IBGE / CENSO 2022 divulgam as coordenadas geográficas de todos os endereços brasileiros

Coordenadas Geográficas dos Endereços

O IBGE divulgou as coordenadas geográficas de todos os de endereços de todos os estabelecimentos comerciais e domiciliares do Brasil por tipo, um marco histórico para o país, que nunca havia levantando ou publicado tais dados. Isso significa que você pode encontrar a localização precisa de qualquer domicílio, estabelecimento comercial, prédio público, entre outros, com apenas alguns cliques. Vale ressaltar que não há qualquer dado acerca do nome do proprietário, apenas a classe da residência por código de finalidade: agropecuário (código 3); de ensino (espécie 4); de saúde (espécie 5); religioso (espécie 8); e de outras finalidades (espécie 6);  

O IBGE ressaltou que, “no Censo 2022, foram registrados 111,1 milhões de coordenadas geográficas para as espécies de endereços identificadas na operação censitária. Desse total, 109,9 milhões foram validados após a coleta, o que representa 98,9% daquelas vindas do cadastro do Censo originalmente.

Qual o impacto disto?

  • Encontre qualquer lugar com facilidade: Seja para planejar uma viagem, encontrar um novo restaurante ou verificar a localização de um serviço público, as coordenadas geográficas facilitam a sua vida.
  • Melhores serviços: Governos e empresas podem usar as coordenadas para oferecer serviços mais eficientes e direcionados, como entrega de correspondências, coleta de lixo e até mesmo segurança pública.
  • Novas oportunidades de negócios: Empreendedores podem usar as coordenadas para identificar novos mercados, mapear seus clientes e otimizar suas rotas de entrega.

Acesse os dados:

Coordenadas Geográficas dos Endereços

Os dados apresentados se referem aos coletados até o dia 28/05/2023, com a incorporação das revisões realizadas até dia 07/07/2023, e foram tratados e validados até 01/08/23.

Domicílio é o local estruturalmente separado e independente que se destina a servir de habitação a uma ou mais pessoas, ou que esteja sendo utilizado como tal, na data de referência. Estão classificados como Particular (espécie 1) ou Coletivo (espécie 2)

Estabelecimentos são os endereços utilizados para fins não domiciliares, e que esteja sendo utilizado como tal, na data de referência. Estão classificados como agropecuário (espécie 3); de ensino (espécie 4); de saúde (espécie 5); religioso (espécie 8); e de outras finalidades (espécie 6);  

Edificação em construção (espécie 7) é toda futura edificação, considerada a partir da fundação, com a obra em andamento ou não concluída, ou toda edificação que esteja passando por uma obra de manutenção e não possua morador na data de referência do censo.

O nível da geocodificação de cada ponto pode ser: 1 - Endereço - coordenada original coletada no Censo 2022; 2 - Endereço - coordenada modificada por agrupamento de apartamentos em um mesmo número no logradouro; 3 - Endereço - coordenada estimada em endereços originalmente sem coordenadas ou com coordenadas inválidas); 4 - Face de quadra; 5 - Localidade; 6 - Setor censitário).
Estabelecimentos são os endereços utilizados para fins não domiciliares, e que esteja sendo utilizado como tal, na data de referência. Estão classificados como agropecuário (espécie 3); de ensino (espécie 4); de saúde (espécie 5); religioso (espécie 8); e de outras finalidades (espécie 6);  
Fique atento:
  • O IBGE continuará a divulgar novos dados do Censo 2022 nos próximos meses de 2024.
  • A Plataforma Geográfica Interativa será constantemente atualizada com novas informações. Acesse
Gostou? Compartilhe

One Comment on “IBGE / CENSO 2022 divulgam as coordenadas geográficas de todos os endereços brasileiros”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *