Sentinel-2: Combinação de Bandas e como baixar os dados mais facilmente

Desde o monitoramento da agricultura e florestas ao mapeamento das terras em mudança, o satélite europeu Sentinel-2A tem demonstrado ser uma das fontes preferidas de dados dos cientísticas e analistas  de dados GIS no mundo todo. Tem sido mais utilizado até do que os dados LandSat 8 ultimamente.
O Sentinel-2 tem 13 bandas espectrais, que vão do visível e do infra-vermelho próximo, até infra-vermelho de ondas curtas, em diferentes resoluções espaciais, levando a monitoramento da terra para um nível sem precedentes. De fato, é a primeira missão de observação óptica da Terra deste tipo a incluir três bandas no ‘limite do vermelho’, o que proporciona informação essencial sobre o estado da vegetação.

Baixando dados

Especificação de cada banda

Na imagem podemos ver as bandas disponível em cada satélite, a descrição, o comprimento de ondas além de como calcular no Raster Calculator alguns índices de vegetação

Quanto a resolução espacial de cada banda (Level-2A):

  • 10 m: contendo bandas espectrais 2, 3, 4, 8, uma imagem True Color Image (TCI) e mapas AOT e WV reamostrados a partir de 20 m.
  • 20 m: contendo as bandas espectrais 2 – 7, as bandas 8A, 11 e 12, uma True Color Image (TCI), um mapa de classificação de cenas (SCL) e um mapa de AOT e WV. A banda B8 é omitida, pois B8A fornece informações espectrais mais precisas.
  • 60 m: contendo todos os componentes do produto de 20 m reamostrados para 60 m e adicionalmente as bandas 1 e 9. A banda de cirro 10 é omitida, pois não contém informações de superfície.

 

Combinação de Bandas Sentinel-2 para cada utilidade

Cores naturais: 4- 3- 2
Cor falsa Infravermelho: 8- 4- 3
Cor falsa Urbana: 12 -11- 4
Agricultura: 11 -8- 2
Penetração atmosférica: 12- 11 -8a
Vegetação saudável: 8 -11 -2
Terra / Água: 8 -11 -4
Cores naturais com remoção atmosférica: 12- 8- 3
Infravermelho de ondas curtas: 12 -8- 4
Análise da vegetação: 11 -8- 4

 

 

Gostou? Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.