Recebi um mapa em DWG e não está projetado. E agora? Como descobrir o datum e projeção originais?

Mapas em formato CAD sem projeção. Um dos piores pesadelos de um analista GIS
Mapas em formato CAD sem projeção. Um dos piores pesadelos de um analista GIS. Fonte: Desconhecida
Estas perguntas estão entre as mais comuns e graves enfrentadas por quem ainda teima em utilizar AutoCad para fazer mapas (sim, é uma crítica. Até quando vocês vão continuar negando o futuro e utilizando o Cad para fazer mapas? Pelo menos usem o Autocad Map e aprendam sobre sistema de coordenadas e transformações se quiserem seguir nisso- Desde 1996 o ArcGIS é a ferramenta cartográfica mais utilizada do mundo)
A seguir descrevemos algumas dicas que podem ajudá-lo a “salvar” seu projeto descobrindo o sistema original utilizado no desenho do mapa:
Primeiro devemos assumir que o arquivo dwg esteja sendo aberto no ArcGIS, já que dwg é arquivo de Autocad. Se for AutoCadMap tudo bem, mas se for AutoCad comum não é GIS ou SIG.
 
Verifique se as coordenadas mostradas fazem algum sentido, como neste caso:
.
Se as coordenadas não tiverem nenhuma lógica é possível que o mapa tenha sido feito sem ao menos utilizar um sistema de coordenadas de referência. Se for o caso é o fim de linha. Precisará georeferenciar o shapefile usando spatial adjustment (avançado)
Geralmente os mapas feitos em Autocad possuem escrito em caixas de texto qual o sistema de coordenadas, projeção e datum usado na confecção. Procure abrir o arquivo e procurar por estas referências, do contrário será difícil saber ao certo, a menos que conheça a pessoa que elaborou o arquivo.
Clique para ampliar
Caso não descubra nenhuma pista, faça algumas cópias deste arquivo e tente projetar (define projection – imagem ao lado) para os sistemas mais comuns tipo SAD69, Sirgas2000 e WGS84. As chances de ser um deste são grandes para o caso do Brasil. Se a referência for UTM precisará saber qual o fuso também. Baixe o shapefile de fusos UTM e veja em qual fuso que o mapa se encontra com as informações de localização básicas que você tenha.
Rode o define projections utilizando estas opções mais comuns. Para verificar se a projeção aplicada está “correta” adicione um basemap de imagem, de preferencia o ESRI Imagery (WGS84) e verifique se as linhas e polígonos estão “batendo” com a imagem.
Se nada conseguir envie para o email [email protected] que talvez possamos ajudar.

TÓPICOS RELACIONADOS

Gostou? Compartilhe

Um comentário em “Recebi um mapa em DWG e não está projetado. E agora? Como descobrir o datum e projeção originais?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *