Como definir ou alterar a projeção de um layer no ArcGIS?





Frequentemente arquivos shapefiles disponibilizados na internet ou exportados de softwares CAD, webgis e outros vem sem o arquivo de projeção (.prj). Quando isto acontece e recebemos o aviso do ArcGIS, precisamos rodar uma ferramenta no ArcGIS para definir a projeção deste e criar o arquivo prj associado.

Muito importante neste processo é saber a projeção e datum originais dos dados. Se os dados estão ou foram gerados em UTM não funcionará se você definir uma projeção tipo geográfica em um datum diferente por exemplo.

1) Para verificar o sistema de coordenada de um layer, clique com direito, properties e vá na aba source, no quadro Data Source verá o sistema de coordenadas escrito ou < Undefined> caso não haja arquivo prj. Arquivos extensão PRJ contém dados de projeção e datum (pode-se abrir estes arquivos com o bloco de notas)


Obs: Tente descobrir onde seus dados estão e qual o fuso UTM com ajuda deste grid UTM, clique aqui
2) Supondo que você saiba a projeção e datum originais (senão souber consulte sua fonte de dados ou use tentativa e erro), rode a ferramenta DEFINE PROJECTION que se encontra em ArcToolBox > Data Management Tools > Projections and Transformations. 
Na tela aparecem dois campos, no primeiro selecionará o layer e no segundo escolherá a projeção a ser definida. Se seus dados não se ajustarem, apague o arquivo .prj que a ferramenta gerar e tente novamente com outro datum/projeção.

PARA ALTERAR UMA PROJEÇÃO DIRETAMENTE NO ARCMAP…

  • Abra uma nova sessão do ArcMap;
  • Setar o data frame para a projeção que deseja para o shp; 
  • Só então adicione o shp a sessão, selecionando a transformação correspondente neste momento;
  • Pronto. Agora exporte o shp tomando o cuidado de selecionar pra exportar com a projeção do data frame (radiobox) – veja ao lado. 
 

SE O PROBLEMA FOR O FORMATO DAS COORDENADAS MOSTRADAS…

 
  • As coordenadas mostradas no rodapé do ArcMap não são inteiramente dependentes da sua projeção. Você pode alterar só o formato de exibição indo no menu View> Data Frame properties e alterar as unidades de display (Units Display) como mostrado ao lado —>
 
TÓPICOS RELACIONADOS

Comente:

Gostou? Compartilhe

60
Deixe um comentário

Please Login to comment
59 Comentários
1 Respostas
0 Seguidores
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Autores dos comentários
  Inscreva-se  
Mais novo Mais velho Mais votado
Notifique-me de
Forest-GIS Admin

Anon, wgs e sirgas são muito próximos mas para fazer a transformação com os parâmetros corretos siga este nosso post
http://www.forest-gis.com/2011/03/parametros-de-transformacao-de.html

Anônimo

Olá, por favor preciso de auxilio! Como faço se tenho dados de pontos em WGS84 e meu layer está em SIRGAS2000? Agradeço a atenção!

Anônimo

Seria no Batch project mesmo. Qual erro está dando?

Existe uma opção para reprojetar vários shapes de uma vez só, em lote? Tentei isso pelo Batch Project mas dá erro…

Este comentário foi removido pelo autor.

Pedro, quanto a sua primeira pergunta, fica um pouco dificil falar sem ver os dados. Geralmente não deveriam ficar tão "distantes"…(me envie os dados se quiser uma opinião mais acurada, via gigagis@outlook.com.br)

Quanto a dúvida das unidades, acabei de incrementar o post. Na parte final verá como alterar as unidades do display para a qual precisar.

Boa tarde. Minha dúvida é a seguinte.
quando pego uma imagem e georreferincio ela no arc map e depois coloco um modelo de elevação sobreposto. As curvas do modelo ficam muito distantes da realidade do terreno.
O que pode ser.
Outra dúvida é que o arc map so fica em decimal degress como fazer para mudar

Anônimo

Recando, não é possivel projetar no MESMO MAPA dois fusos UTMs diferentes. Ou voce projeta cada um e trabalha em dois diferentes projetos ou usa GCS (projecao geográfica) para gerar o mapa ai sim sendo possível trabalhar com as duas cartas no mesmo mapa.

EU TENHO DUAS CARTAS .dgn. do IBGE, e não estou conseguindo projetar na mesma malha de 1.100000, pois uma ta num fuso o 23 e a outra no 24, e quando eu mudo o fuso de um leyer ou outro desconfigura.. não sei como resolver este problema.

Anônimo

Dificil dizer algo sem ver os dados Bárbara. Tem como me enviar? gigagis@outlook.com.br

olá, estou utilizando a ferramenta zonal geometric as table para calcular a área em um raster. e para isso estou clipando as áreas com um arquivo shapefile para delimiatar as áreas a serem calculadas. mas percebi que o shape está em um tamanho diferente do raster. Está menor. e algumas áreas do shape acaba ficando fora do raster e não pode ser clipada. Gostaria de saber o que pode está causando esta diferença de tamanho. e como poderia resolver.

No computador com a versão 10.1, vá no menu File>Save A Copy…
escolha em save as type para salvar na versão 10.0 mxd document.
Veja aqui mais detalhes de como fazer
http://www.forest-gis.com/2016/06/abrir-arquivos-do-arcmap-mais-atual-em.html

Anônimo

Boa tarde, estou com um arquivo na versão ArcMap 10.1, porém preciso abri-lo em outra máquina e nela a versão disponível é a 10. Como ocorre a conversão?

Renata

Muito obrigada F-GIS! São dúvidas simples, mas que confudem bastante. Foi bem esclarecedor!

Exato. Uma base de dados única que abranja todo o país não se pode usar UTM a menos que divida a base. Sempre usar S.C. geográficas para isto.

Renata

Você diz que UTM é mais difícil por conta da zona? Estava pensando nisso quando tentei definir a projeção de um shp que abrangia todo o país, aí fiquei pensando que não poderia projetar um zona específica, nesse caso eu definiria a projeção só pela opção do sistema de coordenadas geográficas?

Se alguém souber outro método ficarei feliz em aprender.
Primeiramente nunca poderia se trabalhar sem saber estes dados básicos como projeção e datum. Sem isso não se coleta dados georeferenciados e não se tem um mapa.
Com o tempo, sobrepondo com basemaps de imagem é possível ter um "feeling" sobre qual datum usado. No Brasil são poucas opções (Sirgas, WGS84, Sad69, corrego alegre, etc) então não sao muitos a testar. Agora se for UTM é um pouquinho mais dificil.

Renata

Fiquei com dúvida.. caso eu não saiba a projeção e datum originais eu terei que ficar tentando todas as opçoes de projeção ate encontrar a correta?? não tem outro jeito de trabalhar a informação?

Simples Wesley. Abra uma nova sessao do ArcMap, sete o data frame pra Lambert e só entao adicione o shp, selecionando a transformacao corresponte…pronto..agora exporte o shp tomando o cuidado de selecionar pra exportar com a projecao do data frame (checkbox). Se nao conseguir me mande por email gigagis@outlook.com.br informando qual das lambert vc usa.

Wesley

Criei uma shape usando coordenadas em graus decimais no sistema WGS 84, agora preciso converter minha shape para Lambert pois é a projeção do meu sistema. Porém não consigo fazer isso usando esse tutorial. Poderia me ajudar?