O Portal TerraBrasilis – Desmatamento na Amazônia Legal e outros Biomas

A ferramenta inovadora e de nome um tanto ruim – TerraBrasilis . O portal TerraBrasilis é uma plataforma web desenvolvida pelo INPE para acesso, consulta, análise e disseminação de dados geográficos gerados pelos projetos de monitoramento da vegetação nativa do instituto como o PRODES e o DETER. Através do TerraBrasilis qualquer pessoa pode acessar os mapas e realizar análises dos dados diretamente no portal , sem necessitar de ferramentas específicas como QGIS ou ArcGIS, embora os dados estejam disponíveis em shapefile para quem o quiser ou precisar fazer.

A plataforma

Essa plataforma é toda baseada em serviços web, seguindo padrões internacionais de disseminação de dados geográficos e as especificações da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE). Exemplos destes serviços são WMS (Web Map Service), WFS (Web Feature Service), WCS (Web Coverage Service) e CSW (Catalogue Service for the Web). Isso permite que os dados produzidos sejam interoperáveis, ou seja, possam fazer parte de outras plataformas de visualização e análise. Além disso, o TerraBrasilis fornece um painel interativo onde os usuários podem interagir com diversos tipos de gráficos que sumarizam as informações geradas visando facilitar a sua compreensão.

Portal Terrabrasilis, acessado em 15/3/2021 – Fonte: INPE

O PRODES

Desde 1988, o INPE utiliza este sistema  – PRODES –  para calcular e divulgar anualmente a taxa de desmatamento por corte raso na Amazônia Legal Brasileira. Com isso, o projeto apresenta uma série histórica coerente que norteia vários estudos científicos e políticas públicas, produzindo informação para toda a sociedade interessada na sustentabilidade da Amazônia Legal Brasileira.

No novo portal os usuários poderão acompanhar os dados do desmatamento de maneira mais moderna e amigável. Foi construído um “dashboard”, ou seja, um painel interativo de visualização dos dados, onde os usuários podem interagir com diversos gráficos que mostram os aspectos chave para analisar a taxa de desmatamento em toda a área observada ou filtrados por municípios, estados, unidades de conservação etc. O usuário ainda tem a possibilidade de obter os dados em formatos comuns, permitindo a construção de seus próprios gráficos e análises.

Download de shapefiles e outros dados

Os dados do portal estão também disponíveis para download numa página separada, o que facilita análises secundárias com os dados oficiais. Clique aqui para acessar esta página de download.

Além disso outros componentes importantes compões o portal, tais como:

Gostou? Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *