Como baixar shapefiles e visualizar dados de um imóvel específico do CAR

#pular para o tópico “como baixar um imóvel específico

Pelos números do CAR (Cadastro Ambiental Rural) divulgados pelo Serviço Florestal Brasileiro, as porcentagens de área cadastrada estão acima de 100%, porém podemos observar muitos gaps nos mapas do SICAR ainda.

O módulo de consulta pública do CAR permite selecionar, filtrar e baixar dados em shapefile/csv a nível de município e mais recentemente a nível de imóvel também.

Veja abaixo como proceder:

PASSO A PASSO (veja em vídeo no final do post)

Acessando e Baixando
  • Mude para o estado de seu interesse clicando em Alterar UF
  • Selecionado o estado,  filtre seu município pelo nome no campo abaixo. Após encontrar o município, clique no primeiro ícone (mundo) para baixar os shapefiles ou no ícone com o X para baixar dados em Excel como mostrado abaixo.
  • Para evitar downloads em massa e sobrecarga do servidor, é preciso entrar com seu email e repetir os caracteres (captcha) nos campos abaixo e baixar dados.
Acessando os dados
  • Descompacte e adicione cada camada no seu GIS (ArcGIS, QGIS, GEP ou outro). Clique para explorar os dados. Filtre seu imóvel de interesse ou analise dados de uma região ou município inteiro.

Ficou com dúvidas? Comente abaixo que nós ou nossos leitores podem te ajudar. (PS: Não fazemos entrada de dados no CAR para ninguém)

Dados de uma propriedade específica

Recentemente o site do CAR possibilitou a aproximação (zoom) dentro dos municípios e permite agora a seleção de propriedades para consulta dos dados diretamente da mesma.

Para isso, abra o módulo de consulta pública, selecione o estado, encontre o município e clique nele, depois rode o mouse até aproximar da fazenda ou propriedade desejada. Ai aparecerá uma caixa mostrando a área do imóvel, código, status, tipo e dois links, um para baixar o demonstrativo contento os dados tabulares do cadastro e um segundo para baixar os dados em shapefile (use com moderação e responsabilidade).

Agora os dados do CAR estão disponíveis para consulta por imóvel diretamente.
Agora os dados do CAR estão disponíveis para consulta por imóvel diretamente.
Demonstrativo de um imóvel obtido diretamente no sistema público de dados do CAR
Demonstrativo de um imóvel obtido diretamente no sistema público de dados do CAR

Alguns estados em que a lei permite, já estão disponibilizando consulta pública dos dados em portais, contendo inclusive o nome e o CPF dos proprietários, como é o caso do estado do Pará, veja.

Dados do CAR via MapBiomas

Infelizmente o SFB ainda não disponibilizou um serviço do tipo WMS para que conectemos a base de dados diretamente em nosso software GIS como o projeto do georreferenciamento do INCRA permite.

Recentemente o CAR publicou um serviço WFS que permite o acesso dos perímetros do CAR no seu software GIS. O Endereço é: (Veja como conectar) . Se não conseguir conectar como WFS, tente como WMS com o mesmo endereço

https://geoserver.car.gov.br/geoserver/wfs?request=GetCapabilities

O MapBiomas, conforme nos informou nos comentários o colega Alexandre Dargains, colocou um layer com os perímetros dos imóveis no CAR em seu GeoServer. Este e todos os outros podem ser acessado via WMS neste link abaixo:

http://production.alerta.mapbiomas.org/geoserver/mapbiomas-alertas/wms?service=WMS

Contudo, além de ser extremamente lento para trabalhar conectado, o MapBiomas não mantém um metadata para sabermos se é atualizado todo dia ou é apenas a cópia estática, mas pode ser baixado aqui (Cópia Agosto 2021) ou diretamente do servidor do MapBiomas em shapefile clicando aqui. Portanto use com cuidado e se possível baixe do portal oficial do CAR como mostramos abaixo.

Em Vídeo: Baixar dados de um imóvel específico

https://youtu.be/2YsA8EFQj4M
Baixar dados de um imóvel específico

Em vídeo: Como baixar dados do CAR em geral

A ForestGIS elaborou um vídeo mostrando todos os passos acima, se preferir:

Baixar dados de todo um município
Gostou? Compartilhe

27 Comentários em “Como baixar shapefiles e visualizar dados de um imóvel específico do CAR”

  1. Bom dia,

    tem um jeito de baixar uma base do CAR atualizada de vários estados? Além disso, seria interessante também obter uma tabela com as datas significativas do CAR (registro no SiCAR; data da análise do CAR; data da última retificação), que, até onde sei, só são acessíveis no contexto da consulta demonstrativa. Obrigado pelas dicas!

    Abraços,
    Michael

    1. Olá Michael. O único jeito no momento é baixando os dados do CAR via MapBiomas conforme último tópico do post. Pelo site do CAR não tem (ou ainda não descobrimos como).
      Att
      Forest-GIS

      1. Obrigado pela resposta! Baixei os dados via MapBiomas mas este banco de dados está bem limitado (sem informações sobre a RL, APP etc.) e desatualizado.
        Att.
        Michael

      2. Pois é, realmente está. Infelizmente não existe um WMS ou um jeito mais fácil de baixar bases inteiras diretamente do CAR.Gov.br de uma única vez. Se alguém souber de uma solução, por favor compartilhe. Abcs

  2. Olá, não consigo recortar os dados disponibilizados através de uma camada de máscara. Tem alguma ideia de como resolver isso? Agradeço desde já!

  3. Vamos lá pessoal!

    Se vocês precisam baixar o shapefile de todos os imóveis do CAR, de uma única vez, uma alternativa que eu encontrei foi acessar o MapBiomas (https://plataforma.brasil.mapbiomas.org/) e fazer o download da camada “CAR – Camada Completa”. O arquivo compactado (ZIP) tem 300 MB.

    Alguns dados básicos disponibilizados na camada: Registro no CAR / Área / Sigla Estado / Data de Inserção / Data de Atualização

    Apesar do MapBiomas indicar a fonte “Serviço Florestal Brasileiro – 2019”, pode-se verificar na tabela de atributos do shapefile que a inserção e atualização dos polígonos foi feita em 07/02/2020.

    Para quem deseja automatizar o processo, segue o link direto de download do arquivo Zip:
    https://production.alerta.mapbiomas.org/geoserver/mapbiomas-alertas/ows?service=WFS&version=1.0.0&request=GetFeature&typeName=mapbiomas-alertas%3Adashboard_rural-properties-static-layer&outputFormat=SHAPE-ZIP

    Espero ter ajudado!

    1. Boa tarde, Alexandre. Você teria esse arquivo zipado de 300MB já baixado? Poderia me disponibilizar?
      Não estou conseguindo baixar. O arquivo chega corrompido e interrompe o download em 20MB.

      1. oops…deve ser uma limitação do servidor deles então. Uma pena
        E também só possui os perimetros, não possuem as feições internas como RL, APP, etc. Não ajuda muito. O melhor é baixar só das áreas de interesse mesmo. Quem precisar fazer uma análise a nível Brasil, creio que deve trabalhar para alguma ONG ou entidade com recursos para conseguir os dados de outro modo. Abcs

  4. Boa tarde,

    Sou leigo no assunto e inicialmente estava procurando alguma forma de ter acesso em massa ao dados do CAR.

    Consegui baixar os exceis nesse caminho que você indicou, entretanto ele disponibiliza algumas infos como Área, UF, municipio,Modulo_fiscal e o Cód do CRA. Com este código, é possível consultar no Site outras informações, como status e Area de Reserva legal e etc…
    Então minha primeira dúvida é, é possível acessar estas informações mais completas em massa?

    O segundo ponto é, no excel não temos nenhuma info de Geo referência da Área, entretanto estas infos etão presentes quando baixa-se pelo shapefiles para inputar no GIS, correto?

    Obg

    1. Olá Leonardo. Em massa não, pois a maioria do resto dos dados são confidenciais como CPF, nome do proprietário, etc.
      No shapefile estão disponíveis também só as informações básicas públicas, sem dados confidenciais. Os dados confidenciais são acessíveis pelos proprietários através da central do possuidor
      http://www.car.gov.br/#/central/acesso
      Logicamente cada um tem acesso a somente seu(s) imóvel(is). Abcs

      1. Entramos em contato com o SFB sobre a disponibilização do link WMS porém ainda não obtivemos resposta. Assim que nos enviarem, compartilharemos aqui.

      2. No estado de São Paulo tem um serviço WMS para acesso aos arquivos do CAR, porém está sem funcionar desde o final do ano passado.

    1. Vai depender de suas habilidades com o QGIS. Se já trabalhou com ele antes talvez seja sim mais fácil.
      Por que você não está conseguindo com o Google Earth? Poderia elaborar e detalhar ao máximo qual o problema enfrentado e quem sabe podemos ajudar você. Abcs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *