PDFMaps, como gerar e navegar sobre seus mapas em PDF

O PDFMaps é um aplicativo desenvolvido pela empresa Avenza para permitir a navegação offline em smartphones  e tablets Android e iOS e acaba de ultrapassar a marca de 1 milhão de downloads (Maio 2016).

O fabricante está trabalhando no lançamento de uma versão beta para Windows Phone (na qual você precisa enviar um email para se inscrever como tester e obter uma cópia do app).   O app lê mapas no formato (Geo)PDF e GeoTiff , e permite navegar offline sob os mesmos com sinal GPS do seu smartphone ou tablet, sem precisar de conexão de dados.  Veja lista completa de funcionalidades clicando aqui

Como obter?

-Para instalar, vá na app store do seu dispositivo e busque por PDFMaps. Pode ser encontrado no site do produto também clicando aqui.
A Avenza ainda disponibiliza centenas de mapas gratuitos e também pagos para compra/download. Confira a galeria de mapas deles e escolha o seu

♦ Atualização 2017: Agora o aplicativo em sua versão grátis permite apenas 3 mapas pessoais, leia mais.

Criando meus próprios mapas compatíveis com PDFMaps:

No ArcMap

-PDF: Para gerar seus pdfs georeferenciados no ArcGIS, ao clicar exportar (File>Export Map), Vá na guia avançado (Advanced) da tela de exportação, escolha formato PDF e selecione “Export Map Georeference Information“. Assegure-se que seu data frame esteja em GCS WGS84 e de as opções estarem exatamente como a tela abaixo:

-GEOTIFF: Pode-se exportar como TIFF também. Se esta for a escolha, certifique-se de marcar o checkbox “Write GeoTIFF Tags”na tela de exportação de arquivo.  

-Coloque o PDF ou TIFF gerado na pasta de instalação do PDFMaps, no cartão SD, na memória interna do seu aparelho ou ainda no Dropbox para acessar via internet depois.  

PS: Atente-se para a resolução e a escala de exportação para que fique visível seu mapa na tela quando estiver navegando. Dependendo da Resolução seu arquivo pode ficar gigantesco ou perder a qualidade para visualização.

No ArcGIS PRO

Veja ao lado como exportar um geoPDF diretamente do ArcGIS PRO. Marque a opção “Export georeferenced information” em PDF Settings.

(Ainda é possível baixar mapas PDF avulsos no site do fabricante, clicando aqui).

TÓPICOS RELACIONADOS
Gostou? Compartilhe

16 Comentários em “PDFMaps, como gerar e navegar sobre seus mapas em PDF”

  1. Bom dia! Gostaria de exportar os mapas que editei no App para o meu computador, será que tem como? queria poder imprimir o arquivo editado!

    1. Você consegue exportar as informações inseridas (alfinetes, fotos, trilhas) para e-mail, armazenamento do dispositivo e dropbox e a partir desses dados alterar o mapa elaborado no programa que você utilizou para gerá-lo, no caso os SIG.

  2. F-GIS, boa tarde.

    Estou no serviço, e não estou conseguindo baixar o ArcGis.

    Observei, que no PlayStore, tem o programa para download. sabe se funciona usar pelo android?

    Será que você pode me passar seu email para me ajudar melhor?

    Abraço!

  3. Rodrigo, isto não tem nada a ver com o software e sim com seus dados.
    O datum precisa estar em formato geográfico e além disso o data frame também. Procure exportar como geotiff se pdf não funcionar…fazendo isto pra mim sempre funciona!

  4. Olá, bom dia.

    Estou com o mesmo problema da "avrechi".

    não consegui abrir meus GeoPDFs…deu um erro: Could not process file…

    Desinstalei e instalei umas 5 vezes o programa, e ja fiz um teste, o mesmo arquivo está funcionando em outros dispositivos.

  5. Tiago,
    Na verdade é a primeira vez que ouvi sobre este problema. Utilizo ele no Galaxy Note e funciona muito bem.
    Talvez seja algum problema de instalação. Tente remover e reinstalar. Ounaonda instalar ima versão anterior pois pode ser um problema com a versao do Android. A ultima versão creio que só funciona com Android 4.0.
    avise-nos se conseguiu.
    abraco

  6. Olá F-GIS!

    Estou tentando utilizar este app em tablets android e o gps trava após a primeira localização. Em outro app como "Igo" isso nåo ocorre o que me leva a crer que nåo é problema no tablet. Tem alguma idéia do que pode ser? Já testei em 2 tablets e erro ocorreu nos 2.

    Abraço

  7. Olá Arthur,

    Já aconteceu sim, confira se o arquivo gerado não ficou muito grande, se o sistema de coordenadas do ArcGIS estava em WGS84 geográfico, se exportou com a flag marcada como mostra a figura do post acima….se ainda assim não der tenta exportar em geotiff.abç

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *