ArcGIS PRO 3.0 já está disponível. Veja as novidades!

O ArcGIS Pro 3.0 já está disponível para os usuários. Para instalar basta clicar em atualizar quando abrir o ArcGIS PRO 2.x ou então remover e instalar uma versão limpa com o instalador disponível no my.esri.com

A nova versão 3.0 é uma versão inovadora como já anunciado. Primeiramente o ArcGIS Pro 3.0 foi desenvolvido no novo Microsoft .Net 6 e requer o .NET 6 Desktop Runtime x64. Instale a versão mais recente disponível para evitar atrasos na instalação (link para baixar).

A .NET 6 é a estrutura de programação mais recente da Microsoft que posiciona a Esri, seus produtos e outros desenvolvedores do ArcGIS Pro para o futuro. Além disso, com determinados componentes de terceiros apenas atualizando os controles para o .NET 6, é necessário permanecer na vanguarda da comunidade de desenvolvimento de software.

Veja as 10 principais novidades do ArcGIS PRO 3.0

Veja as 10 principais novidades do ArcGIS PRO 3.0

Anteriormente

Você sabia que o ArcGIS Pro 3.0 está programado para estar disponível em junho? Se não, agora você sabe😁. A ESRI quer garantir que você tenha as informações necessárias para estar melhor preparado para atualizar quando a versão 3.0 for lançada. Além disso, será o tema principal da ESRI UC de 2022 em Julho, que retorna de forma presencial em San Diego, depois de 2 anos de forma virtual.

new_arcgispro_3
Nova Splash Screen do ArcGIS PRO 3.x

O ArcGIS Pro 3.0 é uma versão inovadora. Primeiramente o ArcGIS Pro 3.0 foi desenvolvido no novo .Net 6 e requer o .NET 6 Desktop Runtime x64. Instale a versão mais recente disponível para evitar atrasos quando o Pro 3.0 for lançado. (link para baixar).

A .NET 6 é a estrutura de programação mais recente da Microsoft que posiciona a Esri, seus produtos e outros desenvolvedores do ArcGIS Pro para o futuro. Além disso, com determinados componentes de terceiros apenas atualizando os controles para o .NET 6, é necessário permanecer na vanguarda da comunidade de desenvolvimento de software.

Planeje o upgrade da sua equipe toda, pois os projetos não serão retro-compatíveis

Projetos criados ou salvos no ArcGIS Pro 3.0 não podem ser abertos diretamente no ArcGIS Pro 2.x. Após atualizar para o ArcGIS Pro 3.0, quando você salvar pela primeira vez um projeto criado em uma versão anterior, você receberá a seguinte mensagem de informação.

No entanto, apenas porque os documentos do PRO 3.0 não podem ser abertos diretamente em versões anteriores, ainda é possível acessá-los em 2.x, se necessário. Se você salvar o projeto e, por qualquer motivo, achar que precisa de uma versão 2.x, crie um pacote de projeto. Pacotes de camadas, pacotes de mapas e pacotes de projetos conterão conteúdo 2.x e 3.x.

-Projetos e modelos de projeto (arquivos .aprx, .ppkx e .aptx) salvos com qualquer versão do ArcGIS Pro 2.x podem ser abertos e usados pelo ArcGIS Pro 2.xe 3.0. No entanto, projetos e modelos de projeto salvos usando ArcGIS Pro 3.0 não podem ser abertos pelo ArcGIS Pro2.x.

-Arquivos de mapa, camada, relatórios e layout (arquivos .mapx, .lyrx, .rptx e .pagx) não podem ser abertos em 2.x depois de criados ou salvos em 3.0.

-As imagens nos layouts são armazenadas de forma diferente a partir do ArcGIS Pro 3.0. Os pacotes do projeto são necessários para ver imagens em versões anteriores.

Veja a lista completa e prepare sua migração

Em resumo, embora o “empacotamento” (Package creation) permita que os usuários do ArcGIS Pro 3.0 compartilhem projetos com usuários 2.x, a colaboração não será tão perfeita quanto quando todos estão trabalhando na mesma versão principal. Por isso, considere coordenar sua atualização para o ArcGIS Pro 3.0 para grupos de usuários que trabalham juntos em projetos.

Fonte: Adaptado do Blog do ArcGIS

Gostou? Compartilhe

3 Comments on “ArcGIS PRO 3.0 já está disponível. Veja as novidades!”

  1. Como sempre a ESRI mudando tudo e exigindo que o cliente abandone o que funciona para instalar coisas novas que poucos sabem usar e que nem sempre funcionam. Ainda bem que blogs como o seu ajudam nós nesta tarefa. Obrigada

Deixe um comentário (deixe nome, email e site em branco para comentar como anônimo)

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.