Como georreferenciar um raster no ArcGIS PRO?

Você provavelmente esteja acostumado a georreferenciar imagens no ArcMap usando a barra de ferramentas Georeferencing, afinal, este trabalho está entre os mais comuns no dia a dia de um analista GIS:

Como quase tudo, o ArcGIS PRO mudou a forma de fazer o georreferenciamento de arquivos rasters, mas mesmo assim é possível fazer da mesma forma. Vamos agora ver como fazer isto no ArcGIS PRO.

Passo a Passo

  • Primeiramente, tenha a mão o arquivo raster não georreferenciado que precisa georreferenciar, assim como os shapefiles, pontos GPS ou feature classes auxiliares que vão ajudar você a posicionar os pontos de controle.
  • Abra o ArcGIS PRO, adicione um novo mapa e nele adicione os arquivos mencionados no passo anterior.
  • Selecione o raster não-georreferenciado.
  • Ao selecionar, se ativará o menu IMAGERY. Nele é que fica agora a barra de ferramentas para georreferenciamento. Clique então no botão “GEOREFERENCE” como visto acima.
  • Assim como no ArcMap, vamos posicionar o extent do mapa na área geográfica onde estamos com os pontos de controle e arquivos auxiliares e clicar no “Fit to Display” para trazer a imagem para dentro do nosso campo de trabalho.

  • Pronto. Agora vamos começar a adicionar os nossos pontos de controle; clique em ADD CONTROL POINTS, clique em um ponto na imagem a georreferenciar e ligue aquele ponto a um ponto conhecido, seja um ponto GPS, um “canto” em um shapefile, uma coordenada ou um marco conhecido (veja imagens abaixo, preste atenção nos pontos de controle em vermelho):
Alguns pontos importantes

Deixe a opção “Auto Apply” selecionada se quiser que assim que adicionar o ponto de controle o ArcGIS já “arraste” e ajuste a imagem aquela coordenada.

Colete quantos pontos de controle precisar de forma a minimizar os erros de transformação. Defina também a transformação a ser usada. Várias transformações existentes requerem um número mínimo de pontos de controle antes que você possa definir a transformação.

Finalizada a coleta e o ajuste do georreferenciamento, clique no botão SAVE para atualizar o raster com os pontos de controle e transformação que você especificou.

Clique então em Close Georeference para fechar a ferramenta e continuar o seu trabalho GIS.

Dúvidas? Comente abaixo.

Gostou? Compartilhe

One Comment on “Como georreferenciar um raster no ArcGIS PRO?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.