Windy passa a mostrar dados de radares meteorológicos para boa parte do Brasil

Você já deve conhecer o site Windy.com. Inclusive já falamos sobre este projeto neste nosso post aqui.

O projeto Windy.com é um site que publica informações meteorológicas, climatológicas, oceanológicas, e muito mais através de uma bonita e intuitiva interface, inclusive em português, e apresenta inúmeras configurações e opções de ajuste de dados em sua interface. O site foi desenvolvido por uma equipe de 5 desenvolvedores liderado por um programador que também é piloto de helicóptero e esquiador chamado Ivo . Visite o projeto clicando aqui.

A novidade?

A novidade fica por conta do recém adicionado layer ou camada de dados de radar para boa parte do Brasil. Os dados são fornecidos pelo CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais).

A figura abaixo mostra em cinza claro as áreas cobertas pelos radares do Cemaden. O site permite visualizar dados de 12 horas, 6 horas e 1 hora atrás, em loop, geralmente indo até poucos minutos atrás., portanto possibilita visualizar se tem chuva chegando na sua localidade e qual a intensidade (variação de cores).

Além dos nove radares instalados pelo Cemaden, a Sala de Situação de Monitoramento da instituição utiliza dados de natureza meteorológica, provenientes de um total de 27 radares em operação no Brasil, resultado da parceria realizada com diversas instituições públicas. Os radares meteorológicos adquiridos pelo Cemaden são capazes de realizar o monitoramento hidrometeorológico, obtendo informações detalhadas em um raio de até 400 km. Com as informações do radar e o uso de avançados programas de computador, o órgão irá melhorar a precisão e a antecipação dos alertas. O projeto de instalação de radares é um dos objetivos estratégicos do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais, implantado pelo Governo Federal em 2012, para ampliar a rede de observação das condições do tempo e clima no território brasileiro. (Fonte: Cemaden).

Os dados podem ser visualizados no próprio visualizador de mapas do Cemaden, porém a interface super moderna do Windy é imbatível em usabilidade.

Veja abaixo uma amostra para a região sul “ao vivo” incluída no post (clique no Play):

Gostou? Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *