Se torne um profissional GIS certificado

Nos últimos anos, o mercado de profissionais GIS certificados se expandiu à medida que o valor que a certificação pode trazer para uma organização é percebida cada vez mais. A certeza que uma empresa ou instituição tem ao saber que quando contrata um profissional certificado oficialmente pela ESRI, ele vai ter o conhecimento necessário comprovado para produzir as análises e produtos que eles buscam é um fator decisivo na contratação atualmente.

Apesar de termos a academia GIS da ESRI aqui no Brasil promovendo cursos e treinamento, um exame de certificação profissional e a própria certificação pode comprovar esse conhecimento e proficiência, assim como temos as maiores empresas de TI do mundo (CISCO, Microsoft, Google) certificando profissionais na área.

Com isto em mente, a ESRI está oferecendo provas de certificação profissional em várias categorias, por um preço muito interessante, apenas U$250 para os “core” , U$ 150 para os módulos especialistas, e, durante a pandemia, poderá fazer a prova de forma online. Conheça mais:

ESRI Technical Certifications: As áreas disponíveis

Os exames de certificação técnica da Esri validam a experiência em três domínios:

  • Desktop: Voltada para usuários experientes com o uso do ArcGIS PRO e ArcGIS online
  • Enterprise: Voltada para profissionais que implementam, configuram e suportam sistemas de dados espaciais avançados para empresas
  • Especialista: Para aqueles usuários mais específicos como por exemplo desenvolvedores Python e Java, administração AGOL, Analysts, etc. Para fazer os exames especialistas, é preciso antes passar em um dos exames core

Tipos de certificação profissional ESRI (Fonte: ESRI)

As certificações são oferecidas em três níveis: entrada, associado e profissional.

A certificação Desktop

Os exames de certificação de desktop sem dúvida são os mais procurados e comuns. Eles medem uma ampla gama de habilidades e conhecimentos relacionados ao uso de aplicativos ArcGIS Desktop, incluindo ArcGIS Pro, em conjunto com outros componentes da plataforma.

Níveis na Categoria Desktop (Fonte: ESRI)

A prova para o ArcGIS Desktop Entry EADE 19-001

O exame ArcGIS Desktop Entry testa a experiência do candidato na aplicação de conceitos e processos do ArcGIS a fluxos de trabalho. Os candidatos qualificados devem demonstrar compreensão dos conceitos básicos do ArcGIS, incluindo reconhecimento da plataforma ArcGIS em um nível inciial. Os candidatos devem realizar tarefas básicas de mapeamento e visualização, edição e gerenciamento de arquivos de geodatabase. Os candidatos qualificados devem ter menos de dois anos de experiência aplicada e devem ser proficientes nas melhores práticas e no uso das tecnologias ArcGIS da Esri.

A prova consiste de 80 questões de múltipla escolha, em inglês, em que o candidato terá 1 hora e 45 minutos para responder.

Todos os detalhes e o conteúdo dos exames deste nível (EADE 19-001) estão neste PDF, clique aqui para baixar

PDF com o conteúdo para o EADA 19-001 (Associate)

PDF com o conteúdo para o EADP 19-001 (Professional)

Os outros exames

Conheça mais cada exame disponível e veja qual o que você quer fazer. Para fazer os exames especialistas, é preciso antes passar em um dos exames core:

Como se preparar para o teste?

A própria ESRI disponibiliza o material de treinamento gratuitamente através do catálogo de treinamentos da empresa no link abaixo. A duração é de duas horas. Você só precisa de uma conta global ESRI gratuita para ter acesso (crie aqui).

Link: Preparando-se para o teste de certificação ESRI

Como e onde fazer o exame?

Depois de selecionar o exame certo para você, analisar o Contrato e as Políticas do Programa, adquira o voucher e agende o exame. Você pode escolher entre mais de 5.000 centros de teste em todo o mundo (incluindo vários no Brasil) ou usar o OnVue e fazer seu exame online. Os vouchers podem ser aplicados em qualquer exame e devem ser usados ​​dentro de 12 meses a partir da data de compra. Clique aqui para escolher e agendar o seu exame.

Voucher com o valor a ser pago para o exame (Fonte: ESRI)
Custos de cada exame (Fonte: PearsonVue)

Curiosidade: Veja lista de vagas de empregos e salários para analistas GIS certificados nos EUA

Boa sorte e muito sucesso profissional ! Qualquer dúvida ou pergunta, comente abaixo.

Gostou? Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *