Criando Domínios para seu Geodatabase

Antes de iniciar, vamos lembrar o que é um domínio de um geodatabase.
  • Domínio são regras que permitem o usuário preencher um campo de um attribute table sem cometer erros. Por exemplo, para preencher determinado campo,quero que apareça sempre uma lista de opções fixas e não me permita digitar algo, ou seja, evite erros de entrada de dados.

Criando o domínio
-Inicialmente, crie seu geodatabase se ainda não tiver um. Pode ser tanto file como personal geodatabase;
-No ArcCatalog, clique com direito do mouse sobre o mesmo, clique em Properties;
-A tela ao lado é mostrada;
-Inicialmente crie um nome para o domínio e ao lado descreva-o;
-Selecione o domínio criado, abaixo terá como escolher o tipo. Se Coded Values, será um valor listado que você digitará mais abaixo. Se for um tipo Range, você delimitará que valores numéricos fiquem sempre entre os valores máximos e mínimos, também definidos mais abaixo.
-A última opção então é para entrar ou com a lista de valores no caso de Coded values ou então o intervalo de dados que permitirá-se-á entrar no campo da tabela de atributos.
-Defina os valores de acordo com suas necessidades.
Associando um campo ao domínio criado
-Acesse a feature class ou tabela dentro do geodatabase via ArcCatalog;
-Clique com direito, propriedades;
-Vá na aba FIELDS;
-Selecione o campo que receberá o domínio
-Clique na lista e selecione o domínio que será associado (se não aparecer, veja se o campo é do tipo que o domínio foi criado-Coded para texto e outros e Range só para números)
-Repita se houver outros campos que deseja associar outros domínios;
-Clique Aplicar, OK.
Agora abra  a tabela de atributos e confira como a edição fica facilitada e a entrada de dados errados fica dificultada.
Gostou? Compartilhe

2 Comments on “Criando Domínios para seu Geodatabase”

  1. Caro BlackWolf, realmente sua dúvida é algo que eu pesquisei muito até descobrir na ajuda do arcgis o seguinte:
    "When you edit a field with a coded value domain, you can only choose from a list of all the domain values so you know that you are assigning the field a valid value. When editing fields with range domains, you need to check that the attributes are valid after you have entered them to ensure the value you entered is within the range."

    OU SEJA, O ARCGIS DEIXARÁ VC ENTRAR COM VALORES FORA DO INTERVALO VÁLIDO. PARA ELE VERIFICAR SE HÁ DADOS NÃO VÁLIDOS, É PRECISO SELECIONAR OS POLIGONOS OU FEATURES E CLICAR NO MENU EDITOR>VALIDATE FEATURES. O ARCGIS MOSTRARÁ ENTÃO O QUE ESTÁ INVÁLIDO. INFELIZMENTE É O ÚNICO JEITO.

  2. Boa noite, estou de momento a utilizar a versão 10 do arcgis. Mas deparei-me com um problema na utilização de dominios, acontece que quando crio um Range Domain e estabeleço os limites máximo e minimo o arcgis continua a permitir inserir valores inferiores ou superiores à gama definida anteriormente. É só comigo que isto acontece?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *