Como usar o Google Maps mesmo sem internet

O Google Maps continua sendo a plataforma preferida de navegação no mundo todo. Embora tenhamos competidores como Waze (que a Google comprou em 2013), Apple Maps, Here, etc, o Google Maps continua a ser, de longe (20x mais que o segundo), o melhor e mais utilizado. Para você ter uma ideia, este é o número de instalações dos top 10 em outubro de 2023:

RankAplicativoInstalações (Milhões)Desenvolvedor
1Google Maps10,000+ (+10 bilhões)Google LLC
2Waze500+Waze Mobile
3Apple Maps1,000+Apple Inc.
4HERE WeGo100+HERE Technologies
5MapQuest50+MapQuest, Inc.
6Sygic50+Sygic
7TomTom GO Navigation50+TomTom International BV
8Maps.me100+MAPS.ME
9CoPilot GPS Navigation10+ALK Technologies
10Navmii GPS Navigation & Maps10+Navmii
Fonte: Sensor Tower

Porém, o que nem todo mundo sabe ou utiliza são os mapas offline que ele permite baixar no dispositivo. Por exemplo, se você estiver indo para algum lugar onde a Internet é lenta, os dados móveis são caros ou você não pode acessar a Internet, pode salvar uma área do Google Maps no seu telefone ou tablet e usá-la quando estiver offline.

Nas rodovias brasileiras, principalmente no interior, é raro ter cobertura confiável de internet móvel, fazendo com que este recurso seja de extrema utilidade.

Como definir uma área e baixar o mapa para uso offline?

Para baixar uma área:

  1. Abra o Google Maps.
  2. Toque na sua imagem de perfil na barra de busca na parte superior da tela (em Android)
  3. Toque em Baixar mapas ou Offline-Maps se estiver em inglês.
  4. Selecione a área que deseja baixar via zoom.
  5. Toque no botão Baixar. (Veja em vídeo abaixo, passo a passo)

Os mapas off-line são baixados no armazenamento interno do seu dispositivo por padrão, mas você pode baixá-los em um cartão SD. Se o seu dispositivo for Android 6.0 ou superior, você só poderá salvar uma área em um cartão SD configurado para armazenamento portátil:

Toque na foto do seu perfil ou no Círculo da conta inicial e depois em Mapas off-line.
No canto superior direito, toque em Configurações, Em “Preferências de armazenamento”, toque em Dispositivo e depois em Cartão SD.

Depois de fazer download de uma área, use o aplicativo Google Maps como faria normalmente. Se a sua ligação à Internet for lenta ou indisponível, os seus mapas offline irão guiá-lo até ao seu destino, desde que todo o percurso esteja dentro do mapa offline baixado.

Importante: as rotas de transporte público, de bicicleta ou a pé não estão disponíveis em modo off-line. Logicamente informações de trânsito, rotas alternativas ou orientação de faixa também estarão indisponível quando sem conexão.

Atualização automática

Os mapas off-line baixados em seu telefone ou tablet devem ser atualizados antes de expirarem. Quando seus mapas off-line estiverem próximos a expirar (15 dias ou menos), o Google Maps tentará atualizar a área automaticamente quando você estiver conectado ao Wi-Fi. Você pode forçar atualização fazendo isso:

  • Abra o Google Maps.
  • Toque na foto do seu perfil ou no Círculo da conta inicial e depois em Mapas off-line.
  • Na lista, toque na área expirada ou expirando.
  • Toque em Atualizar.

Offline no Field Maps

https://forest-gis.com/2022/04/como-copiar-arquivos-tpk-e-mmpk-para-o-field-maps-app-no-android-11-que-bloqueia-acesso-as-pastas-de-aplicativo.html/
Gostou? Compartilhe

2 Comments on “Como usar o Google Maps mesmo sem internet”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *