Google Maps e Earth possuem incríveis ferramentas para aprendizagem pouco exploradas

A maioria das pessoas usa o Google Maps para pesquisar locais e rotas de A a B, mas poucos se dão conta que ele também é uma ferramenta educacional incrível, principalmente para quem gosta e se interessa por astronomia.

O uso do Google Maps é uma ótima maneira de aprender mais sobre as várias cidades e países do mundo. Mas muitas pessoas podem não saber que o Google Maps também pode ser usado para explorar outros mundos além da Terra. É isso mesmo. Tanto no Google Maps quando no Google Earth existem opções de explorar vários planetas e luas em nosso próprio sistema solar além de galáxias e imagens do espaço feitas pelo telescópio Hubble.

No Google Maps: Quando você estiver no modo “Satélite” do Google Maps e diminuir o zoom chegará a um ponto em que verá a barra lateral do Google Space na esquerda:

A partir daí poderá clicar nas opções na esquerda e explorar os planetas, luas e asteroides com imagens obtidas por diversos satélites e missões espaciais até hoje, além de poder ver os nomes dos locais já batizados nestes lugares.

Há ainda uma página inteira chamada Google Mars com fotos e locais das missões, robôs exploradores, nomes das montanhas e planícies e muitos mais em : https://www.google.com/mars/. É claro o mesmo está disponível para a Lua no Google Moon: https://www.google.com/moon/

Abaixo o exemplo do local “Utopia Planitia” em Marte. Quem é fã da série Jornada nas Estrelas poderá reconhecer este lugar como o estaleiro de montagem das espaçonaves da Federação. Na segunda imagem uma tela do Google Earth no modo Mars, mostrando o caminho percorrido pelo robô Curiosity da Nasa durante a sua missão.

O Google Earth possui ainda diferentes modos (veja na imagem abaixo como ativar estes modos):  Mars, Sky e Moon nos quais é possível explorar muito da lua, de Marte (segunda imagem acima é do Google Earth Mars) e do espaço em geral com ele, incluindo galáxias, imagens do telescópio Hubble e muito mais. Infelizmente poucas pessoas sabem sobre isto e menos ainda acessam estas incríveis ferramentas de aprendizagem.

Tela do Google Earth. Clique para ampliar e veja na parte superior como acessar os modos Lua, Marte e Sky. Instale o Google Earth PRO gratuitamente clicando aqui

Agora que você sabe dessas super ferramentas gratuitas de aprendizado, compartilhe e as explore aos máximo

 

Gostou? Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *