Exército disponibiliza cartas topográficas em WMS

Vocês que acompanham a Forest-GIS sabem que o exército já havia colocado para consulta pública e download as cartas topográficas matriciais e vetorizadas em diferentes escalas – conforme publicamos aqui.

No sistema BDGEx do exército, porém, há limitação para download de dados conforme o nível de acesso de cada um. Por exemplo, sem cadastro, apenas dados de 1:250.000 estão disponíveis para consulta e download.

Agora, porém, o exército disponibilizou um link WMS contendo dezenas de camadas com os produtos da BDGEx que você pode consumir diretamente no QGIS ou ArcGIS.

Basta fazer uma conexão WMS/WMTS com o link http://bdgex.eb.mil.br/mapcache e pronto, você estará visualizando os dados como mostrado abaixo:

QGIS conectado ao http://bdgex.eb.mil.br mostrando cartas matriciais em diversas escalas e layers disponíveis (lateral esquerda)
QGIS conectado ao http://bdgex.eb.mil.br/mapcache mostrando cartas matriciais em diversas escalas e layers disponíveis (lateral esquerda)

WMS?

Se você é uma daquelas pessoas que ainda está escaneando cartas, georreferenciando, utilizando ArcScan para digitalizá-las para depois utilizar, saiba que está perdendo um tempo enorme. Agora com as cartas em WMS, tudo está na sua tela em questão de segundos.

Porém, se você não tem idea do que é um link WMS e tampouco sabe como fazer a conexão, acompanhe o vídeo abaixo que onde mostramos como fazer isto utilizando o QGIS (software gratuito que você instala clicando aqui)

Compartilhe e se inscreva no canal, por favor !
Gostou? Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *