGIS ou PRO tranquilamente?

Vários usuários de software GIS, QGIS também, mas principalmente do ArcGIS, entram em contato conosco pedindo sugestões e configurações mínimas e recomendadas para rodar os softwares. Muitos estão mudando de emprego ou, simplesmente, atualizando seus computadores e se deparam com a necessidade de especificar o hardware necessário para trabalhar bem com os aplicativos. Alguns ainda tem necessidades específicas como processamento de imagem, network analyst, trabalham com grandes geodatabases e precisam de um poder de processamento maior.  

Placa de vídeo pode ser um item importante, principalmente trabalhando em 3D

Vamos a parte técnica. Os principais itens de hardware para quem quer trabalhar com imagens ou grandes bases de dados no ArcGIS 10.x seriam processador, memória RAM e placa de vídeo dedicadas (GPU). Se estas imagens estiverem em uma rede local, uma placa de rede – gibabit (1 Gbps)-  veloz também faz-se necessário. Se estiverem armazenadas no seu disco da máquina local (ou mesmo para processamento), um disco de alta velocidade de acesso também é muito recomendado (NVMe, SSD, ou, se o bolso for uma restrição, um HD de 7200 RPMs que geralmente entrega dados 30% mais rápido que um HD 5400 RPMs). Recentemente surgiram as memórias do tipo NVMe (M.2) que são uma versão ainda mais rápida de SSD.

Veja algumas configurações recomendadas pela ESRI, adaptadas e traduzidas pela Forest-GIS:    

A ESRI atualizou o requisito de hardware para o ArcGIS PRO 3.x em 2022:.  

Configurações para ArcGIS Pro 3.x (2023)- usuários de alta demanda:

CPU

Arquitetura: x64, mínimo de 2 cores, Recomendado: 4 núcleos; Ideal: 10 núcleos.

Armazenamento em Disco: Mínimo: 32 GB de espaço livre; Recomendado: 32 GB ou mais de espaço livre em uma unidade de estado sólido (SSD)

Memória/RAM: Mínimo: 8 GB; Recomendado: 32 GB; Ideal: 64 GB ou mais

GPU

GPU NVIDIA com capacidade de computação CUDA mínimo de 3,7; 6.1 ou posterior recomendado.

Memória (placa) gráfica dedicada: Mínimo: 6 GB; Recomendado: 16 GB ou mais

Você pode rodar este analisador automático para ver se suas configurações atendem as necessidades do ArcGIS PRO

➥Configurações para ArcGIS 10.8 e ArcGIS Pro 2.7 (2021)- usuários de alta demanda:

  • Processador: 2.2 GHz Hyper-threading  ou Multi-core (Intel i7,  i9, AMD Ryzen 7 ou Xeon últimas gerações); Somente processadores 64 bits para rodar PRO 2.4. Não rodará mais em Windows 7 a partir de 2020.
  • Placa de vídeo (GPU): 24-bit, openGL Dedicada, de 4 GB é recomendada pela ESRI. (Nvidia Quadro k5000 ou Quadro P4000 por exemplo, Radeon RX or PRO. Para o ArcMap uma GPU com 64 MB é suficiente). Veja neste artigo que publicamos como usar a GPU para geoprocessamento
A Nvidia Quadro P4000, uma GPU muito utilizada por usuários do ArcGIS PRO
  • Placa de rede: Para dados na rede local, prefira placa gigabit / 1 Gbps, assumindo que sua rede local também seja gigabit, caso contrário não vai influenciar.
  • Memória RAM: Mínimo 8 GB, embora 16 GB sejam recomendados pela ESRI.
  • Disco: SSD NVMe ou M.2 (solid state drive-que tem um preço mais alto) ou até um HDD mecânico de 7200 rpm que ainda assim entregam dados mais rápido que os tradicionais HDD 5400rpm. Mínimo de 32 GB livres.

Para quem usa ArcGIS regularmente, sem utilizar processamento de imagem, 3D ou grandes bancos de dados o dia inteiro, a ESRI publica suas recomendações de hardware a cada versão disponibilizada.  

Configurações para ArcGIS 10.6.x ou Pro 2.2 – usuários de demanda normal:

  • CPU speed: 2.2 GHz minimum (Xeon, Intel i5 ou i7, Ryzen 5 ou 7 )
  • Platform:  Windows 32 ou 64 bits (ArcGIS PRO somente em 64 bits em Windows 10)
  • Memory/RAM: Mínimo 4 GB | Recomendado: 8 GB | Ótimo: 16+ GB
  • Placa de vídeo:  256 MB mínimo com OpenGL e 2GB para ArcGIS PRO (Suporte a NVIDIA, ATI , AMD  e Intel com drive de vídeo mais atual instalado) de preferencia dedicado.
  • Resolução de vídeo:  1024×768 mínimo a 96 dpi
  • Disco: Recomendado NVMe, SSD, mas um SATA HDD 7200 rpm rodará bem. Mínimo: 4 GB | Recomendado: 6 GB or mais. 32 GB para ArcGIS PRO 2.4

Vale lembrar que estas configurações são para o ano de 2020. No mundo da computação a evolução é muito rápida e o que é recomendado hoje, amanhã pode estar ultrapassado. Confira sempre no Site da ESRI as recomendações para as últimas versões

Relacionado

Como forçar o ArcGIS PRO a usar sua GPU?

Gostou? Compartilhe

26 Comentários em “Qual computador (configuração) comprar para rodar o ArcGIS ou PRO tranquilamente?”

  1. Oi,
    Sou nova na área de geoprocessamento e estou querendo comparar um notebook novo. E gostaria de saber de de notebooks gamer como das marcas: Acer, Samsung e Dell, valeria a pena comprar??
    Atualmente só o utilizo o ArcGis e Qgis.
    Se a resposta for ‘sim’, qual(is) modelo(s) sugere?

    Grata, Larissa.

    1. Olá Larissa. Laptops gamers são boas opções para uso GIS sim, apesar de mais caros que desktops. Uma das principais características que eles devem ter é placa gráfica dedicada, o que geralmente é padrão em laptop gamers.
      Andei pesquisando aqui e para o ArcGIS PRO, os blogs americanos comentam que estas opções podem ser interessantes:
      -Razer Blade – Our Choice
      -Acer Predator – Incredibly bright display
      -Lenovo Legion – Stylish laptop for GIS work
      -HP Pavilion – Best budget laptop for ArcGIS Pro
      -Acer Swift – Compact laptop for GIS
      -Asus TUF – Good Gamer / GIS

  2. Boa noite,

    Essas configurações de um not atende as necessidades do ArcGis?

    Processador: Intel® Atom® Quad-Core
    Sistema Operacional: Windows 10 Home
    Memória RAM: 4 GB (onboard)
    Armazenamento: 64 GB, Flash (onboard) + 64 GB de armazenamento na nuvem*
    Unidade Ótica: Não
    Leitor de Cartões: Micro SD
    Webcam: Sim, com webcam cover
    Tela: LCD 14’’, Widescreen, resolução 1366 x 768 de Alta Definição (HD), com tecnologia LED
    Vídeo: Processamento de vídeo integrado Intel® HD Graphics – Aceleração gráfica integrada de vídeos em alta definição (HD) e suporte Microsoft® DirectX® e OpenGL
    Áudio: Áudio de alta definição (HD), alto-falantes estéreo e dois microfones embutidos
    Rede / Conectividade: Rede sem fio IEEE 802.11 b/g/nTM e Bluetooth 4.0
    Portas de Conexão: 2x USB (1x USB 3.0), 1x mini HDMI, 1x Áudio (para microfone e fone de ouvido), 1x DC-in (carregador) Teclado: Português-Brasil, 83 teclas + teclas de atalho + botão liga/desliga
    Mouse: Touchpad de 5” de precisão tipo Clickpad, com toque múltiplo, 2 botões integrados e função de teclado numérico Carregador: 100~240V Automático, 15W
    Bateria: 38Wh, 10.000mAh (Integrada)
    Cor: Vermelho Dimensões: 328 x 220 x 17.9 mm (L x P x A)
    Peso Líquido: 1,31 Kg
    Peso Bruto: 2,00 Kg
    Conteúdo da embalagem: Notebook, Adaptador CA com conector padrão Inmetro e Guia Rápido de Instalação
    Embalagem do Produto: 375 x 330 x 60 mm (L x P x A)
    Garantia: 01 ano balcão (varejo)
    Part Number | EAN: 3001518 | 7896904630800
    Informações complementares
    Marca Positivo
    Memória RAM 4 GB
    Sistema Operacional Windows 10

  3. Bom dia, como meu notebook multilaser não conseguiu nem finalizar instalação do programa, decidi montar um pc para trabalhar com o autocad, Arqgis e outros programas de dição de videos… estas são as especificações dele:
    Processador AMD Ryzen 3 2200G
    Placa de video NVIDIA GEFORCE GTX 1050
    Placa mãe com chipset A 320
    Memoria 8G de memoria RAM DDR4 + 8G que mandei por = 16GB
    Armazenamento HD 1 TB + SSD 240G

    ENTÃO pergunto, se com essas especificaçõe ele roda tranquilo tanto programas Qgis e de edição de video com imagens de drones? desde ja grata.

    1. Patrícia, acho que com este PC você consegue rodar o ArcGIS e o QGIS tranquilamente. A placa de vídeo tem 2GB e com 16 de RAM acho que não terá problemas. Não sei qual software de edição de imagens drone vai utilizar, mas na página do programa geralmente mostra qual a recomendação mínima necessária.
      Abcs

    2. Boa noite. Cara, trabalho com SIG e CAD desde de 2015. Te afirmo que vai atender sua demanda. Por enquanto, tenha em mente que a cada ano os dados se tornam maiores e consequentemente mais pesados (ortofotos e levantamentos topográficos a laser).

  4. Ola, tenho um notebook multilaser legacy, Intel Atom x5 de 30GB…. e preciso trabalhar com programas como Autocad e Qgis, dai pergunto… se eu comprar um HD externo toshiba de 1TB USB 3.0 teria como eu instalar esses propramas nele ? tipo funcionaria a instalação desses programas no HD? e mesmo se instalado rodaria nesse meu notebook, que é basicão?

    1. Patrícia, você pode até instalar neste seu HD externo mas para rodar eles o que conta mesmo é o processador e memória RAM.
      Este seu notebook é bem básico e talvez até rode muito lentamente o QGIS, mas um ArcGIS PRO ou mesmo Desktop está bem abaixo do recomendando.
      Quanto ao Autocad, não é um programa que usamos ou recomendamos então não saberia lhe dizer.
      obrigado

  5. Bom dia! Um Notebook Gamer Dell G3 9ª Ger I5 8gb 1tb 128gb Ssd Gtx1650, atende bem a necessidades para se trabalhar com o arc gis para o processamento de imagens

  6. Meu caro, bom dia. Tenho um PC Intel I5-4440 com 8 Gb de Ram DDR3 e HD SSD. Porém, o vídeo é onboard. Caso um compra uma VGA Radeon RX 560 de 4Gb, eu conseguirei rodar o ARCGis na Demanda Normal?

    1. Olá Moises. Não sou expert em hardware mas diria que o ArcGIS Desktop sim vai rodar normal com esta configuração e a nova VGA sim.
      Até o ArcGIS PRO rodará mas ele ficará um pouco mais lento não pela VGA mas pelo processador mais lento mesmo.
      Abcs

  7. Ola, estou procurando um computador para trabalhar com softwares como arcgis, autocad e etc. Entao cheguei em dois notebooks com as minhas pesquisas: Notebook Acer 515-52G-58LZ 8° geração i5 com placa de mx130. E outro é um Ideapad 330 i7 oitava geração com placa mx150. Qual deles seria melhor p atender minhas necessidades com um melhor custo-beneficio? Valeuuu

    1. Sem dúvidas o i7 com mx150 é superior e vai atender melhor, porém deve ser bem mais caro.
      Se não fizer operações em 3D, geoprocessamento pesado e análise de imagens, o Acer poder atender razoavelmente.

  8. Desculpe, mas suas indicações de processadores, apesar de serem adequadas, estão datadas e não menciona alternativas de melhor capacidade multithreading. Atualmente, em 2019, a melhor plataforma para uso profissional e com melhor custo/benefício é a AMD Ryzen 7, ou Threadripper para demanda corporativa. Isso vale para ArcGis, AutoCad e processamento de cálculo como IBM SPSS e afins. Se sua indicação fosse há 3 anos, estaria corretíssima. Atualmente, não!

    1. Caro Gileno, as especificações acima não são “minhas”, são da ESRI cujo link está ai acima. Salvo se eles alteraram atualmente, estavam de acordo e atualizadas na data da publicação do artigo.
      Obrigado pelas suas indicações AMD no entanto.

  9. boa tarde, estou com uma dúvida, um notebook com i3 intel 2375m cpu 1.50ghz e 4g de ram, sem placa de vídeo consegue rodar normal? caso não, se fosse algum processador i5 rodaria? obrigado

    1. Gabriel, considerando um usuário de demanda normal, esta configuração fica um pouco abaixo do recomendado pela ESRI. Acredito que rodar rode mas vai pesar. Um processador i5 ajudaria a colocar as especificações no nivel que a ESRI recomenda em termos de velocidade de processamento. Se for utilizar muita imagem é melhor colocar ainda mais memoria e uma GPU. Abcs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *