Você já conhece o OpenStreetMap (OSM)?

O OpenStreetMap (OSM) foi fundado em Julho de 2004 por Steve Coast e já se tornou um dos mais completos projetos da área de mapeamento colaborativo. Como descrito em seu próprio site oficial, ele é “um mapa livre e editável do mundo todo”, permitindo visualizar, editar e usar dados geográficos de inúmeras partes do globo.

Os mapas são criados usando dados de receptores GPS portatéis, fotografias aéreas, edição online e outras fontes livres de dados. Tanto as imagens obtidas por processamento dos dados e os dados estão disponíveis sob uma licença livre Creative Commons . Utilizadores registrados podem carregar os históricos dos GPS e editar os dados usando as ferramentas disponíveis.
Para ser um editor do OpenStreetMaps basta se cadastrar em http://osm.org e iniciar suas edições hoje mesmo.
A comunidade brasileira no OpenStreetMap aumentou muito nos ultimos anos. Algumas capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte já têm um progresso considerável, bem como certas cidades no interior, mas a grande maioria do território (principalmente rural) ainda não está mapeada. Aproveite para contribuir com sua comunidade local adicionando dados de seu conhecimento a base do OpenStreetMaps que está inclusive disponível no ArcGIS e QGIS como basemap.
Comente:
Gostou? Compartilhe

One Comment on “Você já conhece o OpenStreetMap (OSM)?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.