10 perguntas para responder antes de plotar seu mapa
Um mapa é uma representação gráfica do ambiente. Como é uma representação que envolve o meio ambiente, retratá-lo fielmente pode ser uma tarefa nada fácil.
Mapas são tão intuitivos e servem a tantos propósitos que é fácil esquecer que é uma criação visual primeiramente. Eles nos dizem muito sobre como as pessoas pensam e se comunicam .
Avaliar a eficácia do seu mapa em transmitir a mensagem pode ser feito basicamente respondendo a estas 10 perguntas.
- -Qual a história que meu mapa precisa passar?
- -Estou usando uma projeção adequada?
- -Estou usando uma generalização compatível com a escala?
- -Simbologia está clara?
- -Símbolos combinam com os dados?
- -Labels estão de acordo com os dados representados?
- -Áreas de interesse estão destacadas?
- -Hierarquia visual está ok?
- -Preciso colocar mais dados no mapa?
- -Pedi opinião para alguém antes de finalizar?
Adaptado de Making a meaningful map
Preciso da Seta Norte no meu mapa?
A decisão depende da escala, orientação e projeção do mapa, bem como do propósito do mapa. Em uma escala global ou continental, uma seta para o Norte é geralmente desnecessária, pois o público pode reconhecer a orientação facilmente. No entanto, em uma escala mais ampliada com menos contexto, uma seta para o Norte pode fornecer um senso de direção.
Se a orientação do mapa for diferente da visão convencional do Norte para cima, uma seta para o Norte é recomendada. Além disso, se a projeção do mapa fizer com que a direção do Norte varie no mapa, uma única seta para o Norte seria enganosa.
O importante aqui é ter o pensamento crítico e considerar o propósito e dos elementos de design de cada mapa e também qual a audiência alvo.
Fonte: Video