O solo é um recurso natural de suma importância para a vida no planeta, sendo a base para a produção de alimentos, fibras e energia, para a adaptação às mudanças climáticas e a prestação de serviços ambientais. O conhecimento aprofundado de seus solos tem grande importância para que um país garanta a segurança alimentar da população e o seu desenvolvimento em bases sustentáveis.
Em 2017, a Diretoria-Executiva da Embrapa instituiu um projeto especial que delineou as principais diretrizes e estratégias de ação para a implementação do PronaSolos. No dia 19 de junho de 2018, o maior programa de investigação de solos do Brasil foi oficializado com a assinatura do decreto presidencial nº 9.414.
Os objetivos principais do PronaSolos são a retomada da realização dos levantamentos pedológicos em caráter multiescalar e respectivas interpretações, de forma contínua, seguindo programação estabelecida em função de necessidades identificadas por um consórcio nacional multi-institucional e compatibilizada com as demandas oriundas das políticas dos governos federal e estaduais para o setor, bem como estabelecer uma base de dados integrada, na qual as informações de solos provenientes de trabalhos anteriores e as que vierem a ser produzidas estejam organizadas e sistematizadas para consulta do público em geral.
O WebMap PronaSolos
Disponível em https://geoportal.cprm.gov.br/pronasolos/, o sistema mostra o mapeamento dos solos brasileiros em diversas escalas, englobando todos os dados disponíveis até o momento: