Descobrir qual Datum e Projeção de seus dados espaciais

Como descobrir qual o datum e projeção de um arquivo shapefile, por exemplo, que recebeste por email de um colega para trabalhar ou mesmo que tenha baixado de algum site como o nosso?

Para responder esta pergunta podemos utilizar basicamente quatro métodos diferentes:

  • 1) ArcGIS: Adicionando este arquivo como uma layer no ArcGIS, clique com o direito do mouse, vá na opção Properties. Na aba Source você terá a informação da extensão do arquivo, o que muitos chamam de coordenadas do retângulo envolvente e também o que você busca, a Projeção e o Datum do arquivo. Veja:
Clique para ampliar
  • 2) QGIS: No QGIS, adicione o layer, clique com o direito e vá em propriedades também. Vá na aba Metadados e no campo Properties. Role até aparecer a sessão “Layer Spatial Reference System”. Veja:
  • 3) Arquivo: Se seus conhecimentos forem um pouco mais avançados, poderá abrir o arquivo com extensão prj de seu arquivo shapefile no notepad (bloco de notas). Basicamente só funciona com shapefiles. Lá estará descrito os parâmetros de projeção que seu software GIS usará para projetar os dados. Veja:
  • 4) Website: O último metodo consiste em carregar o arquivo PRJ já falado acima no seguinte website: https://spatialreference.org/ref/ O script neste site analisará o arquivo e lhe dirá qual o sistema de coordenada utilizado, isto nos formatos EPSG oficiais.

Espero que isto lhe ajude a decifrar em qual projeção e datum seus dados estão atualmente.

TÓPICOS RELACIONADOS
Gostou? Compartilhe

2 Comments on “Descobrir qual Datum e Projeção de seus dados espaciais”

  1. Prazdo matb. Esta sua pergunta é um dos problemas mais comuns e graves enfrentados por quem ainda teima em utilizar autocad para fazer mapas.

    Primeiro estou assumindo que o DWG vc esteja abrindo no ArcGIS já que dwg é arquivo de autocad e se não for autocad-map não é GIS.
    Geralmente os mapas feitos em autocad possuem escrito em caixa de texto qual a projeção e datum usado. Procure abrir ele e procurar por isto. Do contrário será difícil saber ao certo, a menos que conheça quem fez o arquivo.
    Caso nao descubra nenhuma pista, faça algumas cópias deste arquivo e tente projetar (define projection) para os sistemas mais comuns tipo SAD69, Sirgas2000 e WGS84. As chances de ser um deste são grandes para o caso do Brasil.
    Para verificar se a projeçao testada está "correta" adicione um basemap de imagem, de preferencia o Imagery (WGS 84) e verifique como está o deslocamento das linhas. Se nada conseguir me envie por email [email protected] que talvz possamos ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *