ArcGIS Earth – Agora você pode rotular arquivos KML/KMZ

Atualização (Dez. 2023)

Rotular linhas e polígonos KML/KMZ

Os usuários de arquivos no formato KML ou KMZ conhecem a dificuldade de rotular linhas e polígonos. Uma das maiores limitações do KML era a incapacidade de rotular linhas e polígonos diretamente. Sempre foi um incômodo muito grande ter que usar marcadores ou múltiplas geometrias para essa finalidade. Essa pequena peculiaridade no KML gerou grande agitação em fóruns on-line e círculos de GIS ao longo dos anos. A ESRI ouviu os usuários e anunciaram nesta semana (Dez 2023) que o ArcGIS Earth agora suporta a rotulagem direta de linhas e polígonos KML. Você não precisa mais gerenciar rótulos separadamente! Basta usar o botão on-off chamado LABELS para ativar/desativar etiquetas na janela de propriedades da camada. Veja:

Fonte: ESRI
Fonte: ESRI – Rótulos aparecerão como o nome dado para o polígono

Muitas outras melhorias foram introduzidas na última versão do ArcGIS Earth que você pode ler aqui.

Não deixe de baixar e instalar GRATUITAMENTE o ArcGIS Earth – Baixar e instalar

Mais formatos

Agora o ArcGIS Earth oferece suporte a ainda mais formatos de arquivo. Veja abaixo todos os formatos que podem ser abertos no ArcGIS Earth:

Fonte: software
Fonte: Captura de tela do ArcGIS Earth. Formatos incluem shapefile, kmz/kml, geopackage, json, mobile geodatase em sql lite, gpx, vários formatos de imagem (raster), entre outros

ANTERIORMENTE

A maior empresa de software GIS do mundo, a ESRI, não gosta nada de ver o Google Earth e seu padrão kml/kmz ter se tornado tão popular quanto o formato shapefile ou mais. Por isso mesmo a ESRI lançou recentemente o ArcGIS Earth para tentar tomar o posto da Google e fornecer aos usuários que utilizam kml/kmz uma plataforma gratuita melhor ou pelo menos alternativa ao Google Earth para utilização de dados geográficos.

ArcGIS Earth, assim como seu concorrente, consiste em um globo interativo que permite aos usuários explorar qualquer parte do mundo e trabalhar com dados 3D e 2D.

Totalmente integrado com a plataforma ArcGIS, o programa funciona com os formatos da Esri e formatos de dados padrão abertos, incluindo shapefiles e KMLs. Os usuários que desejam visualizar informações espaciais rapidamente podem usar o ArcGIS Earth, sem nenhum custo, para acessar os dados do mapa que foram compartilhados com eles como um arquivo ou link. Eles também podem trabalhar com dados armazenados atrás de um firewall no ArcGIS Server ou ArcGIS Online, bem como acessar, compartilhar e publicar com segurança seus mapas e dados corporativos ou pessoais.

ArcGIS Earth

Edite KML muito facilmente

Manipular arquivos KML como em um software GIS é uma das principais limitações do Google Earth, mas no ArcGIS Earth estão inclusos a edição de sua geometria de recurso, links de rede, sobreposições e overlays, estilos gráficos e estrutura de arquivo, para refletir as mudanças e fornecer informações atualizadas. Identifique e lide com erros KML dinamicamente, reproduza tours KML e extrusão de feições 2D para melhor compreensão do ambiente.

Fonte: ESRI
Fonte: ESRI

Saiba mais

-Página oficial do produto ArcGIS Earth gratuito

Baixe e instale aqui

ArcGIS Earth Mobile: Melhor que o Google Earth?

Gostou? Compartilhe

One Comment on “ArcGIS Earth – Agora você pode rotular arquivos KML/KMZ”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *