Acesso a dados de Satélite está cada vez mais fácil

Para trabalhar com imagens de satélite como Landsat por exemplo, costumávamos ter que baixar cenas,  fusionar, mosaicar,  tratar,  etc,  o que demandava tempo e conhecimento específico em PDI. Hoje temos  inúmeros basemaps que já trazem tudo isso pronto. Dependendo de suas necessidades analíticas, isto pode ser suficiente.

Algumas fontes de dados de satélite de média resolução como o Modis, Sentinel-2 e o Landsat 8 estão disponíveis gratuitamente e possuem uma resolução temporal (tempo que revisita a mesma área) pequenas que possibilitam verificar o quão atualizados seus dados estão.
O Modis, por exemplo, que é muito utilizado para previsão metereológica e acompanhamento de fenômenos climáticos, tem passagem diária e imagens disponibilizadas em tempo real no portal:

Já o Landsat possui resolução temporal inferior aos Modis, imageando o planeta todo a cada 16 dias, porém a uma resolução espacial muito maior (15, 30 e 60 metros dependendo da banda). Os dados trabalhados, mosaicados e fusionados são disponibilizados e atualizados pela ESRI em Basemaps do ArcGIS.
No ArcGIS desktop, basta  Clicar no + e escolher “Adicionar dados do ArcGIS online” e digitar na busca “Landsat 8” ou “Sentinel”
Diversos produtos são apresentados (ao lado), alguns fusionados a 15 m, pancromáticos, muti espectral, etc…Escolha o melhor e adicione ao seu projeto.
Mesmo com uma resolução baixa você conseguirá provavelmente identificar se um talhão foi colhido por exemplo, ou áreas queimadas, etc…

Os dados do Modis também estão disponibilizados  em tempo real no ArcGIS Online. Faça uma busca  por Modis ou clique aqui!

Vale mencionar que você pode adicionar um basemap com imagens de alta resolução compilado pela ESRI ( o “Imagery”) além de obter um  Bing Key e adicionar imagens do Bing Maps também a seu projeto (veja como).

VEJA MAIS:
Super Portal da EOS para visualização e download de dados Sentinel e Landsat 8

Gostou? Compartilhe

One Comment on “Acesso a dados de Satélite está cada vez mais fácil”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *