Como abrir File Geodatabase (gdb) no QGIS?

Sabia que é possível abrir, ler e até editar geodatabases do tipo File (gdb) no QGIS?

O que é File Geodatabase (gdb)?

O formato de arquivo de banco de dados espaciais proprietário ou ESRI Geodatabase (File GDB) é uma coleção de arquivos em uma pasta no disco que contém dados geoespaciais relacionados, como conjuntos de dados de recursos, classes de recursos e tabelas associadas. Requer que certos outros arquivos sejam mantidos junto com o arquivo .gdb no mesmo diretório para que funcione. As consultas podem ser executadas no arquivo .gdb para gerenciar dados espaciais e não espaciais.

Abrindo File Geodatabase nas novas versões do QGIS

Por padrão, as mais recentes versões do QGIS reconhecerá o formato ArcGIS File Geodatabase (.gdb). Você pode abrir a feição do arquivo geodatabase arrastando-a para a janela do mapa.

QGIS agora mostra o conteúdo dos gdb (File Geodatabases) diretamente na janela Browser. Ai é só arrastar para a janela de mapa. Veja abaixo abrindo nosso geodatabase da Forest-GIS (se você ainda não o baixou, clique aqui e pegue sua versão atualizada).

QGIS agora mostra o conteúdo dos gdb (File Geodatabases) diretamente na janela Browser. Ai é só arrastar para a janela de mapa

Ainda pode-se adicionar o gdb todo, clicando no menu Layer>Data Source Manager. Em Vector, escolha Directory. Em Source, escolha Type=OpenFileGDB e indique o caminho para o gdb. Clique em ADD para adicionar o conteúdo do mesmo a sua janela de mapas.

Editar camadas em File GDB no QGIS?

Até pouco tempo isto era impossível, mas foi desenvolvido uma biblioteca GDAL para isto, graças a publicação da API do gdb pela ESRI

Se você já tiver o QGIS 3+ instalado, vá no Menu Iniciar, ache a pasta OSGeo4W e clique em Setup para abrir a seleção de pacotes.

Clique Advanced>Install from Internet, escolha a fonte e em Search, digite “file”. Conforme a imagem abaixo, certifique-se que todas as bibliotecas gdal-filegdb estão instalado na versão mais atual:

Escolha as mais atuais, clique next, aceite a licença, next até baixar e instalar. Ai inicie o QGIS novamente.

Pronto. Agora ao adicionar uma camada de um gdb no QGIS, o pincel de edição estará ativo.

PS: As vezes isto não funciona por que o seu arquivo e pasta gdb estão como somente leitura no Windows, principalmente se baixou da internet. Verifique as propriedades de segurança do arquivo gdb. No Windows, abra o Gerenciador de Arquivos. Navegue até o .gdb, clique com o botão direito nele e clique em “Propriedades”, depois na guia “Segurança”. Verifique as permissões de “modificação” e “gravação” para o seu nível de usuário (normalmente “Permitir” para administradores e não para usuários não administradores).

Lendo gdb no QGIS antes da versão 3.0

Você pode agora abrir as camadas de mapa armazenados em um gdb ESRI no QGIS. Para isto precisa instalar um plugin da GDAL (Geospatial Data Abstraction Library) ao instalar o QGIS (use o modo avançado para instalar). Se já tiver instalado, ache no Menu Iniciar a pasta OSGeo4W e clique em Setup para abrir a seleção de pacotes.

Clique Advanced>Install from Internet, escolha a fonte e em Libs, certifique-se que gdal-filegdb está como keep ou install e não SKIP. Se tiver skip, clique na palavra até mudar para um número que será a versão a ser instalada. Clique next até instalar tudo.

enter image description here
Instale o QGIS e certifique-se de marcar o gdal-filegdb driver junto

Se tiver instalada (keep) o QGIS em execução já possui a library GDAL 1.11.0, e já tem suporte nativo para FileGDB através do driver OpenFileGDB.

Para abrir uma geodatabase no QGIS, no menu Vector, escolha “Add vector layer”, “Source Type = Directory” e a fonte deve ser “OpenFileGDB” ou “ESRI FileGDB”. Em seguida, navegue até a pasta * .gdb de sua escolha, pressione “Abrir” e as camadas serão carregadas em seu Índice.

Existem algumas limitações atuais, como não ser capaz de gravar ou modificar um FileGDB, mas ele suporta total leitura dos dados e ai você pode exportar para outros formatos como shapefile, kml ou geopackage.


TÓPICOS RELACIONADOS:

Gostou? Compartilhe

One Comment on “Como abrir File Geodatabase (gdb) no QGIS?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *