Como instalar plugins nas novas versões do QGIS

As novas versões do QGIS geralmente são publicadas antes que os desenvolvedores tenham tido tempo de atualizar os códigos dos plugins para rodar nelas.

Por exemplo: Você atualizou o seu QGIS para a versão atual 3.4.5 LTR mas vai instalar o plugin OpenLayers, um dos mais utilizados do QGIS e verá que não vai encontrar na lista de plugins no repositório.

Solução 1

Para visualizar plugins experimentais como o OpenLayers Plugin é preciso ir em “Settings” e marcar a primeira e a segunda caixas mostradas na imagem abaixo. Assim você poderá visualizar e instalar plugins experimentais e depreciados, ou seja, não mais atualizados para as versões atuais. As vezes estes não irão funcionar com a versão mais atual do QGIS. Portanto recomenda-se manter instalada a versão LTR mais atual e não as releases mais recentes.

Solução 2

Uma possível solução para contornar isso sem precisar remover o QGIS atual e instalar um mais antigo é visitar a página de repositório de plugins do QGIS em https://plugins.qgis.org

  • Na lateral esquerda aparecem os plugins mais populares, mais utilizados  e últimos atualizados.
  • Clicando em OpenLayers Plugin por exemplo, você é direcionado a página do plugin. Clique na aba VERSIONS para ver o histórico de versões do plugin e qual a versão mínima do QGIS ele suporta.
  • Clique na última versão, ou seja, a mais atual disponível, nem que esta seja experimental. Clique aqui para a experimental 2 do OpenLayersPlugin.

Após a lista de mudanças ou changelog no final da página está qual a versão mínima e máxima suportada. Se sua versão instalada (no caso 3.45) estiver neste intervalo (abaixo de 3.99  no caso), baixe o plugin clicando no botão DOWNLOAD no topo da página para baixar ele em específico – (clique aqui para o OLP)

Instalando manualmente o plugin no QGIS

Para instalar no QGIS, vá no menu Plugins > Manage and Install Plugins

Clique na aba Install from Zip e aponte para o arquivo do plugin que acaba de baixar no passo anterior.

O plugin, se compatível, deve ser instalado sem erro.

Gostou? Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *