Você já conhece o OpenStreetMap (OSM)?
O OpenStreetMap (OSM) foi fundado em Julho de 2004 por Steve Coast e já se tornou um dos mais completos projetos da área de mapeamento colaborativo. Como descrito em seu próprio site oficial, ele é “um mapa livre e editável do mundo todo”, permitindo visualizar, editar e usar dados geográficos de inúmeras partes do globo.
Os mapas são criados usando dados de receptores GPS portáteis, fotografias aéreas, edição online e outras fontes livres de dados. Tanto as imagens obtidas por processamento dos dados e os dados estão disponíveis sob uma licença livre Creative Commons . Utilizadores registrados podem carregar os históricos dos GPS e editar os dados usando as ferramentas disponíveis.
Como contribuir?
Para ser um editor do OpenStreetMaps basta se cadastrar.
Após cadastrado e aprovado, acesse http://osm.org , faça login com as credenciais cadastradas e clique em EDIT para iniciar suas edições. Não esqueça que para começar precisa dar zoom até o nível em que a imagem de satélite apareça.
Regras e padrões
Obviamente qualquer um pode editar o OSM já que é uma plataforma aberta, porém existem regras e padronizações que devem ser seguidas para que suas edições sejam aprovadas pelos moderadores sem maiores problemas. Exatamente como a Wikipédia é, ou seja, você não pode simplesmente escrever qualquer coisa lá ou ela perderia seu propósito de conter informações verídicas e embasadas.
- Aqui você encontra um guia prático de mapeamento remoto, ou seja, via imagens, que deve ser seguido ao editar o OSM
- Boas práticas no OSM
- Padrões de legenda e etiquetas
Baixe dados vetoriais do OSM
Comunidade Brasileira
A comunidade brasileira no OpenStreetMap aumentou muito nos ultimos anos. Algumas capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte já têm um progresso considerável, bem como certas cidades no interior, mas a grande maioria do território (principalmente rural) ainda não está totalmente mapeada.
Aproveite para contribuir com sua comunidade local adicionando dados de seu conhecimento a base do OpenStreetMaps que está inclusive disponível no ArcGIS e QGIS como basemap.
- Veja como a comunidade brasileira do OSM contribuiu mapeando a área do acidente em Brumadinho, MG em 2019
- Em inglês aqui
Vc pode ajudar reportando erros encontrados no OSM
Neste site qq pessoa pode reportar um erro, utilize a vontade
http://openstreetbugs.schokokeks.org/
abc