QGIS Server: WebGIS ao seu alcance !

Live OSGEO
 

O  QGIS Server é uma ótima alternativa gratuita para colocar seus mapas em um servidor e publicá-los na web através de um webgis. Veja exemplos

Veja como instalar no Windows

O uso de um webGIS client (via WMS, WFS, WCS e outros protocolos OGC) está se tornando um padrão de compartilhamento de dados geográficos na Web. As opções que eram até então limitadas ao caro ArcGIS Server estão aumentando, incluindo várias novas plataformas como o MapBox, OpenGeo Suite, uMap, Geoserver, CartoDB, ArcGIS Online, MapServer, dentre outros.
 
Certamente o QGIS Server, por ser da mesma família do mais famoso aplicativo GIS desktop opensource, destaca-se dentre os citados. Além disso, o Web Client disponibilizado pela comunidade desenvolvedora arrasa na qualidade da interface e principalmente na hora de imprimir seus mapas (layouts), gerando produtos até melhores e com mais opções que o ArcGIS Server (atual).
 
Com isto em mente e sabendo por experiência própria a dificuldade que é instalar o QGIS Server principalmente em Windows, resolvemos separar alguns links para ajudá-lo nesta tarefa, bem como abrir as discussões nos comentários abaixo para tentar resolver problemas dos usuários que tentam instalar o mesmo, principalmente com o famoso Erro 500 – Internal Server Error que é quase impossível não obter mesmo seguindo todos os passos a risca.

 

Alguns Links:

TÓPICOS RELACIONADOS

Gostou? Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *