Guest Post – Formas de agrossilvicultura que podem melhorar a qualidade de sua terra

Por Tania Holembovska, gerente de conteúdo da EOS Data Analytics, com sede em Menlo Park, Califórnia, EUA. As opiniões expressas neste artigo convidado são do autor e não representam necessariamente as da Forest-GIS.

 1. Formas de agrossilvicultura que podem trabalhar para sua terra

Para a sociedade moderna, as árvores não são apenas florestas. Dependemos dos produtos dessas árvores todos os dias – desde o papel que nossas crianças usam na escola, até muitas das frutas que comemos, a lenha queima em nossas lareiras e o habitat de vida selvagem criado por essas árvores e florestas. A agrossilvicultura requer a colocação da árvore certa, no lugar certo, pela razão certa. Ela mistura práticas agrícolas e florestais para criar fazendas, bosques lucrativos e sustentáveis.  

As florestas também são vitais para nossa economia. As árvores são parte dos ecossistemas florestais que desempenham um papel crucial em nossas vidas, fornecendo valores ecológicos, econômicos e sociais. As práticas agroflorestais apóiam a produção agrícola e ajudam a diminuir a erosão do solo, a melhorar a qualidade da água e do ar, a saúde do solo e os habitats da vida selvagem. Estas árvores também podem cultivar fibras, alimentos e energia. Os proprietários de terras particulares, incluindo agricultores e fazendeiros, têm boa posição para ajudar na conservação e proteção de nossas árvores e florestas. Os proprietários de terras estão usando cada vez mais a agroflorestação para acrescentar árvores às suas paisagens ou melhorar a saúde de suas florestas. A agroflorestação permite que os proprietários de terras cultivem árvores e arbustos propositadamente junto com sistemas de cultivo e/ou pecuária, criando uma operação agrícola mais diversificada e aumentando os lucros.

2. Reabastecimento da fertilidade do solo

O papel do sistema agroflorestal na melhoria e manutenção da fertilidade, produtividade e sustentabilidade do solo está bem documentado. Mesmo aquelas árvores que não fixam nitrogênio melhoram as propriedades físicas do solo, o que ajuda para o crescimento da cultura. A manutenção e melhoria da fertilidade do solo é essencial para a segurança alimentar regional e global. Vários estudos foram relatados e provaram que os sistemas agroflorestais perdem menos nutrientes em comparação com a agricultura. Os resíduos vegetais podem ter implicações a longo prazo na manutenção da fertilidade do solo sem diminuir o rendimento da cultura.

3. Reabilitação de áreas degradadas

A degradação da terra é uma redução temporária ou permanente na capacidade produtiva da terra. A degradação do solo tem enormes impactos colaterais sobre a terra. Com a degradação da terra, a produtividade agrícola diminui, resultando na diminuição da renda e da segurança alimentar e vice-versa.

Para superar este problema, a agroflorestação tem sido proposta como uma opção, pois tem um efeito positivo na fertilidade do solo, principalmente através dos componentes das árvores. A inclusão de espécies compatíveis e desejáveis de árvores/dois espécies perenes na agroflorestação pode levar a uma melhoria acentuada da fertilidade do solo através de: 

·      aumento do conteúdo de matéria orgânica do solo, 

·      melhorando a condição de matéria orgânica, o que por sua vez pode levar a um aumento da atividade microbiana na zona radicular, 

·      aumentando a eficiência do ciclo de nutrientes nos sistemas, 

·      controlando a erosão do solo.

4. Conservação da umidade do solo

O nível da umidade do solo é muito importante para as plantas e para o agricultor que tem o rendimento da cultura . A umidade suficiente garante a formação adequada para o alto rendimento. A água recupera a umidade  para as plantas. A água também é um bom regulador de temperatura. A umidade do solo depende do consumo de água das plantas,  da temperatura do ar, da precipitação.

5. Melhoria do abastecimento de água

Como as florestas são desmatadas e a terra degradada pelo uso indevido, o abastecimento de água sofre. Em ambientes com vegetação, o solo age como uma esponja gigante, armazenando grandes quantidades de água que é utilizada por plantas e árvores ou que escapa suavemente para córregos e rios. A degradação limita o abastecimento de água, levando à escassez de água durante as estações secas e, durante as estações úmidas, a enchentes de curta duração e destrutivas, durante as quais o solo absorve muito pouca água.

forest-trees-floresta-rio-tropical
6. Mitigação da erosão do solo

A cobertura do solo e a camada de lixo sob a copa das árvores são provavelmente a melhor proteção contra a erosão, e são ainda mais importantes do que as próprias árvores na mitigação da erosão.

Quanto mais o sistema agrícola se assemelhar a uma floresta natural em termos de estrutura do dossel, espaçamento das árvores e cobertura do solo, menor será a probabilidade de erosão do solo. Os métodos agroflorestais tradicionais que fornecem cobertura natural têm sido usados há séculos para produzir alimentos sem causar danos ao meio ambiente a longo prazo.

O controle da erosão do solo é essencial para o crescimento das plantas.  A agrossilvicultura em larga escala tem sido sugerida como uma forma importante de ajudar a reduzir a degradação da terra e diminuir a mitigação da erosão, melhorar o abastecimento de água e ajudar a conservar a umidade do solo.

OBS: Escrito por Tania Holembovska, gerente de conteúdo da EOS Data Analytics, com sede em Menlo Park, Califórnia, EUA. As opiniões expressas neste artigo convidado são do autor e não representam necessariamente as da Forest-GIS.

Outros posts relevantes em EOS.com

Sensoriamento Remoto Para Mitigar Riscos Climáticos

Imagens De Alta Resolução Em Crop Monitoring

Agricultura Regenerativa: Conceito E Princípios

Gostou? Compartilhe