BASE DE DADOS SHAPEFILE DO BRASIL TODO


// Clique no menu DOWNLOAD GIS para ter acesso a muito mais links para dados //



Baixe o Geodatabase da ForestGIS com muitos dados úteis para seu projeto ou mapa. Não sabe como abrir os dados? Veja nossa lista de softwares úteis para todo tipo de dados e análises.


====BASE DE DADOS NACIONAL====


  • Base de dados em 1:250 mil do IBGEAcessar (FTP). Não procure dados por ai, se você não encontrar o que procura (mapeamento temático) nesta base do IBGE dificilmente encontrará em algum outro lugar. Baixe por tema:


=========MAIS CONTEÚDO=======================

=========MUNDO=======================


=========MAIS   SHAPEFILES   IMPORTANTES=========

===========BASES ESTADUAIS============

===========MINAS GERAIS (Fonte: igam.mg.gov.br)=========

• Bacias Federais (.zip – 548Kb) | • Distritos (.zip – 60Kb) |  • Hidrografia (.zip – 8,6Mb) | • Localidades (.zip – 99Kb) | • Minas Gerais (.zip – 188Kb) | • Sedes (.zip – 34Kb) | • Unidades de Planejamento (.zip – 1Mb)

 ===========GEODATABASE FORESTGIS============

===========DADOS OPEN STREET MAPS============

=GEO: ACESSE TODAS AS PROPRIEDADES CERTIFICADAS PELO INCRA ATÉ HOJE=

    • Veja como adicionar todas ao QGIS e ArcGIS neste post, clique aqui 
    • Abra no i3Geo (Aviso: muito lento)
 
 
_______________________________________________________________________________ 
Comente abaixo. Em caso de dúvidas, sugestões, links quebrados nos contacte via formulario na página newsletter

 

Comente:
Gostou? Compartilhe

85 Comments on “BASE DE DADOS SHAPEFILE DO BRASIL TODO”

  1. Olá

    Eu tenho um shapefile dos distritos de São Paulo, mas toda vez em que eu adiciono ele aparece no meio do mar próximo ao Reino Unido.

    Falei com o meu ex professor de georreferenciamento ele disse pode ser a projeção que deve estar errada e me pedui pra tentar as seguites projeções SAD 69 ou SIRGAS 2000

    Ja tentei as duas mas não resolveu

    Alguém tem um shapefile dos distritos da Cidade de São Paulo ou sabe solucionar esse problema??

    Só um detalhe eu utilizo o QGIS

    Obrigado!!

  2. Caro Augusto,
    Realmente o site do siscon foi renovado. Por uma lado eu também nao consegui encontrar varios arquivos que antes estavam lá mas por outro lado agora tem muita coisa disponivel em WMS o que é muito bom pois não é preciso baixar nada, pode-se usar via live link no qgis ou Arc.
    Vamos lá, supondo que voce já tenha baixado o SRTM ou Aster de sua área de interesse e extraido as curvas de nível (parte fácil) basta seguir o manual dos links abaixo e conseguirá fazer seu mapa hipsométrico sem problemas. Espero ter ajudado

    http://www.cprm.gov.br/publique/media/mapa_hipsometrico.pdf
    http://narceliodesa.com/mapa-hipsometrico-no-qgis/

  3. Colega, bom dia! Há alguns anos o Siscom deixava à disposição uns shapes divididos em grandes bacias. Um deles continha a hipsometria do Brasil todo (dividida em bacias). As polilinhas estavam transformadas em polígonos, cada polígono com altitudes definidas, etc. Infelizmente, após alguns anos, os shapes foram removidos na nova configuração do site.

    1 – Você teria ou saberia quem ainda tem tais arquivos à disposição (via 4shared ou outro servidor, por exemplo)?
    2 – Uma vez não encontrando, estou na luta para fazer um mapa hipsométrico do Brasil, mas estou tendo problemas com o fechamento de polígonos usando o comando "Construting features". Você saberia dizer se existe algum passo-a-passo de como fazer esse mapa hipsométrico, seja a partir de cuvas de nível ou a partir de um geotiff?

    Abraço

    Augusto

  4. Boa tarde, estou procurando a dias algum shp que contenha as fitofisionomias da Mata Atlântica (ex: Floresta Estacional Semidecidual, Floresta ombrófila Mista….) já procurei em vários sites mas não tive sucesso, sabe onde posso encontrar? obrigado

  5. Valeu pela dica, não conhecia esse Geodatabase.
    De qualquer forma os arquivos que encontrei no FTP do IBGE estão em MDB, e não GDB. Tentei carregar os dados no PostgreSQL com o ogr2ogr e ele não conseguiu.
    Vou pesquisar mais sobre o assunto.

  6. Em responsta a pergunta sobre os shapefiles do Siscom Ibama, infelizmente eels mudaram o site e para pior. Agora tem menos conteúdo e mais dificil de baixar, mas ainda tem muita coisa dosponível no site http://siscom.ibama.gov.br/
    Clicando no lado esquerdo em Dados Geoespaciais > Camadas.
    Recomendo baixar nosso geodatabase que tem muita coisa boa lá, clique no menu "Download de dados geográficos" aqui no blog

  7. JOABEL !!!! OBRIGADO PELAS INFORMAÇÕES…..SOU ESTUDANTE DE GEOGRAFIA EM SP E ESTOU ESTAGIANDO EM ESCRITÓRIO DE GEOPROCESSAMENTO….ENTÃO JÁ SABE NÉ….VOU POSTAR MILHARES DE DÚVIDAS…..RSRSRS…ESTOU APRENDENDO AINDA E PRETENDO UM DIA CHEGAR AO PATAMAR DE VCS RESOLVENDO DÚVIDAS E DANDO DICAS PRA TODOS….M,AIS UMA VEZ OBRIGADO PELO ESPAÇO….ABRAÇOS

    DANILO BASSI

  8. Ótimo POST

    Conseguimos todos os dados base para nossos projetos GIS e de quebra ainda os dados SRTM em 30 metros que são extremamente úteis para trabalhar no ArcScene e 3D analyst. Obrigado ForestGIS, Joabel , demais mesmo. show!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.