Shapefiles do Matopiba e de Escolas Públicas e Privadas Agora Disponível na Forest-GIS

A expressão MATOPIBA, também chamada de MAPITOBA, é uma abreviação das iniciais dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Ela designa uma extensão geográfica que recobre parcialmente os territórios dos quatro estados mencionados. Inicialmente conhecida por região do MAPITO, passou a englobar o oeste da Bahia, tornando-se, assim, a região do MATOPIBA. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, nesse território existem 324.326 estabelecimentos agrícolas que ocupam uma área de 73.173.485 hectares.

Matopiba/Mapito: Fonte: Embrapa

Região considerada a grande fronteira agrícola nacional da atualidade, o Matopiba compreende o bioma Cerrado dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia e responde por grande parte da produção brasileira de grãos e fibras.

Segundo a delimitação do Matopiba feita pela Embrapa (link, slide 19), elaboramos o shapefile contendo as microrregiões que compõe o Matopiba, outro shapefile contendo as partes dos estados e um terceiro shapefile contendo apenas o perímetro “limpo” da região em questão.

Matopiba, Mapito
Fonte: Elaborado pela Forest-GIS com base no artigo da Embrapa

Shapefile de Escolas Públicas e Privadas

Além do shapefile acima, devido a muitos pedidos, a Forest-GIS compilou dois shapefiles extras com dados do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), mais especificamente do Censo Escolar que mostram espacialmente (shapefile de pontos) as escolas públicas e privadas cadastradas no sistema em todo o Brasil.

shp_escolas_br
Shp escolas públicas do Brasil – Fonte: Dados INEP / Espacialização Forest-GIS
Escolas_INEP_shapefile
Exemplo mostrando as escolas publicas e privadas da base espacializada do INEP em um bairro da cidade de São Paulo

Como baixar estes dados?

Todos estes dados espaciais estão para download na página de download de dados no menu do blog (base de dados). Links também abaixo:

Sempre lembrando que os shapefiles podem ser abertos e explorados com ferramentas gratuitas como o QGIS que você pode baixar aqui

Esperamos que seja de grande utilidade para a comunidade GIS que precisa destes dados.

Gostou? Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *