Como abrir um geodatabase do tipo File no QGIS?

Sabia que é possível ler geodatabases do tipo File (gdb) no QGIS?

O que é File Geodatabase (gdb)?

O formato de arquivo de banco de dados espaciais ou ESRI Geodatabase (FileGDB) é uma coleção de arquivos em uma pasta no disco que contém dados geoespaciais relacionados, como conjuntos de dados de recursos, classes de recursos e tabelas associadas. Requer que certos outros arquivos sejam mantidos junto com o arquivo .gdb no mesmo diretório para que funcione. As consultas podem ser executadas no arquivo .gdb para gerenciar dados espaciais e não espaciais.

Lendo gdb no QGIS

Você pode agora abrir as camadas de mapa armazenados em um gdb ESRI no QGIS. Para isto precisa instalar um plugin da GDAL (Geospatial Data Abstraction Library) ao instalar o QGIS (use o modo avançado para instalar).

enter image description here
Instale o QGIS e certifique-se de marcar o gdal-filegdb driver junto

Se você tiver o QGIS em execução com GDAL 1.11.0, agora ele tem suporte nativo para FileGDB através do driver OpenFileGDB.

Para abrir uma geodatabase no QGIS, no menu Vector, escolha “Add vector layer”, “Source Type = Directory” e a fonte deve ser “OpenFileGDB” ou “ESRI FileGDB”. Em seguida, navegue até a pasta * .gdb de sua escolha, pressione “Abrir” e as camadas serão carregadas em seu Índice.

Existem algumas limitações atuais, como não ser capaz de gravar ou modificar um FileGDB, mas ele suporta total leitura dos dados e ai você pode exportar para outros formatos como shapefile, kml ou geopackage.


TÓPICOS RELACIONADOS:

Gostou? Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.