Criar e Carregar Mapas Offline no aplicativo Explorer for ArcGIS (e FieldMaps) para Android, iOS e Windows 10

Os aplicativos ArcGIS Explorer e ArcGIS FieldMaps, assim como era o ArcPad no passado, é agora o aplicativo padrão da Esri para visualização de mapas no campo. Você pode criar seus mapas no ArcGIS PRO e carregar um arquivo de mapas via cabo USB no seu celular ou tablet e utilizar no campo mesmo quando não tiver conexão de dados e sem precisar de uma licença por que o Explorer/FieldMaps é um app gratuito.

Atualização Novembro 2020: Agora o FieldMaps é o app principal da ESRI e junta os aplicativos Explorer, Collector e Tracker em um app só.

Vamos ver como criar um e como carregar nos dispositivos Android, Windows e iOS.

A primeira coisa a saber é que para criar mapas off-line para uso no Explorer é preciso criar um pacote de mapas móveis (conhecido agora como MMPK) no ArcGIS Pro.

CRIANDO UM PACOTE DE MAPAS PARA USO OFFLINE NO ARCGIS PRO

-Crie um projeto no ArcGIS Pro.

Quanto menor (mais zoom) o valor escolhido, maior o arquivo criado. Veja se seu cartão de memória comporta

-Adicione seus dados vetoriais ao mapa, inclua, se quiser, um layer mapa base, ao mapa. Para adicionar basemaps como de imagem ao mapa offline, é preciso criar Tile Packages (tpk ou tpkx) antes. Para isto, adicione o basemap ao mapa e depois na aba Map>Download Map, crie o seu tpk com o zoom que quiser. Depois de criado ele é adicionado ao mapa, remova o basemap online, salve e ai é só seguir o processo abaixo de empacotamento.

-Empacote os dados usando a ferramenta de geoprocessamento Create Mobile Map Package no menu SHARE.
-Escolha “Save package to file” para exportar um arquivo mmpk que posteriormente colocará no celular/tablet. Preencha os campos e defina a área que quer exportar em Options. Clique em Package.

Como usar o menu Share para exportar seu arquivo mmpk para uso no Explorer

Instalar o Explorer e carregar mmpk no Android

Instale o Explorer for ArcGIS FieldMaps App. Para trabalhar off-line nem é preciso ter conta na ESRI muito menos licença.

Antes de abrir o aplicativo, conecte seu tablet ou celular android ao computador via cabo USB e navegue até a pasta ArcGIS/mmpks e cole o arquivo mmpk gerado no passo anterior . No Field Maps, cole o mmpk na seguinte paste:

Memoria interna ou Internal shared storage\Android\data\com.esri.fieldmaps\files\mappackages

Para iOS é um pouco mais complicado. Para dispositivos iPad e iPhone use o iTunes, vá para o seu dispositivo e selecione Aplicativos. Na seção Compartilhamento de Arquivos da página, selecione Explorer e copie o arquivo .mmpk nessa pasta.

-Abra o Explorer no celular. Na tela inicial selecione a opções iniciar sem conta (Continue without signing in) ou no FieldMaps, clique em SKIP:

Como entrar no Explorer sem mesmo ter que criar uma conta na ESRI
Novo ESRI ArcGIS FieldMaps.
Clique aqui para informações específicas sobre este app

Pronto, seu mapa em mmpk estará disponível para abrir e começar a utilizar online e offline. Se a imagem do tpk não aparecer é por que os dois precisam estar na mesma projeção já que o Explorer não reprojeta automaticamente – veja aqui como corrigir isso.

Atualizado: Explorer for ArcGIS no WINDOWS 10

  • A versão Beta  Oficial do Explorer for ArcGIS está disponível já na Microsoft Store. Clique aqui e instale.
  • Depois de instalado, abra e continue com ou sem fazer login
  • Para carregar mmpks na versão oficial, basta clicar no menu dos “três pontinhos “[…] e clicar Import Map. Bisque o mmpk e aguarde carregar. Pronto !
  • Para carregar mmpks offline na versão beta, nevegue até a pasta C:\Users\<SEUNOMEdeUSUARIO>\AppData\Local\Packages\
  • Encontre uma pasta como esta “Esri.ExplorerforArcGISBeta_eytg3kh68c6a8″\LocalState\mappackages
  • Cole seu arquivo mmpk nesta pasta mappackages para trabalhar offline

Importando MMPK no iOS/Iphone

  • Se você possuir um dispositivo iOS como um telefone tipo iPhone, também é possível utilizar um mmpk nele, porém como tudo na Apple é mais restrito e nem cartão de memoria ele suporta, você precisará do iTunes para copiar o arquivo para dentro do telefone (siga este procedimento se tiver problemas).
  • Crie o arquivo mmpk;
  • Copie para seu iphone usando o Itunes
  • Abra o aplicativo Explorer for ArcGIS no seu iphone
  • Atualize a sua lista de mapas no dispositivo arrastando para baixo com o dedo;
  • O mapa aparecerá na lista “on device”. Agora é só abrir e usar.

Leia Mais sobre o FieldMaps App

Gostou? Compartilhe

2 Comments on “Criar e Carregar Mapas Offline no aplicativo Explorer for ArcGIS (e FieldMaps) para Android, iOS e Windows 10”

    1. Existe sim, André apesar de ser mais restrito e chatinho que nos outros devido aos bloqueios da Apple ao uso de USB diretamente e de cartao de memória.
      Atualizamos o post com este procedimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *