ESRI disponibiliza Basemap Sentinel-2

A ESRI, líder mundial em análise espacial e criadora do ArcGIS, lançou um serviço de basemap do Sentinel-2 para todos os usuários da Esri, sem custo adicional e sem consumo de créditos.

O Sentinel-2 é um satélite de observação da Terra que fornece imagens multiespectrais para qualquer local do mundo (65.4° Sul a  65.4° Norte) a uma resolução de 10 metros. Atualmente em versão beta, o serviço é atualizado diariamente com novas imagens para todos os locais em terra a cada 5 a 7 dias.

O Sentinel-2 Image Services fornece imagens temporais e multiespectrais de todo o mundo para um melhor monitoramento das condições agrícolas e florestais, monitoramento de mudanças na cobertura da terra e para auxiliar no gerenciamento de desastres naturais. A imagem mostrada por padrão é a mais recente com cobertura ZERO de nuvens, ou seja, pode ser uma imagem mais antiga se for uma área que costuma ter cobertura de nuvens com frequência.

O Sentinel-2 faz parte do Copernicus, o maior programa único de observação da Terra no mundo, dirigido pela Comissão Europeia em parceria com a Agência Espacial Européia. A Esri torna os dados multi-espectrais rapidamente acessíveis usando o ArcGIS Image Server e publica o serviço de imagem através do ArcGIS Living Atlas, hospedado na Amazon Web Services Infrastructure. O serviço inclui todas as imagens do Sentinel-2 que remontam a 14 meses, permitindo que as alterações sejam facilmente revisadas. A análise de imagens pode ser executada diretamente no serviço para criar índices que exibem propriedades como a saúde da vegetação ou umidade do solo, bem como quantificar as mudanças ao longo do tempo, para melhor compreensão do ambiente.

Fonte: ESRI

Uma vez adicionado ao ArcMap ou PRO, você pode acessar as propriedades do basemap e escolher  ‘templates de processamento’ que já mostram combinações de banda pré configuradas para visualizar dezenas de combinações de banda sem necessidade de baixar nada ou fazer qualquer fusão de bandas manualmente, incluindo NDVI, Infrared, e muitas outras :

Combinações de Banda mais comuns

  • Natural Colors: 4 3 2
  • False color Infrared: 8 4 3
  • False color Urban: 12 11 4
  • Agriculture: 11 8 2
  • Atmospheric penetration: 12 11 8a
  • Healthy vegetation: 8 11 2
  • Land/Water: 8 11 4
  • Natural Colors with Atmospheric Removal: 12 8 3
  • Shortwave Infrared: 12 8 4
  • Vegetation Analysis: 11 8 4

Ler mais 

Gostou? Compartilhe

One Comment on “ESRI disponibiliza Basemap Sentinel-2”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *