Google lança o novo Google Earth, agora totalmente no navegador

A Google lançou nesta semana a versão totalmente web do Google Earth.

“O GE Desktop clássico tinha que ser baixado e instalado em seu computador Windows, Mac ou Linux. O novo Earth é um aplicativo Web (no Google Chrome, por enquanto), ele pode ser usado na maioria dos computadores, incluindo os Chromebooks, sem necessidade de download. Estar na web torna mais fácil para a Google fazer atualizações e garantir que você está usando o produto mais atualizado. Além disso, torna mais fácil para você compartilhar suas próprias experiências com o Google Earth usando simplesmente links. 

A maioria dos arquivos KML de tamanho moderado e simples devem funcionar no novo Google Earth web desde já. Enquanto trabalhamos para oferecer suporte a recursos mais avançados, você pode continuar usando o GE desktop clássico que continuará a ser desenvolvido e atualizado.” by Google


Nesta nova versão, que fica agora disponível para Android e na web, é possível visualizar boa parte das áreas como se tratassem de autênticas maquetes 3D com vários eixos de rotação (pelo menos nas grandes cidades). Isto significa que, ao contrário do que era antes possível, a visualização destas zonas não precisa ser feita exclusivamente de uma perspetiva perpendicular à Terra, podendo arrastar o plano em várias direções, localizando a câmara de frente para edifícios ou ao nível das ruas. Outro detalhe é que não são apenas os monumentos que são reproduzidos em três dimensões, no novo Earth, tudo é tridimensional nas áreas cobertas pela funcionalidade: carros, casas, árvores, sinais de trânsito, postes de iluminação e por aí adiante.
Os tours, por sua vez, vão ser interativos e acompanhados por cientistas, historiadores e outros especialistas que vão fornecendo contexto à viagem. De acordo com a Google, já existem mais de 50 disponíveis numa nova sessão a que o mesmo chamou de Voyager (muito parecido com o Story Maps do ArcGIS). Veja um exemplo da cidade do Rio de Janeiro.

Gostou? Compartilhe

Um comentário em “Google lança o novo Google Earth, agora totalmente no navegador”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *