O webmap de divulgação dos dados de desmatamento na Amazônia Legal

A ferramenta inovadora e de nome um tanto estranho – TerraBrasilis –  foi produzida pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), responsável pelo Projeto de Monitoramento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite (PRODES), entre outros sistemas destinados ao mapeamento por satélites dos biomas brasileiros.

Desde 1988, o INPE utiliza este sistema  – PRODES –  para calcular e divulgar anualmente a taxa de desmatamento por corte raso na Amazônia Legal Brasileira. Com isso, o projeto apresenta uma série histórica coerente que norteia vários estudos científicos e políticas públicas, produzindo informação para toda a sociedade interessada na sustentabilidade da Amazônia Legal Brasileira.

Fonte: INPE

No novo portal os usuários poderão acompanhar os dados do desmatamento de maneira mais moderna e amigável. Foi construído um “dashboard”, ou seja, um painel interativo de visualização dos dados, onde os usuários podem interagir com diversos gráficos que mostram os aspectos chave para analisar a taxa de desmatamento em toda a área observada ou filtrados por municípios, estados, unidades de conservação etc. O usuário ainda tem a possibilidade de obter os dados em formatos comuns, permitindo a construção de seus próprios gráficos e análises.

  • Confira o portal clicando aqui

 

Gostou? Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *