Como baixar shapefiles e visualizar dados de um imóvel específico do CAR

Pelos números do CAR (Cadastro Ambiental Rural) divulgados pelo Serviço Florestal Brasileiro, as porcentagens de área cadastrada estão acima de 100%, porém podemos observar muitos gaps nos mapas do SICAR ainda.

Infelizmente o SFB ainda não disponibilizou um serviço do tipo WMS para que conectemos a base de dados diretamente em nosso software GIS como o projeto do georreferenciamento do INCRA permite. O MapBiomas, conforme nos informou nos comentários o colega Alexandre Dargains, colocou um layer com os perímetros dos imóveis no CAR em seu GeoServer. Este e todos os outros podem ser acessado via WMS neste link:

http://production.alerta.mapbiomas.org/geoserver/mapbiomas-alertas/wms?service=WMS

Contudo, além de ser extremamente lento para trabalhar conectado, o MapBiomas não mantém um metadata para sabermos se é atualizado todo dia ou é apenas a cópia estática de 2019 que pode ser baixado em shapefile aqui. Portanto use com cuidado e se possível baixe do portal oficial do CAR como mostramos abaixo.

O módulo de consulta pública do CAR permite selecionar, filtrar e baixar dados em shapefile/csv a nível de município e mais recentemente a nível de imóvel também.

Veja abaixo como proceder:

PASSO A PASSO (veja em vídeo no final do post)

Acessando e Baixando
  • Mude para o estado de seu interesse clicando em Alterar UF
  • Selecionado o estado,  filtre seu município pelo nome no campo abaixo. Após encontrar o município, clique no primeiro ícone (mundo) para baixar os shapefiles ou no ícone com o X para baixar dados em Excel como mostrado abaixo.
  • Para evitar downloads em massa e sobrecarga do servidor, é preciso entrar com seu email e repetir os caracteres (captcha) nos campos abaixo e baixar dados.
Acessando os dados
  • Descompacte e adicione cada camada no seu GIS (ArcGIS, QGIS, GEP ou outro). Clique para explorar os dados. Filtre seu imóvel de interesse ou analise dados de uma região ou município inteiro.

Ficou com dúvidas? Comente abaixo que nós ou nossos leitores podem te ajudar. (PS: Não fazemos entrada de dados no CAR para ninguém)

Dados de uma propriedade específica

Recentemente o site do CAR possibilitou a aproximação (zoom) dentro dos municípios e permite agora a seleção de propriedades para consulta dos dados diretamente da mesma.

Para isso, abra o módulo de consulta pública, selecione o estado, encontre o município e clique nele, depois rode o mouse até aproximar da fazenda ou propriedade desejada. Ai aparecerá uma caixa mostrando a área do imóvel, código, status, tipo e dois links, um para baixar o demonstrativo contento os dados tabulares do cadastro e um segundo para baixar os dados em shapefile (use com moderação e responsabilidade).

Agora os dados do CAR estão disponíveis para consulta por imóvel diretamente.
Agora os dados do CAR estão disponíveis para consulta por imóvel diretamente.
Demonstrativo de um imóvel obtido diretamente no sistema público de dados do CAR
Demonstrativo de um imóvel obtido diretamente no sistema público de dados do CAR

Veja em vídeo

A ForestGIS elaborou um vídeo mostrando todos os passos acima, se preferir:

Baixar dados de todo um município

Baixar dados de um imóvel específico

Baixar dados de um imóvel específico
Gostou? Compartilhe

18 Comments on “Como baixar shapefiles e visualizar dados de um imóvel específico do CAR”

  1. Olá, não consigo recortar os dados disponibilizados através de uma camada de máscara. Tem alguma ideia de como resolver isso? Agradeço desde já!

  2. Vamos lá pessoal!

    Se vocês precisam baixar o shapefile de todos os imóveis do CAR, de uma única vez, uma alternativa que eu encontrei foi acessar o MapBiomas (https://plataforma.brasil.mapbiomas.org/) e fazer o download da camada “CAR – Camada Completa”. O arquivo compactado (ZIP) tem 300 MB.

    Alguns dados básicos disponibilizados na camada: Registro no CAR / Área / Sigla Estado / Data de Inserção / Data de Atualização

    Apesar do MapBiomas indicar a fonte “Serviço Florestal Brasileiro – 2019”, pode-se verificar na tabela de atributos do shapefile que a inserção e atualização dos polígonos foi feita em 07/02/2020.

    Para quem deseja automatizar o processo, segue o link direto de download do arquivo Zip:
    https://production.alerta.mapbiomas.org/geoserver/mapbiomas-alertas/ows?service=WFS&version=1.0.0&request=GetFeature&typeName=mapbiomas-alertas%3Adashboard_rural-properties-static-layer&outputFormat=SHAPE-ZIP

    Espero ter ajudado!

  3. Boa tarde,

    Sou leigo no assunto e inicialmente estava procurando alguma forma de ter acesso em massa ao dados do CAR.

    Consegui baixar os exceis nesse caminho que você indicou, entretanto ele disponibiliza algumas infos como Área, UF, municipio,Modulo_fiscal e o Cód do CRA. Com este código, é possível consultar no Site outras informações, como status e Area de Reserva legal e etc…
    Então minha primeira dúvida é, é possível acessar estas informações mais completas em massa?

    O segundo ponto é, no excel não temos nenhuma info de Geo referência da Área, entretanto estas infos etão presentes quando baixa-se pelo shapefiles para inputar no GIS, correto?

    Obg

    1. Olá Leonardo. Em massa não, pois a maioria do resto dos dados são confidenciais como CPF, nome do proprietário, etc.
      No shapefile estão disponíveis também só as informações básicas públicas, sem dados confidenciais. Os dados confidenciais são acessíveis pelos proprietários através da central do possuidor
      http://www.car.gov.br/#/central/acesso
      Logicamente cada um tem acesso a somente seu(s) imóvel(is). Abcs

      1. Entramos em contato com o SFB sobre a disponibilização do link WMS porém ainda não obtivemos resposta. Assim que nos enviarem, compartilharemos aqui.

      2. No estado de São Paulo tem um serviço WMS para acesso aos arquivos do CAR, porém está sem funcionar desde o final do ano passado.

    1. Vai depender de suas habilidades com o QGIS. Se já trabalhou com ele antes talvez seja sim mais fácil.
      Por que você não está conseguindo com o Google Earth? Poderia elaborar e detalhar ao máximo qual o problema enfrentado e quem sabe podemos ajudar você. Abcs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.