Como georreferenciar um raster no ArcGIS PRO?

Você provavelmente esteja acostumado a georreferenciar imagens no ArcMap usando a barra de ferramentas Georeferencing, afinal, este trabalho está entre os mais comuns no dia a dia de um analista GIS:

Como quase tudo, o ArcGIS PRO mudou a forma de fazer o georreferenciamento de arquivos rasters, mas mesmo assim é possível fazer da mesma forma. Vamos agora ver como fazer isto no ArcGIS PRO.

Passo a Passo

  • Primeiramente, tenha a mão o arquivo raster não georreferenciado que precisa georreferenciar, assim como os shapefiles, pontos GPS ou feature classes auxiliares que vão ajudar você a posicionar os pontos de controle.
  • Abra o ArcGIS PRO, adicione um novo mapa e nele adicione os arquivos mencionados no passo anterior.
  • Selecione o raster não-georreferenciado.
  • Ao selecionar, se ativará o menu IMAGERY. Nele é que fica agora a barra de ferramentas para georreferenciamento. Clique então no botão “GEOREFERENCE” como visto acima.
  • Assim como no ArcMap, vamos posicionar o extent do mapa na área geográfica onde estamos com os pontos de controle e arquivos auxiliares e clicar no “Fit to Display” para trazer a imagem para dentro do nosso campo de trabalho.

  • Pronto. Agora vamos começar a adicionar os nossos pontos de controle; clique em ADD CONTROL POINTS, clique em um ponto na imagem a georreferenciar e ligue aquele ponto a um ponto conhecido, seja um ponto GPS, um “canto” em um shapefile, uma coordenada ou um marco conhecido (veja imagens abaixo, preste atenção nos pontos de controle em vermelho):
Alguns pontos importantes

Deixe a opção “Auto Apply” selecionada se quiser que assim que adicionar o ponto de controle o ArcGIS já “arraste” e ajuste a imagem aquela coordenada.

Colete quantos pontos de controle precisar de forma a minimizar os erros de transformação. Defina também a transformação a ser usada. Várias transformações existentes requerem um número mínimo de pontos de controle antes que você possa definir a transformação.

Finalizada a coleta e o ajuste do georreferenciamento, clique no botão SAVE para atualizar o raster com os pontos de controle e transformação que você especificou.

Clique então em Close Georeference para fechar a ferramenta e continuar o seu trabalho GIS.

Dúvidas? Comente abaixo.

Gostou? Compartilhe

3 Comments on “Como georreferenciar um raster no ArcGIS PRO?”

  1. olá. Ao fazer o procedimento inicial e clicar em “GEOREFERENCE” nem o botao de “fit to Display” nem de “Add Control Points” nao ficam habilitados ao uso. O que devo fazer? Obrigado.

    1. Olá Iaggo, geralmente isto acontece pq o sistema de coordenadas do seu projeto (data frame) é diferente do sistema de coordenadas do seu arquivo raster.
      Solução: Para resolver o problema, defina o sistema de coordenadas do mapa para ser o mesmo que a camada raster no ArcGIS Pro.
      Abra o projeto ArcGIS Pro que contém a camada raster e defina o sistema de coordenadas do mapa com base no sistema de coordenadas da camada raster. Consulte ArcGIS Pro: Especifique os sistemas de coordenadas de mapas e cenas para obter as etapas para fazer isso.
      Veja mais e prints aqui neste link: https://support.esri.com/en/technical-article/000025915
      Abcs – FGIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *