CLASSIFICAÇÃO CLIMÁTICA DE KÖPPEN-GEIGER EM SHAPEFILE

Fonte: city-data.com

Para quem buscava o mapa de classificação climática mais utilizado do mundo, o KÖPPEN-GEIGER em formato digital, temos uma boa notícia. Seguem abaixo links para o mesmo em formato shapefile (incluso arquivos lyr já pré-formatados).

 
Abaixo alguns links para outros formatos de dados caso precise, além de uma classificação de alta resolução do Brasil publicado pelo IPEF.
 
  • 2) Arquivo com Classificação climática Köppen (refinada por ALVARES et al 2013) em alta resolução só para o Brasil (IPEF) Baixar  (precisa simbolizar o raster em 12 classes e usar o pdf para identificar as classes)

  • 3)A Forest-GIS interpretou o raster do item 2, vetorizou e simbolizou. Baixe a versão em vetor clicando aqui (reporte se encontrar erros). 25 MB – Abra a extensão .lry no seu ArcGIS.
 
______________________________________________


Citação oficial do 1:
Comente:

Gostou? Compartilhe

21 Comments on “CLASSIFICAÇÃO CLIMÁTICA DE KÖPPEN-GEIGER EM SHAPEFILE”

  1. Bom dia caros,

    Infelizmente o link com o shapefile da classificação que Koppen parece estar com problemas, pois aparece um aviso que o arquivo foi removido. Isso procede?

    Grato,
    Marcio.

  2. Prezado,
    A Forest-GIS digitalizou o raster e classificou. Disponibilizamos para download no item 3 acima no artigo. É só baixar. Pela nossa interpretação ficou assim:
    Code Classe
    1 Cwa
    2 Am
    3 Af
    4 Cfa
    5 Cwb
    6 Csb
    7 Csa
    8 Cfb
    9 BSh
    10 As
    11 Cwc
    12 Aw
    se discordar ou confirmar algum erro por favor nos notifique.

  3. Pessoal,

    Estou tendo dificuldades em utilizar a página 7 do artigo para atribuir as classes de Koppen aos valores dos pixels do raster, pois no artigo as cores são muito parecidas e algumas classes com poucos pixels. Alguém pode me ajudar, por favor? Classifiquei dessa maneira:
    1 – Cwa
    2 – Am
    3 – Af
    4 – Cfa
    5 – Cwb
    6 – Csb
    7 – Csa
    8 – Cwc
    9 – BSh
    10 – As
    11 – Cfb
    12 – Aw

  4. Entendi agora Re. Abri aqui e realmente o arquivo raster nao aparece classificado já. Precisa mudar para Symbology Classified> Natural Breaks 12 classes. Ai pode usar o arqtigo pdf, pagina 7 para ver qual classe é qual.
    Quanto a qual classificacao é oficial, na minha opinião nao existe. Existe a mais utilizada do mundo que é a Koppen (veja Campo Grande na Wikipedia cita como clima Aw). O que Alvares 2013 fizeram foi refinar e ampliar a resolução do trabalho para detalhar mais a nivel de país visto que Koppen é nivel global. Fica a seu critério qual utilizar. Ambos tem valor científico.

  5. Olá Joabel, desculpe-me não me expressei corretamente. Eu abri e extraí os arquivos, porém não consigo abrir os arquivos raster, do site do IPEF. Da minha cidade Campo Grande (MS), a classificação segundo Koppen era Aw, e depois do artigo do ALVARES, 2013, passou a ser Am. Preciso ver o mapa em alta resolução onde mostra isso.

    Realmente esta nova proposta de classificação é oficial?
    Desde já agradeço a atenção.

  6. Olá Rafael. Na verdade não e obrigado por nos chamar a atenção para isto.
    Acabamos de colocar a citação do segundo e atualizar um link que estava quebrado. Obrigado !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.