Muitos precisam diariamente de dados do IBGE, que é uma fonte ampla e muito utilizada de dados GIS, geoestatísticos, dados socioeconômicos, populacionais e geodésicos do Brasil.
Estes dados estão em um servidor do tipo FTP (File Transfer Protocol) no IBGE, no domínio geoftp.ibge.gov.br. Podemos usar o browser para explorar estes dados e até baixar, mas você só vai conseguir baixar de um a um, o que, dependendo da quantidade de dados (estados, país, região), pode ser demorado, cansativo e totalmente desnecessário se você tiver o mínimo conhecimento de FTP.
Não só o IBGE mas muitos outros provedores de dados também utilizam sites FTP para disponibilizar dados e os passos abaixo também servem para estes.
Como usar o Filezilla para baixar muitos arquivos ao mesmo tempo?
- Vamos mostrar aqui como utilizar o software gratuíto chamado FileZilla para baixar os dados. Você pode usar qualquer outro software de FTP disponível no mercado, mas o Filezilla é o mais utilizado, além de ser muito leve e com opção em portugues se seu inglês não for muito forte.
- Baixe e instale o software a partir deste link – escolha se seu computador for 32 bits (mais antigo) ou 64 bits (mais novo).
- Inicie o software. Você deverá ver isto:

- Para acessar os dados do ftp do IBGE (ou qualqurer outro), copie e cole o link inteiro ou apenas geoftp.ibge.gov.br e cole no campo “Host” do Filezilla ou seu FTP preferido. Clique Conexão Rápida ou tecle Enter:

- Pronto. Em Endereço remoto você verá todas as pastas disponíveis no site ftp remoto do IBGE.
- Antes de baixar, certifique-se que o campo “Endereço local” do Filezilla esteja na pasta onde você deseja baixar os dados no seu computador. Se não estiver, nevegue até o local.
- Agora para baixar, no endereço remoto, navegue até o tema desejado clicando duplo nas pastas remotas. Abaixo na imagem vemos o exemplo para baixar todos os setores censitários do censo IBGE 2010 em shp de todos os estados. Selecione a pasta mãe (setores_censitários_shp) e clique com o direito e escolha “Baixar”.

- Os dados serão adicionados a fila de download e baixarão para a pasta destino selecionada. Dependendo do número de pastas e arquivos, o processo poderá demorar várias horas para completar.
- Ao completar, basta descompactar os dados zip e utilizar no seu software GIS preferido.
- Dúvidas ou perguntas? Comente abaixo