Qual computador (configuração) comprar para rodar o ArcGIS ou PRO tranquilamente?

Vários usuários de software GIS, QGIS também, mas principalmente do ArcGIS, entram em contato conosco pedindo sugestões e configurações mínimas e recomendadas para rodar os softwares. Muitos estão mudando de emprego ou, simplesmente, atualizando seus computadores e se deparam com a necessidade de especificar o hardware necessário para trabalhar bem com os aplicativos. Alguns ainda tem necessidades específicas como processamento de imagem, network analyst, trabalham com grandes geodatabases e precisam de um poder de processamento maior.  

Placa de vídeo pode ser um item importante, principalmente trabalhando em 3D

Vamos a parte técnica. Os principais itens de hardware para quem quer trabalhar com imagens ou grandes bases de dados no ArcGIS 10.x seriam processador, memória RAM e placa de vídeo dedicadas (GPU). Se estas imagens estiverem em uma rede local, uma placa de rede – gibabit (1 Gbps)-  veloz também faz-se necessário. Se estiverem armazenadas no seu disco da máquina local (ou mesmo para processamento), um disco de alta velocidade de acesso também é muito recomendado (NVMe, SSD, ou, se o bolso for uma restrição, um HD de 7200 RPMs que geralmente entrega dados 30% mais rápido que um HD 5400 RPMs). Recentemente surgiram as memórias do tipo NVMe (M.2) que são uma versão ainda mais rápida de SSD.

Veja algumas configurações recomendadas pela ESRI, adaptadas e traduzidas pela Forest-GIS:    

A ESRI atualizou o requisito de hardware para o ArcGIS PRO 3.x em 2022:.  


Configurações para ArcGIS Pro 3.x (2023)- usuários de alta demanda:

CPU

Arquitetura: x64, mínimo de 2 cores, Recomendado: 4 núcleos; Ideal: 10 núcleos.

Armazenamento em Disco: Mínimo: 32 GB de espaço livre; Recomendado: 32 GB ou mais de espaço livre em uma unidade de estado sólido (SSD)

Memória/RAM: Mínimo: 8 GB; Recomendado: 32 GB; Ideal: 64 GB ou mais

GPU

GPU NVIDIA com capacidade de computação CUDA mínimo de 3,7; 6.1 ou posterior recomendado.

Memória (placa) gráfica dedicada: Mínimo: 6 GB; Recomendado: 16 GB ou mais

Você pode rodar este analisador automático para ver se suas configurações atendem as necessidades do ArcGIS PRO

➥Configurações para ArcGIS 10.8 e ArcGIS Pro 2.7 (2021)- usuários de alta demanda:

  • Processador: 2.2 GHz Hyper-threading  ou Multi-core (Intel i7,  i9, AMD Ryzen 7 ou Xeon últimas gerações); Somente processadores 64 bits para rodar PRO 2.4. Não rodará mais em Windows 7 a partir de 2020.
  • Placa de vídeo (GPU): 24-bit, openGL Dedicada, de 4 GB é recomendada pela ESRI. (Nvidia Quadro k5000 ou Quadro P4000 por exemplo, Radeon RX or PRO. Para o ArcMap uma GPU com 64 MB é suficiente). Veja neste artigo que publicamos como usar a GPU para geoprocessamento
A Nvidia Quadro P4000, uma GPU muito utilizada por usuários do ArcGIS PRO
  • Placa de rede: Para dados na rede local, prefira placa gigabit / 1 Gbps, assumindo que sua rede local também seja gigabit, caso contrário não vai influenciar.
  • Memória RAM: Mínimo 8 GB, embora 16 GB sejam recomendados pela ESRI.
  • Disco: SSD NVMe ou M.2 (solid state drive-que tem um preço mais alto) ou até um HDD mecânico de 7200 rpm que ainda assim entregam dados mais rápido que os tradicionais HDD 5400rpm. Mínimo de 32 GB livres.

Para quem usa ArcGIS regularmente, sem utilizar processamento de imagem, 3D ou grandes bancos de dados o dia inteiro, a ESRI publica suas recomendações de hardware a cada versão disponibilizada.  


Configurações para ArcGIS 10.6.x ou Pro 2.2 – usuários de demanda normal:

  • CPU speed: 2.2 GHz minimum (Xeon, Intel i5 ou i7, Ryzen 5 ou 7 )
  • Platform:  Windows 32 ou 64 bits (ArcGIS PRO somente em 64 bits em Windows 10)
  • Memory/RAM: Mínimo 4 GB | Recomendado: 8 GB | Ótimo: 16+ GB
  • Placa de vídeo:  256 MB mínimo com OpenGL e 2GB para ArcGIS PRO (Suporte a NVIDIA, ATI , AMD  e Intel com drive de vídeo mais atual instalado) de preferencia dedicado.
  • Resolução de vídeo:  1024×768 mínimo a 96 dpi
  • Disco: Recomendado NVMe, SSD, mas um SATA HDD 7200 rpm rodará bem. Mínimo: 4 GB | Recomendado: 6 GB or mais. 32 GB para ArcGIS PRO 2.4

Vale lembrar que estas configurações são para o ano de 2020. No mundo da computação a evolução é muito rápida e o que é recomendado hoje, amanhã pode estar ultrapassado. Confira sempre no Site da ESRI as recomendações para as últimas versões


Relacionado

Como forçar o ArcGIS PRO a usar sua GPU?

Gostou? Compartilhe
Loading comments...