Nova barra de ferramentas para trabalhar com Landsat 8 no ArcGIS

A ESRI acaba de atualizar e liberar gratuitamente um Add-In para ArcGIS 10.2.1 ou superior que facilita o trabalho com Imagens e produtos Landsat 8.

O Add-In consiste em uma mistura de botões e ferramentas agrupadas em uma barra de ferramentas para carregar e manipular os serviços do Landsat 8 do ArcGIS online.  As ferramentas fornecidas pelo suplemento requerem uma conta online gratuita do ArcGIS.

Como Instalar?
  • Para instalar, basta clicar aqui , depois clicar em Download. Ao abrir o zip, clique e rode o arquivo extensão exe.  Rode com o ArcGIS fechado.
  • Após concluir a instalação, abra o ArcGIS. Para ativar, precisa ir no menu Customize>Toolbars e marque a Landsat Image Services Toolbar
  • Confira o arquivo PDF que vem dentro do zip para aprender mais sobre a ferramenta e suas funções.
Funções Básicas
  • Dentre as funcionalidades a ferramenta traz as combinações de banda já pré fusionadas de acordo com o uso, para todo o globo. Basta selecionar e as imagens aparecem no frame.

  • Outra ferramenta útil é a Temporal Selection que permite selecionar um local e puxar todas as imagens disponíveis na base em diferentes datas. Extremamente útil para quem monitora diferença na cobertura e uso do solo. Um ponto importante é que estes layers são atualizados todos os dias com novas imagens L8!
  • A ferramenta ainda possibilita a classificação supervisionada de máxima verossimilhança da imagem no servidor. Para classificar é preciso entrar com arquivo shapefile que definem as classes de treinamento amostral.

Confirma esta super ferramenta gratuita que pode auxiliar muito nos seus trabalhos com Landsat e monitoramento de mudança de cobertura do solo.

Compartilhe a novidade ! Veja os layers do Landsat 8 no ArcGIS online clicando aqui

Gostou? Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *