O que é e como saber a Declinação Magnética do seu local?

O que é Declinação Magnética?

Como você deve saber, o norte geográfico do planeta não é o mesmo ponto do norte magnético. O polo magnético norte está atualmente a cerca de 400 km ao sul do polo geográfico norte, mas não é fixo e pode se mover para cerca de 1.000 km de distância em certos momentos. Por que? Principalmente pelo movimento dos materiais ferrosos liquefeitos no interior do planeta.

Declinação magnética, simplificadamente, é a diferença ou ângulo “em graus” formado entre as retas que representam o norte magnético e o norte geográfico, como vemos na imagem abaixo:

Como saber a Declinação Magnética do seu local?

Encontre a declinação magnética do local onde você se encontra (ou qualquer outro) usando essa ferramenta:  http://www.magnetic-declination.com/


Clique aqui para acessar

Exemplo

Gostou? Compartilhe

2 Comments on “O que é e como saber a Declinação Magnética do seu local?”

  1. A declinação magnética ou inclinação do eixo de rotação da Terra em relação ao seu plano orbital é o parâmetro de Milankovitch de maior importância para o ciclo anual da temperatura do ar nas diversas latitudes do planeta. Quanto maior a inclinação do eixo de rotação, maior será o aquecimento em lati- tudes altas.

    Neste sentido está influenciando as altas temperaturas terrestre?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *