Após a complexa, lenta e tumultuada migração de diversos sites de órgãos federais, incluindo o INPE, para o portal gov.br, os serviços estão gradualmente retornando à normalidade.
Buscando esclarecer como os usuários podem acessar o catálogo de imagens de satélites brasileiros nesse novo cenário, entramos em contato com o INPE. A resposta obtida segue abaixo.
Nosso catálogo (www.dgi.inpe.br/catalogo/explore) no momento está em manutenção e ainda não consta com todos os satélites de nosso acervo, nele estão todas as imagens dos satélites CBERS 04A, CBERS-4, CBERS-2, CBERS-2B, AMAZONIA-1 e RESOURCESAT-1. Para acesso as imagens, , basta fazer o “Registro” de seu e-mail e escolher uma senha, em seu primeiro acesso, estando habilitado para escolher quantas imagens quiser gratuitamente, sempre que retornar. Siga este procedimento que, a princípio, não tem apresentado problemas.
As imagens são gratuitas e em caso de publicações deve-se dar crédito ao INPE-Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.
Aproveito a oportunidade e informo a pagina de Tutoriais com informações de interesse para uso das imagens ( Catálogo de Imagens CBERS e Amazonia-1 — Coordenação-Geral de Observação da Terra ) onde destaco aqui o Manual do Catálogo ( http://www.obt.inpe.br/OBT/assuntos/catalogo-cbers-amz-1/Manual_Catalogo_LGI042024.pdf ), os Níveis de Processamento disponibilizados em ( NiveisProcessamento_CBERS_AMZ_Catalogo_LGI072024alt.pdf ) e os períodos que os satélites estavam ativos ( PeriododeatividadeSatlitesAcervoINPE_alt.pdf ), .o que poderão ajuda-lo na busca das imagens de seu interesse.
Nem todas as imagens históricas de nosso acervo estão no catálogo, apenas as mais recentes, estando os satélites CBERS04A, CEBERS-4 e AMAZONIA-1 ativos, transmitindo imagens. Se houver interesse, basta solicitar por e-mail ([email protected]) explicitando o nome do satélite, sensor e período de interesse.
Att – Núcleo de Comunicação – Coordenação Geral de Ciências da Terra – INPE
E-mail: [email protected]
Portanto, o novo site oficial com o catálogo de imagens do INPE é
- Clique em REGISTRO no topo e faça um breve cadastro

Agora é pesquisar o acervo e baixar os dados que precisa.

Se você tiver clicando em alguns dos links enviados pelo INPE você verá que ainda utilizam http para muitos, que não abrem nos browsers atuais por segurança. Portanto há ainda muito trabalho a ser feito nessa migração para o gov.br.
Outro detalhe é que se você precisar de imagens que não estão no catálogo, você pode solicitar via email [email protected] e eles deverão providenciar os links para você baixar.
A informação que foi nos passada pelo INPE, visa auxiliar os usuários a terem acesso ao catálogo de imagens de satélites, mesmo com as mudanças recentes.