Como copiar arquivos tpk e mmpk para o Field Maps app no Android 11?

O Android 11 trouxe novas restrições de segurança que impedem o acesso direto a pastas dos aplicativos normalmente armazenados em \Android\Data. Isto também está atrapalhando a vida de muitos usuários do FMA (Field Maps app) que não conseguem copiar os arquivos tpk e mmpks para usar offline.

Veja uma solução temporária que a ESRI está sugerindo:


Ao usar o ArcGIS Field Maps no Android 11, você pode não conseguir acessar o armazenamento interno e externo do dispositivo ao conectá-lo a um computador. Os arquivos armazenados externamente no cartão microSD ainda existem, eles simplesmente não aparecerão no explorador de arquivos do computador. Isso impede a cópia (sideload) dos pacotes de mapas móveis (MMPKs) e mapas base para o dispositivo móvel android.

Procedimento alternativo
Para carregar arquivos no seu dispositivo (e acessar arquivos existentes) usando armazenamento externo no Android 11, você deve conectar o cartão microSD diretamente ao computador usando um leitor de cartão. O procedimento completo está detalhado abaixo:

1 – Conecte o cartão microSD ao computador usando um leitor de cartão.
2- Usando o explorador de arquivos do computador, navegue até a pasta mappackages ou basemaps usando um dos seguintes caminhos de arquivo:
– MMPK: \Android\data\com.esri.fieldmaps\files\mappackages
– Mapa base: \Android\data\com.esri.fieldmaps\files\basemaps


Observação:
Se uma das pastas não existir, você poderá criá-la manualmente.

3 – Copie o arquivo .mmpk ou mapa base (.tpk, .tpkx ou .vtpk) para a pasta mappackages ou basemaps.
4 – Remova o cartão microSD do leitor de cartão e insira-o novamente no dispositivo.


O MMPK ou mapa base está pronto para uso no ArcGIS Field Maps.

Usando Google Drive e RS File Explorer

Outros usuários ainda conseguiram outra solução. Colocar os arquivos tpk/mmpk no Google Drive, instalar o aplicativo RS File Explorer. Baixar os arquivos do Drive para o Tablet ou celular e usando o RS File Explorer, copiar os mesmos para dentro de \Android\data\com.esri.fieldmaps\files\basemaps ou \Android\data\com.esri.fieldmaps\files\mappackages

Gostou? Compartilhe

One Comment on “Como copiar arquivos tpk e mmpk para o Field Maps app no Android 11?”

Deixe um comentário (deixe nome, email e site em branco para comentar como anônimo)

O seu endereço de e-mail não será publicado.