Como baixar shapefiles e dados do CAR

Pelos números do CAR divulgados pelo Serviço Florestal Brasileiro, as porcentagens de área cadastrada estão acima de 100%, porém podemos observar muitos gaps nos mapas do SICAR ainda.

Infelizmente o SFB ainda não disponibilizou um serviço do tipo WMS (se alguém tiver por favor comente abaixo) para que conectemos a base de dados diretamente em nosso software GIS como o projeto do georeferenciamento do INCRA permite. Porém o módulo de consulta pública do CAR permite selecionar, filtrar e baixar dados em shapefile/csv.

  • Mude para o estado de seu interesse clicando em Alterar UF

  • Selecionado o estado,  filtre seu município pelo nome no campo abaixo. Após encontrar o município, clique no primeiro ícone (mundo) para baixar os shapefiles ou no ícone com o X para baixar dados em Excel.

  • Para evitar downloads em massa e sobrecarga do servidor, é preciso entrar com seu email e repetir os caracteres (captcha) nos campos abaixo e baixar dados.

  • Os shapefiles são baixados separadamente por categorias de uso do solo em arquivos separados. Você precisa descompactar todos e adicionar ao software GIS um a um.

  • Adicionando os layers ao mapa:

Gostou? Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *