Acessando Imagens do Google Earth no ArcGIS

Como você sabe, o ArcGIS permite utilizar os mapas bases da própria ESRI (O imagery basemap) e também os do Bing da Microsoft.

Frequentemente porém, muitos querem ou precisam utilizar as imagens do Google (Earth, Maps) em projetos, pois elas geralmente são atualizadas com mais frequencia que as dos concorrentes.

Quando utilizamos o QGIS, podemos fazer isto muito simplesmente utilizando o plugin openlayers (clique aqui para saber como).

Porém no ArcGIS, agora temos uma maneira de trazer as imagens do Google. Utilizando o PBS (Portable basemap Server). Trata-se de um aplicativo de código aberto que pode ser usado para acessar o serviço de mapas via conexão WMTS dentro do ArcGIS.

Passo a passo:

  1. Baixe deste link, descompacte o arquivo no local desejado do seu computador (Windows).
  2. Abra a pasta Portable Basemap Server e clique com o botão direito do mouse em PortableBasemapServer.exe e execute como administrador.

3. Selecione GoogleMapsImagery ou o desejado no menu suspenso Tipo de fonte de dados (data source type).

4. Clique em “Star New Service”; Copie o link gerado pelo servidor. Este é o link para adicionar ao ArcGIS para acessar os dados.

5. Não feche o serviço. Mantenha aberto quando for usar. Pode minimizar porém.

6. No ArcGIS, adicione uma nova conexão WMTS e cole o link copiado anteriormente para criar o link

7. Adicione os dados do servidor WMTS ao seu projeto para visualizar o serviço de Imagem do Google (ou o que tiver selecionado).

PS: Se as imagens eventualmente não aparecerem, clique em propriedades da conexão, mude o tiling scheme para “GoogleMapscompatible” e clique OK.

Gostou? Compartilhe

3 Comments on “Acessando Imagens do Google Earth no ArcGIS”

  1. Conforme informações recebidas na página ArcGIS do Facebook, há um software chamado StitchMaps que faz o trabalho de juntar e exportar imagens do Google Earth em alta resolução para seus trabalhos. Tente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.